A equipa webdados, que desenvolveu recentemente um plugin para WooCommerce, lançou uma nova actualização que permite integrar com o VIES, o mecanismo europeu de validação de NIF’s para transações intra-europeias.
![Nova integração WooCommerce com o invoicexpress](/assets/blog/0516/vies-update.png “Nova integração WooCommerce com o InvoiceXpress”)
Desde que anunciámos a hellodev como parceiros que o feedback só tem sido positivo, por isso, sem mais mais demoras, queremos partilhar uma grande e útil actualização do plugin que já tinham desenvolvido para WooCommerce. A webdados é uma equipa que se orgulha de estar sempre em contacto directo com os clientes e que ouve atentamente as suas sugestões: “muitas acabam por ser implementadas, outras entram no roadmap (aquilo a que se chama o planeamento para o desenvolvimento do produto)” – como os próprios dizem.
As alterações que foram efectuadas ao plugin são várias:
* Nas definições do plugin existe agora a possibilidade de criar séries e de escolher uma como pré-definida, sem ter de entrar na conta do InvoiceXpress.
* A tributação dos custos de transporte é definida mediante a especificação nas configurações do WooCommerce.
* Quando o plugin não consegue gerar um documento, por downtime da API, é criada uma nota na encomenda do WooCommerce, com a possibilidade do cliente gerar novamente o documento.
* Quando uma encomenda no WooCommerce é colocada como completa, a factura é marcada como paga e é gerado o respectivo recibo.
* O cliente tem a possibilidade de escolher qual a referência do artigo que é enviado para o InvoiceXpress, ou o SKU ou o ID.
* O plugin já permite escolher ter empresa como entidade da factura.
* Os dados de um cliente já existente já se conseguem inserir na geração de um segundo documento.
* Todos os documentos de Factura passam a estar no circuito de facturação automática.
* Foi adicionado o campo observações na encomenda do WooCommerce, para interligar com o documento no InvoiceXpress.
* Integração com o plugin WooCommerce EU VAT Assistant.
Esta última alteração é a que dá a grande melhoria ao plugin da hellodev. O cliente ao ter o plugin WooCommerce e o plugin WooCommerce EU VAT Assistant, consegue fazer uma verificação do NIF junto do VIES e, posteriormente, é removido o valor do IVA, se aplicável. De uma forma mais detalhada, nas configurações deste plugin vai existir uma dropdown com as várias razões de isenção do IVA.
O cliente pode ou não definir uma razão standard para a isenção, o que nos leva aos seguintes possíveis cenários:
Cenário 1 : O cliente não definiu nenhuma razão standard de isenção do IVA, mas tem a factura a ser gerada automaticamente no momento da encomenda.
Se um cliente fizer uma compra e tiver posto um NIF válido (exemplo de uma empresa espanhola), o IVA vai ser retirado. O pagamento é feito e a encomenda no WooCommerce não vai gerar a factura automaticamente, porque não foi definida nenhuma razão de isenção nas configurações. O responsável do site é avisado por email e é criada uma nota na encomenda. O que o responsável do site tem de fazer é entrar na encomenda no WooCommerce, definir a razão de isenção e gerar a factura.
Cenário 2 : O responsável do site definiu uma razão standard de isenção do IVA e tem a factura a ser gerada automaticamente no momento da encomenda.
Se um cliente fizer uma compra e tiver posto um NIF válido (exemplo de uma empresa espanhola), o IVA vai ser retirado. O pagamento é feito e a encomenda no WooCommerce vai gerar a factura automaticamente, colocando a isenção definida nas configurações do plugin.
Estes dois cenários acima descritos aplicam-se a clientes dentro da UE. Para clientes externos à UE, faz sentido retirar sempre o valor do IVA ao gerar a factura, pois estamos a entrar no domínio da auto-liquidação.
Ou seja:
* Se tiver uma razão standard definida, emite automaticamente a factura;
* Se não tiver uma razão standard definida, não emite a factura e avisa o responsável pela venda;
Este plugin está a ganhar cada vez mais complexidade e robustez, no sentido da abragência de situações que resolve. Por esta mesma razão, a equipa adianta que estão a pensar criar um Wizard que no momento de instalação do plugin no WordPress, sejam feitas perguntas que o ajudem na configuração de acordo com o negócio do cliente.
Qualquer dúvida que um cliente tenha, ou em caso de necessidade de reportar algum problema que possa surgir, deverá ser enviado um email para info@webdados.pt.