Trabalhar como freelancer, oferecendo serviços do conforto de casa, ou de qualquer outro lugar, através de sites de trabalho freelancer, é cada vez mais a realidade de muitas pessoas. Para começar, primeiro precisa de identificar que serviço vai oferecer, e criar um portfólio.
Mas, apesar de oferecer serviços online ser uma excelente maneira de criar um rendimento extra, também implica muito mais do que o serviço que oferece. Ser freelancer é como gerir um negócio, e uma coisa de que qualquer negócio precisa, para ser sustentável, é de clientes.
Foi para ajudar os freelancers com esta tarefa que surgiram plataformas que funcionam quase como um departamento de marketing para freelancers, criando um espaço onde estes podem promover os seus serviços, expondo-os a empresas que precisem deles.
Apesar de alguns freelancers mais experientes não aconselharem o uso destas plataformas para oferecer serviços online, já que a grande maioria destas plataformas cobra uma comissão sobre cada venda, para quem está a começar e precisa de ganhar experiência pode ser o caminho mais rápido para criar um negócio sustentável.
Existem várias plataformas para este efeito e escolher a plataforma certa para si, e para o serviço que pretende oferecer, pode fazer toda a diferença, já que cada plataforma tem características únicas.
5 sites para começar a trabalhar como freelancer
Apesar de a inscrição em todas estas plataformas ser gratuita, quase todas elas cobram uma comissão sobre cada venda. Afinal de contas, estas plataformas são geridas por empresas que também pretendem criar um negócio sustentável. A comissão cobrada varia consoante a plataforma.
Aconselhamos que escolha 2 ou 3 plataformas para que não se perca na comunicação com os diferentes clientes, consiga manter o seu perfil e portfólio sempre atualizado e tenha tempo para gerir cada projeto de forma adequada.
Assim, quando chega a altura de escolher as plataformas que vai utilizar deve:
- Tentar encontrar uma plataforma que seja específica para o serviço que pretender oferecer, em vez de optar apenas por plataformas generalistas;
- Ler com atenção os procedimentos de cada plataforma;
- Ler cuidadosamente os termos e condições antes de se inscrever;
- Verificar a qualidade do apoio ao cliente;
- Informar-se sobre a comissão cobrada pela plataforma;
- Saber quais são os métodos de pagamento disponíveis.
Para que faça uma escolha mais informada, procure opiniões de outros freelancers que já utilizaram a plataforma em que está interessado, em sites como o Quora ou outros fóruns.
De seguida, partilhamos consigo as 5 plataformas mais conhecidas.
1. Upwork
O Upwork é uma plataforma generalista onde é possível encontrar clientes que procuram pelos mais diversos serviços, desde programação a edição de vídeo, e até tradução.
No Upwork, é possível encontrar diferentes tipos de trabalho, desde contratos a curto ou a longo prazo, com um valor fixo por projeto ou com um valor pago por cada hora de trabalho. Quanto à comissão que a plataforma cobra, esta varia consoante o valor faturado por cliente e começa nos 20% para um valor de faturação até $500, podendo baixar até aos 5%, no caso da faturação de um determinado cliente ser superior a $10.000.
Outro aspeto a ter em consideração é aquilo a que o Upwork chama Connects. Os Connects são como créditos que os freelancers precisam para poderem candidatar-se a ofertas de trabalho. O Upwork oferece 80 Connects de forma gratuita a todos os freelancers que criem uma conta pela primeira vez, mas, depois disso, cada um tem um custo de $0,15 e são vendidos por pacotes.
2. Fiverr
Outra plataforma generalista muito conhecida é o Fiverr. No Fiverr também é possível encontrar clientes que procuram os mais variados tipos de serviços, tal como no Upwork.
Aquilo que distingue o Fiverr do Upwork é o facto de este permitir que os freelancers criem Gigs, que acabam por ser pacotes dos seus serviços, onde explicam o que está ou não incluído, semelhante a uma loja online para serviços. Já o Upwork assemelha-se mais a uma plataforma de recrutamento tradicional no sentido de ser mais propício a criar uma relação a longo prazo entre os freelancers e as empresas.
Similarmente ao Upwork, o Fiverr também cobra uma comissão de 20% sobre cada venda mas esta percentagem é fixa e não varia consoante o volume de vendas.
3. Freelancer .com
Nesta plataforma, também poderá oferecer qualquer tipo de serviços mas, ao contrário das duas plataformas anteriores, no Freelancer.com terá de fazer uma licitação pelo trabalho em que estiver interessado e apresentar uma proposta.
A particularidade desta plataforma é o facto de dispor de uma equipa de assessores que o irão aconselhar e ajudar a que seja contratado mais depressa. Para além disto, também existe a possibilidade de entrar em concursos para ganhar prémios monetários e reviews que ajudarão a dar destaque ao seu perfil.
Apesar de o registo ser gratuito, terá a possibilidade de licitar gratuitamente apenas 6 vezes por mês. No que toca à comissão cobrada, é inferior à das plataformas mencionadas anteriormente, sendo esta de apenas 10% do valor das vendas.
4. 99designs
Tal como o nome indica, o 99designs é uma plataforma dedicada a designers gráficos. É possível oferecer vários serviços relacionados com a área de design desde a criação de logótipos, web design ou ilustração.
Há duas maneiras de angariar trabalho através desta plataforma: a trabalhar diretamente com clientes com adiantamento de pagamento, ou competindo com outros designers em concursos, onde terá a possibilidade de ganhar prémios monetários e angariar novos clientes.
Uma das grandes vantagens desta plataforma é o facto de encorajar parcerias a longo prazo entre as empresas e os freelancers. Já as comissões que cobram variam consoante o nível de experiência do designer mas, para iniciantes, as comissões começam nos 15%.
5. Behance
O Behance é um plataforma que funciona de uma forma um pouco diferente das restantes. Esta plataforma pertence à Adobe e está focada em profissionais criativos como fotógrafos e videógrafos.
Apesar de ter um diretório onde poderá encontrar centenas de oportunidades, esta plataforma também possui uma vertente social que promove a interação entre freelancers, o que permite a criação de parcerias e aumenta as possibilidades de encontrar oportunidades de trabalho.
Para encontrar ofertas de trabalho para freelancers só precisa de utilizar o termo “freelance” no motor de pesquisa da plataforma. Esta plataforma não cobra qualquer tipo de comissão.
Dicas para criar um perfil de sucesso
Independentemente das plataformas que escolher, o seu perfil será o que fará a diferença entre demorar semanas ou meses até conseguir o seu primeiro cliente. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas sugestões que o irão ajudar a criar um perfil de sucesso:
- Destaque o seu perfil ao escolher um nicho mais pequeno dentro da sua categoria, ou seja, em vez de usar o termo “design gráfico” use, por exemplo, “design gráfico para redes sociais”;
- Escreva uma biografia e descrição de perfil que torne claro como é que consegue ajudar as empresas com o seu serviço;
- Use uma fotografia de rosto profissional;
- Crie e publique um portfólio que mostre o seu melhor trabalho.
Depois de aplicar todas as dicas que partilhámos consigo, tudo o que precisará é de ser consistente a candidatar-se a ofertas de trabalho. Se enviar 5 propostas todos os dias , verá que irá angariar o primeiro cliente mais depressa do que imagina.
Para quem começa a oferecer serviços online, existem plataformas que o ajudarão a angariar clientes. Apesar de o registo ser gratuito, a maior parte delas cobra uma comissão por cada venda.
No entanto, lembre-se que essa comissão é o equivalente a pagar a uma equipa de marketing para promover os seus serviços por si. É verdade que deixa de receber uma percentagem do valor, mas ao mesmo tempo está a ter uma exposição muito maior. Isto irá ajudá-lo a conseguir o seu primeiro cliente mais depressa do que se estivesse a utilizar apenas um website próprio, ou as suas próprias redes sociais.
Antes de se registar, pesquise por ofertas de trabalho relacionadas com o seu serviço para perceber se é uma plataforma adequada para si e para o seu serviço ou não. E, tão importante como escolher a plataforma certa para o seu negócio, é saber qual o valor que deve cobrar aos seus futuros clientes, para que não fique a perder dinheiro. Para tal, pode utilizar gratuitamente a nossa Calculadora de Valor/Hora para Freelancers.