O InvoiceXpress está ainda mais flexível com a nova modalidade que permite associar várias contas a uma só subscrição. Esta novidade torna mais simples a gestão da facturação em modelos de negócio com múltiplos NIFs de várias empresas.
![Nova modalidade Multiconta para negócios multiempresa](/assets/blog/0618/multiconta.png)
Novas economias fomentam negócios mais flexíveis. Negócios mais flexíveis exigem soluções simples. E, claro, aqui entra o InvoiceXpress.
Por isso mesmo, desenvolvemos a solução da Multiconta, disponível a partir do plano L, a pensar em modelos de negócio como as plataformas online de serviços partilhados.
Exemplos ajudam a clarificar
# Cabify – a facturar à boleia do InvoiceXpress
A Cabify é cliente InvoiceXpress. E é precisamente uma plataforma online de serviços partilhados. A plataforma online recorre a uma aplicação mobile para colocar o cliente (passageiro) em contacto com o fornecedor do serviço (motorista).
Neste modelo, os fornecedores do serviço são empresas parceiras da Cabify, e cada um deles emite facturas com NIF próprio. É por esta razão que a Multiconta é a melhor solução para a Cabify:
– A Cabify é a responsável pela subscrição InvoiceXpress e detentora da conta-base
– Cada empresa parceira da Cabify possui uma subconta para emissão de facturas com NIF próprio
Assim, sempre que um parceiro emite uma factura, esse documento é descontado do plafond de documentos da conta-base Cabify. Ou seja, o plafond de documentos é partilhado por todas as subcontas dos parceiros.
| Conta-Base | Plafond |
| ———- | ———————- |
| Empresa | 1500 documentos |
| Subconta | Documentos utilizados: |
| Parceiro (A) Parceiro (B) Parceiro (C) Parceiro (D) … | 100 Documentos 125 Documentos 50 Documentos 70 Documentos … |
| Total | 1155 Documentos |
| Documentos disponíveis | 345 Documentos |
# LovelyStay – um de muitos hóspedes do InvoiceXpress
A LovelyStay é um projecto inovador na categoria do alojamento local que escolheu a solução Multiconta do InvoiceXpress para a facturação. Vejamos porquê. A LovelyStay gere apartamentos e propriedades em alojamento local, no entanto não detém nenhum desses espaços. O modelo passa por um conjunto de serviços que visam optimizar a gestão e o proveito de apartamentos de alojamento local de pessoas particulares e entidades. Logo, a Multiconta é a resposta ideal às necessidades das duas partes:
– A LovelyStay disponibiliza serviços de gestão completa para alojamento local, que vão desde a divulgação online, à gestão dinâmica do preço, à limpeza, ao recepção dos hóspedes, e manutenção dos imóveis. Sempre que cobram a reserva, emitem uma factura com o NIF do detentor da licença para a actividade de alojamento local afecta ao imóvel em causa. Isto significa uma facturação com inúmeros NIFs e, obviamente, o recurso a múltiplas subcontas.
– Os proprietários dos apartamentos, parceiros da LovelyStay, têm o mínimo de preocupações já que fica praticamente tudo a cargo da gestora. E a facturação? A facturação continua a ser dos proprietários, mas tratada pela mesma entidade gestora. É uma parceria win-win.
Plataformas online mas não só
# Que entrem os empresários, os contabilistas e quem estiver a ler este artigo
A Multiconta poderá ser igualmente vantajosa noutros casos, por exemplo empresários com mais de um negócio ou até mesmo contabilistas independentes responsáveis pela gestão de várias contas.
# “Sou empresário e tenho várias empresas.”
Poderá haver casos em que a Multiconta será uma boa alternativa a empresários com vários negócios. Se o volume de documentos emitidos o justificar, a Multiconta será uma boa opção, uma vez que oferece a possibilidade de condensar as diferentes subscrições das diversas empresas numa só. Resultado: um corte nos custos.
# “Sou TOC responsável pela contabilidade de diversas empresas.”
Algo que acontece frequentemente é haver contabilistas independentes cuja actividade é a gestão da contabilidade de diferentes empresas. Muita gente lembrará ainda o termo guarda-livros para se referir estes profissionais.
Aqui, a utilização do Multiconta fará sentido numa subscrição solicitada por parte deste profissional, nos seguintes moldes:
– O TOC é responsável pela subscrição e, por conseguinte, pela conta-base. Posteriormente, à medida que entram novos clientes do seu serviço, este poderá criar subcontas para cada um deles, com a finalidade de gerir a facturação e todos os processos de comunicação com a AT incluídos no seu serviço.
– Os clientes, ou por outras palavras, representantes e donos das empresas, contratam o TOC para o serviço de gestão contabilística. Esse serviço engloba naturalmente a gestão da parte contabilística e, caso desejem, o acesso ao software InvoiceXpress.
É claro que este cenário não é obrigatório. Tanto o TOC, como as empresas poderão não sentir necessidade de o utilizar. Nessa eventualidade, poderão utilizar o InvoiceXpress da forma regular: a empresa subscreve o InvoiceXpress e disponibiliza o acesso do TOC à sua conta. Saiba aqui como adicionar utilizadores à sua conta InvoiceXpress.
# “Estou a ler este artigo e o meu negócio iria facturar melhor assim. Quero saber mais.”
E nós contamos-lhe tudo. No InvoiceXpress procuramos sempre a melhor forma de nos adaptarmos ao seu negócio e, para isso, temos uma equipa totalmente dedicada a analisar cada caso e a encontrar os melhores planos e funcionalidades para si.
Se a modalidade Multiconta é a solução que procurava para o modelo que possui, teremos o gosto de acompanhá-lo nas questões que restarem.
Contacte a nossa equipa para saber mais ou para qualquer esclarecimento adicional: comercial@invoicexpress.com.