É já a partir do mês de Junho ou Julho, de 2019, que a AT estima começar a atribuição dos NIF de gama 3. O que muda na facturação com os novos NIF? E que implicações tem para o seu negócio?
![Novos Nifs gama 3](/assets/blog/0419/novo-nif-gama-3.png)
No início de Abril, a AT lançou uma nota informativa a prever a atribuição da nova gama 3 de NIF já no mês de Junho ou Julho, deste ano. Que significa isto da ”gama 3”?
A gama 3 refere-se simplesmente aos NIFs começados pelo algarismo 3. Actualmente, todos os contribuintes portugueses singulares possuem NIFs a começar pelos números 1 ou 2. A partir de Junho ou Julho – previsão da AT – haverá os primeiros contribuintes com um NIF iniciado por 3.
O que muda para o seu negócio?
A entrada da nova gama 3 significa somente que o seu negócio passará a facturar igualmente a NIFs cujo primeiro dígito é o 3.
Lembramos que a gama 3 se estende às Empresas em Nome Individual, uma vez que que este tipo de empresa recorre ao NIF da pessoa singular (empresário individual) para registo no sistema fiscal.
O que muda no InvoiceXpress?
O software de facturação InvoiceXpress possui um sistema de validação de NIF, em contas portuguesas, que serve de medida de segurança no acto de emissão de facturas. Ou seja, se o NIF introduzido na factura não for válido, o InvoiceXpress alerta-o e impede-o de emitir uma factura com um NIF errado.
Assim, a equipa de engenharia InvoiceXpress está já a par do aviso da AT para proceder atempadamente à actualização do validador, de forma a que este permita a facturação aos novos NIFs sem qualquer percalço.
E para que não restem dúvidas…
A equipa de suporte InvoiceXpress também está sempre pronta ajudar.
Caso tenha alguma questão relativa ao tema ou qualquer outra dúvida em que precise de apoio, contacte através do suporte@invoicexpress.com.