Enquanto empreendedor, seja empresário ou freelancer, já deve ter pensado que uma pesquisa de mercado é um bicho-de-sete-cabeças exclusivo das grandes empresas. Mas não é bem assim.
Qualquer empreendedor pode (e deve) fazer uma pesquisa de mercado, para maior sucesso do seu negócio físico ou online. Mesmo que esteja apenas a começar e o orçamento escasseie. E não, não são precisas centenas de páginas.
O que é uma pesquisa de mercado?
O mercado é o ponto de encontro entre produtor e consumidor, para a realização de trocas comerciais. Nos negócios digitais, o mercado é virtual e o relacionamento é feito à distância.
Ao pesquisar o mercado, estuda-se o ambiente que envolve esse ponto de encontro (concorrência, consumidores, fatores externos). Identificam-se oportunidades ou problemas para aproveitá-los na planificação das suas estratégias no negócio com portas para a rua, no negócio digital ou em ambos.
É muito mais eficaz fundamentar o seu plano de negócios ou de marketing em informações concretas e não apenas em ilações, opiniões de amigos ou senso comum. No entanto, quando se começa a jornada de empreendedor, é normal basear-se também nestas informações menos precisas. Pode ser um ponto de partida, mas não fique por aí.
O estudo é feito antes de iniciar a sua empresa, ou em momentos diferentes do seu negócio. Por exemplo, se quiser criar um produto/serviço novo, pode fazer um estudo de mercado para avaliar de que forma os consumidores irão reagirão a essa nova oferta. Conforme os resultados obtidos, pode aprimorar o produto/serviço para maior sucesso de vendas junto do público-alvo ou nicho consumidor. Se o seu produto/serviço for inovador, e estiver um passo à frente da concorrência, há maior probabilidade de faturar mais.
Em suma, uma pesquisa de mercado ajuda a decidir estrategicamente os melhores caminhos para atingir esses objetivos.
Quanto ao aumento da faturação, fique descansado. Afinal, é o que todos desejam. O software de faturação online InvoiceXpress, certificado pela Autoridade Tributária, está cá para ajudá-lo a enfrentar o seu aumento de faturação e a descomplicar todo o processo.
Em que consiste uma pesquisa de mercado?
Uma pesquisa de mercado é uma investigação e, como tal, reúne dados quantitativos ou qualitativos. Os dados quantitativos são baseados em métricas, números, estatísticas. Os dados qualitativos são baseados em informação não quantificável, ou seja, opiniões ou críticas do consumidor ou cliente B2B.
Exemplo:
Vejamos um estudo de mercado de um produto novo junto do consumidor. É recolhida informação estatística, por exemplo, sobre a caracterização do público-alvo: x pessoas do sexo feminino/masculino; x idade e também hábitos de consumo, etc. Conforme os resultados, segmenta-se um grupo de consumidores que se convida para testar o novo produto. E a sua opinião fica registada.
Os dados quantitativos são objetivos. Os dados qualitativos são subjetivos e carecem de interpretação, avaliação do comportamento e das motivações. A disciplina mais indicada para realizar estes estudos para avaliar o comportamento do consumidor é o Neuromarketing. Antes de continuar, conheça os fatores que influenciam o comportamento do consumidor.
Para que serve um estudo de mercado?
Um estudo de mercado serve concretamente para:
- Conhecer melhor o seu consumidor (a sua persona ou público-alvo) e as suas necessidades, para lhe oferecer o que ele deseja.
- Entender a concorrência, seus pontos fracos ou fortes e transformá-los em oportunidades para si.
- Avaliar ou reavaliar o seu nicho de mercado, antes de dar início ao negócio físico ou digital, e também, mais tarde, num outro momento de viragem estratégica da sua empresa.
- Obter tendências do setor de atuação.
- Recolher opiniões de consumidores.
Tipos de pesquisa de mercado
Na sua generalidade, numa pesquisa de mercado será necessário avaliar a concorrência, perceber quais as tendências, verificar projeções da economia, estudar o contexto atual.
Para recolher essa informação (quantitativa e qualitativa/ interna e externa), opte por mais do que um tipo de pesquisa:
- Participar em eventos de associações comerciais, industriais ou outras entidades ligadas à economia e às empresas permite-lhe:
- Recolher dados oficiais;
- questionar vários players.
- Visitar feiras nacionais e internacionais, em ambiente físico ou online.
- Procurar estudos de entidades relevantes no setor dos negócios ou generalistas, mas credíveis, como a Associação Empresarial de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística, entre outros.
- Se for do seu interesse, aceda ao estudo de mercado: “o consumo online – tecnologias e tendências”, divulgado em Junho de 2019 e muito pertinente para os negócios digitais.
- Submeter questionários online, para obter informação quantitativa/estatística.
- Estudar as melhores práticas da concorrência – benchmarking.
- Pesquisar dados internos. Pode recorrer ao seu software de faturação online InvoiceXpress para recolher dados quantitativos dos movimentos do seu negócio.
Ferramentas úteis para realizar um estudo de mercado
Existem imensas ferramentas para realizar o seu estudo de mercado. Essas ferramentas podem ser gratuitas, pagas, com versão gratuita limitada, etc., e ser usadas online de forma fácil.
Vamos listar apenas algumas, mas não há uma melhor do que a outra. O ideal é escolher aquela que cumpra os seus objetivos.
Questionários
- Formulários (google forms) e os ficheiros excel do Google – uso gratuito com conta Google;
- Survio – necessário registo para acesso a funções básicas.
- Surveymonkey – limitado na versão gratuita.
- Entre muitos outros.
Benchmarking
- Relatórios anuais de cada empresa, alguns deles são públicos;
- Semrush – tem versão gratuita, mas é limitada. Relatórios de SEO (Search Engine Optimization) sobre o seu concorrente, tais como:
- uso de palavras-chave, pagas ou não;
- uso de páginas de captura de leads;
- e backlinks (links que direcionam de outra página para a sua página).
- Relatórios de Analítica do Google e redes sociais permitem a comparação com a concorrência;
- Check Page Rank – verificar a classificação do seu concorrente, atribuída pelo Google. Métrica que posiciona uma página ou conteúdo nas primeiras páginas do Google;
- Entre muitos outros.
Resumidamente, estes são os 3 passos fundamentais de uma pesquisa de mercado:
- Procure informação
Pesquise estudos. Recolha dados do seu programa de faturação online InvoiceXpress. Use ferramentas online para benchmarking.
- Vá para o “terreno”
Visite feiras, entreviste especialistas, realize questionários (use e abuse das ferramentas digitais). Registe tudo, em papel, ficheiros, em imagem. Arquive a informação na sua aplicação de notas favorita.
- Trate a informação
Separe por dados quantitativos e qualitativos. Esquematize.
Os responsáveis pelos negócios digitais como, por exemplo, lojas online, dão estes mesmos passos para realizar uma pesquisa de mercado, com apenas algumas variações tendo em conta o nicho a estudar.
Seja uma atividade online ou física, depois de fazer um estudo de mercado, terá mais informações para analisar e aplicar nas estratégias para o seu negócio. Enquanto empreendedor irá sentir-se mais confiante na forma como vai gerir o seu orçamento.