Social Media Marketing: Estratégias de Vendas através das Redes Sociais

As novas estratégias de marketing na era digital: conheça o social media marketing, as ferramentas e os mecanismos por detrás desta corrente e as Redes Sociais que existem e fazem toda a diferença no processo de venda.

Quais são as novas estratégias de marketing na era digital? Conheça o social media marketing, as ferramentas e os mecanismos que existem e fazem toda a diferença no processo de venda nas Redes Sociais.

image

A sociedade atual é uma sociedade de conhecimento e informação. As pessoas procuram manter-se informadas e encontram-se em constante comunicação através das novas tecnologias, o que possibilita uma partilha constante de conhecimento à escala mundial.

Este fenómeno teve impactos em vários setores, e o das vendas não foi exceção. O indivíduo procura fazer compras inteligentes, ou seja, antes de optar por comprar um bem ou um serviço faz uma pesquisa sobre o mesmo de modo a descobrir as suas vantagens, defeitos, comparar diferentes marcas, e entre outros.

Quando o cliente vai realizar a compra já tem todas as informações que necessita e não apresenta dúvidas no ato da compra, não havendo necessidade de ser convencido pelo vendedor. Um cliente decidido e pronto para comprar é o sonho de qualquer vendedor, certo?! Pois, apesar de não haver tanta necessidade de estratégias de venda físicas, torna-se necessário às empresas adotar estratégias digitais de modo a atrair clientes.

As estratégias de marketing digital tornam-se assim essenciais a qualquer negócio.

Uma das formas de implementar estratégias de marketing digital é através do uso das redes sociais. As redes sociais estão inseridas na nossa sociedade, fazendo parte do quotidiano de todos. Apesar de as mesmas serem utilizadas maioritariamente como uma fonte de lazer (ver vídeos e interagir com publicações), para além de constituírem uma fonte de comunicação que permite conhecer e estar em contato com pessoas de todas as partes do mundo, elas são também uma ferramenta de marketing.

A utilização de redes sociais como estratégias de vendas, resumidamente, consiste em chegar até ao público alvo da empresa de modo a gerar potenciais clientes. Através das redes sociais é possível chegar a uma quantidade maior de indivíduos e interagir com eles, o que, por sua vez, permite um maior alcance da marca.

Porém, o social media marketing (como é intitulada esta forma específica de realizar marketing digital), trata-se de uma estratégia bastante complexa.

Como é que aplico esta estratégia de vendas? (Persona, público e tráfego)

Uma vez que as empresas procuram chegar até ao seu público-alvo através das redes sociais, é necessário definir quem se enquadra nesse grupo e para tal cria-se uma persona. Contudo, não se deve confundir público-alvo com persona. O público-alvo é um conjunto de pessoas enquanto a persona se trata de um perfil individual traçado de modo a garantir que as estratégias delineadas se adequam e satisfazem as necessidades daqueles que se constituem enquanto possíveis clientes.

É com base no perfil da persona que são produzidos os conteúdos que serão publicados nas redes sociais. A produção de conteúdo passa pela publicação de posts que captem a atenção do utilizador. O post (texto, vídeo ou imagem) não deve consistir na venda do produto ou serviço da empresa. Deve ser algo que, com base no perfil traçado, sabemos que irá atrair a atenção do indivíduo em vez de ele simplesmente passar à frente e continuar a ver o seu feed. Estes posts devem contribuir para gerar engajamento com os usuários, por exemplo, através de publicação de caixas de perguntas nos stories.

Redes Sociais: A(s) plataforma(s) que não deve perder

Se o pretendido é aumentar o alcance da marca então o bom senso diz-nos que devemos estar presentes em todas as redes sociais, porém esta não é a atitude mais correta.

Cada rede social agrupa um conjunto diferente de pessoas principalmente ao nível da faixa etária, assim sendo, com base no perfil de pessoa traçado (persona) deve ser feita a escolha da rede social que agrupa a população-alvo desejada.

O Facebook é, atualmente, a rede mais utilizada, contudo, os dados apontam para um abandono por parte das faixas etárias mais jovens, sendo a maioria dos seus usuários composto pela Geração Millennial (nascidos entre 1980 e 1995) e a Geração X (nascidos entre 1960 e 1980).

Uma das principais vantagens do Facebook é que consiste também numa plataforma de negócios que permite a produção de conteúdos em diferentes formatos, receber avaliações por parte dos usuários, comunicar através de mensagens e existe a possibilidade de publicar anúncios pagos, ou seja, a empresa paga ao Facebook para este a publicitar de modo a chegar a um número ainda mais elevado de pessoas que possam ter interesse, com base nos dados que o Facebook recolhe.

O Instagram é também uma das redes sociais mais influentes e é aqui que se encontram as gerações mais novas. O Instagram consiste mais na partilha de imagens, ao contrário do Facebook em que se pode partilhar textos, porém tem também uma forte inclinação para os negócios graças à sua função de compras. Existem negócios de pequena dimensão que não possuem verdadeiramente um site e fazem as suas vendas através do seu perfil profissional no Instagram.

O Linkedin trata-se de uma plataforma mais focada no setor profissional. Os perfis aqui criados podem ser de duas naturezas- particular ou empresarial- e consistem na exposição das qualificações possuídas e dos serviços que realizam. Nesta rede social é possível estabelecer relações profissionais, para além de procurar trabalho ou trabalhadores, uma vez que dispõem de uma funcionalidade para anunciar a prestação de serviços ou de procura dos mesmos.

Muitos indivíduos não se apercebem que o Youtube é também uma rede social cujo formato do conteúdo são os vídeos. É recorrente a publicação de tutoriais que promovem os bens ou serviços, tal como webinars, depoimentos, entre outros.

Existem ainda várias outras redes sociais como é o caso do TikTok que se encontra em ascensão e dita as influências do momento, seja ao nível da música, roupa, entre outros produtos, o Twitter e o Pinterest.

Não esquecer: atrair para converter

Ao atrair a atenção do indivíduo e interagir com o mesmo é mais fácil conduzi-lo para fora da rede social e até ao site ou blog da empresa, onde, por sua vez, existirá uma série de mecanismos para converter este visitante num cliente.

O objetivo da utilização das redes sociais como estratégia de venda não é propriamente realizar a venda em si, mas antes chegar a um maior número de pessoas e, mais tarde, convertê-las em clientes.

Picture of Inês Justino

Inês Justino

A Inês é da área de Sociologia e atualmente trabalha na área da educação para combater as falhas do sistema de ensino. Porém, arranja sempre tempo para dedicar à escrita.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.