Tem tido funcionários a abandonar a empresa? Já parou para pensar nos motivos pelos quais eles saem? Já se lembrou que a razão pode não ser o trabalho ou a cultura da empresa mas sim as pessoas que as gerem?
![6 razões para os melhores funcionários abandonarem empresas](/assets/blog/2013-10-01-6-razoes-funcionarios-abandonarem-empresas/razoes-funcionarios-abandonarem-empresas.png “6 razões para os melhores funcionários abandonarem empresas”)
A revista [Forbes](https://www.forbes.com/) estudou a rotatividade de colaboradores nas empresas e percebeu que conquistar funcionários é uma função dos líderes. No entanto, poucos o reconhecem e muitos perdem talentos.
A Forbes listou as principais [razões para os funcionários procurarem outras oportunidades](https://www.forbes.com/sites/louisefron/2013/06/24/six-reasons-your-best-employees-quit-you/).
1. Falta de visão do futuro
Os bons líderes devem vender uma visão de futuro aos seus funcionários e mostrar-lhes o melhor caminho para chegar ao sucesso.
Como gestor, não confunda objetivos financeiros com a visão de futuro. Poucos funcionários se preocupam com números ou sequer entendem o que eles significam.
2. Próximos desafios da empresa
A maioria das pessoas não trabalha apenas para ganhar dinheiro mas por um propósito. E é a função do gestor mostrar-lhes e relembrar-lhes os motivos para trabalharem na sua empresa.
3. Inacessibilidade
Há pouca proximidade entre funcionários e empresas. Não trate os funcionários com distância ou frieza; tenha tempo para conversar com eles. Não é apenas deixar falar: eles devem sair da conversa a pensar que acredita neles.
Ouça reclamações, preocupações e opiniões sobre o funcionamento da empresa. Bons líderes devem incluir os funcionários na organização.
4. Falta de motivação
Saber motivar funcionários de forma efectiva é o que resulta na retenção deles na empresa. Mas a motivação não se só resume a dinheiro. A compensação financeira não é incentivo suficiente para envolver e reter os melhores talentos e aumentar a produtividade.
5. O que tem a empresa para mim?
Por muito bom que seja o percurso de um profissional numa empresa, muitos não sabem ao certo até onde podem chegar numa organização. É claro que nem todos acabarão como chefes. Mas um bom gestor deve deixar claro para um bom funcionário como e onde pode chegar na empresa.
6. Pouco divertimento
Trabalhar muitas horas seguidas na mesma mesa, com as mesmas pessoas, é cada vez menos atraente e divertido para muitos profissionais, inclusive os jovens.
Não significa que sejam mais preguiçosos, simplesmente que a forma de trabalhar mudou.
Para atrair, conquistar e manter talentos, é preciso reinventar ambientes de trabalho. O trabalho tem muito a ver com o lazer.