Em que consiste a Responsabilidade Social de uma empresa?

A responsabilidade social tem vindo a ganhar cada vez mais importância no seio empresarial, já que também é uma forma de atrair consumidores. Saiba o que é e como fazer com que a sua empresa seja socialmente responsável.
Responsabilidade social de uma empresa: a responsabilidade social tem vindo a ganhar cada vez mais importância no seio empresarial, já que também é uma forma de atrair consumidores. Saiba o que é e como fazer com que a sua empresa seja socialmente responsável.

A responsabilidade social de uma empresa é o conjunto de medidas adotadas voluntariamente, que contribuem para a diminuição do impacto ambiental do negócio, para a promoção do bem-estar dos seus colaboradores e da sua comunidade.

Ela tem vindo a ganhar cada vez mais importância no seio empresarial já que também é uma forma de atrair consumidores conscientes e que podem acabar por se tornar fãs da marca.

Existem muitas vertentes dentro da responsabilidade social empresarial, o que faz com que haja várias opções por onde as empresas podem começar a aplicar nos seus negócios.

O que é a Responsabilidade Social de uma empresa?

A responsabilidade social consiste numa série de ações que uma empresa toma de forma voluntária em prol do bem-estar do seu público, tanto a nível interno como externo.

As empresas que procuram promover este tipo de ações tendem a repensar a sua postura, comportamentos e conduta. Desta forma, poderão pôr em prática as atitudes necessárias para promover um crescimento responsável ao mesmo tempo que diminuem o impacto negativo da sua atividade no ambiente em que estão inseridas.

A nível interno, uma empresa pode aplicar a responsabilidade social ao nível da gestão de recursos humanos, saúde e segurança no trabalho e na gestão dos recursos que consome.

Já ao nível externo, a responsabilidade social empresarial pode ser aplicada na interação com as comunidades locais, na relação com parceiros comerciais, fornecedores e consumidores, na proteção dos direitos humanos e na gestão do seu impacto ambiental.

Para apoiar as empresas, foi criada a Norma Internacional ISO 26000 que as orienta, partilhando orientações de responsabilidade social, nomeadamente em relação a:

  • Conceitos, termos e definições;
  • Fundamentos, tendências e características;
  • Princípios e práticas;
  • Assuntos e questões primordiais;
  • Integração, implementação e promoção de comportamentos socialmente responsáveis ​através das suas políticas e práticas;
  • Identificação e comprometimento com os interessados;
  • Comunicação dos compromissos e níveis de desempenho;

Porque é que a Responsabilidade Social é importante?

Para além da satisfação de saber que está a gerir um negócio ético e sustentável, a aplicação da responsabilidade social nas empresas não têm consequências imediatas nos seus resultados financeiros. Mas, a longo prazo, a aplicação consistente destas práticas poderá fazer uma grande diferença.

Um estudo publicado pela Universidade de Évora concluiu que as práticas de responsabilidade social influenciam os níveis de motivação e satisfação dos seus colaboradores. Por sua vez, colaboradores motivados apresentam melhores resultados e ajudam a fortalecer a cultura organizacional.

Por outro lado, estas práticas também podem ajudá-lo a destacar-se no mercado. Hoje em dia, os consumidores são cada vez mais exigentes e informados. Na altura de escolherem os produtos e serviços de uma empresa, os consumidores não levam apenas em conta o preço e qualidade dos mesmos. 

Eles estão cada vez mais preocupados com o impacto que as empresas têm no ambiente e nas suas comunidades, optando por escolher empresas que sejam socialmente responsáveis em detrimento das que não o são, mesmo que isso implique maiores custos.

Um estudo conduzido pela Cone Communications a nível global concluiu que 80% dos consumidores diz que compraria produtos ou serviços de marcas menos conhecidas se estas tiverem um forte compromisso social ou ambiental e 71% dos consumidores diz estar disposto a pagar mais a empresas com produtos ou serviços socialmente e ambientalmente responsáveis.

5 formas de aplicar a responsabilidade social na sua empresa

Existem várias medidas que as empresas podem aplicar de forma a promover a responsabilidade social. Algumas das áreas que se destacam aos olhos dos consumidores são:

  • Combate ao trabalho infantil;
  • Promoção da contratação e integração de pessoas com deficiência;
  • Contribuição para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local;
  • Oferta de boas condições de trabalho;
  • Tratamento de todos os colabores de igual forma, independentemente da sua identidade de género, raça, religião ou orientação sexual.

De seguida, partilhamos algumas sugestões de medidas que qualquer empresa pode implementar, independentemente do seu tamanho, e que mostram o seu compromisso social e ambiental que vai para além daquilo a que são obrigadas por lei:

  1. Realização de campanhas onde parte dos lucros da empresa serão postos ao serviço de iniciativas de cariz social ou bolsas de estudo;
  2. Integração de fornecedores locais e de pequenas dimensões, o que pode resultar na criação de emprego para a comunidade local;
  3. Diminuição do desperdício através da adoção de políticas de economia circular;
  4. Incluir benefícios para os trabalhadores, para além dos obrigatórios por lei, como seguros de saúde, o dia de aniversário de folga, licença de maternidade estendida, etc;
  5. Incluir minorias nos processos de recrutamento, promovendo a diversidade da sua equipa, tornando-a mais rica e inclusiva.


O principal objetivo das empresas é o de gerarem lucros. Afinal, é isso que vai fazer com que a sua atividade seja economicamente viável. Caso contrário, é apenas uma questão de tempo até a empresa declarar falência.

No entanto, com o atual cenário socioeconómico e ambiental, é urgente que as empresas comecem a pensar para além dos seus lucros e comecem a abordar o tema da responsabilidade social empresarial. Até porque estes dois aspetos começam a estar cada vez mais interligados à medida que os consumidores passam a dar preferência a empresas socialmente responsáveis.

A responsabilidade social empresarial não é um tema que deve fazer parte apenas da agenda das grandes empresas. Este é um tema que pode ser aplicado tanto de maneira global como pontual, o que significa que mesmo pequenas e médias empresas têm uma palavra a dizer e podem fazer a diferença.

Para ajudar as empresas a implementar ações úteis, foi criada a Norma Internacional ISO 26000 que apoia todos os negócios que procuram reduzir o impacto negativo da sua atividade tanto a nível externo como interno.

Ainda relacionado com esta temática, não deixe de espreitar as nossas 7 dicas para tornar o seu negócio mais sustentável e ecológico.

Picture of Beatriz Abreu Peixoto

Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.