A inteligência artificial (IA) é um dos temas que está na ordem do dia e que tem revolucionado o mundo, demonstrando ser uma tendência sem retorno para a sociedade moderna. Apesar de muitas pessoas ainda se mostrarem reticentes em relação aos seus benefícios, a sua aplicabilidade é vasta e a sua proposta de valor assenta no aperfeiçoamento de tarefas de todo um largo espetro de áreas de negócio.
Uma boa parte dos gestores de negócios já identificou a IA como sendo uma ferramenta de peso para gerar vantagem competitiva, e para ajudar no crescimento e desenvolvimento de uma empresa, mas são poucas as que a incorporaram já na sua cadeia de valor.
Além de aumentar a taxa de fidelização de clientes, a utilização da inteligência artificial permite, às empresas, otimizarem as suas estratégias de marketing, de forma a conquistar novos clientes. Por isso, acompanhe-nos neste artigo para aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância da inteligência artificial para os negócios.
O que é a inteligência artificial?
A inteligência artificial é a capacidade de uma máquina, controlada por um computador, reproduzir comportamentos humanos, como pensar, aprender, decidir, realizar tarefas e resolver problemas de forma inteligente e, assim, alcançar um determinado objetivo.
Diferente de um software convencional, a IA consegue analisar uma grande quantidade de dados, aprender com eles, melhorar os seus processos gradualmente e realizar as tarefas de modo autónomo. Tudo isso permite potencializar resultados, aumentar a produtividade e otimizar o tempo.
Além disso, é passível de ser implementada em diversos setores, de modo a melhorar o desenvolvimento das tarefas e o mapeamento de processos. Como a tecnologia está em constante evolução, a IA tem um forte potencial para transformar uma ampla variedade de áreas de negócio.
Como a inteligência artificial beneficia as empresas?
De um modo geral e transversal a todos os negócios, a IA oferece inúmeras vantagens, como o aumento da eficiência operacional, a redução de custos e a melhoria da experiência do utilizador.
Todas as empresas que tenham em consideração as principais aplicações da inteligência artificial, poderão posicionar-se de forma mais competitiva e estratégica no mercado e, assim, alcançar melhores resultados financeiros.
Enumeramos alguns dos demais benefícios:
1. Automação de processos
Automatizar processos é usar a tecnologia a favor de melhorias nos processos manuais recorrentes e repetitivos, procurando reduzir a margem de erro por intervenção humana e aumentar a produtividade e eficiência. Ao automatizar tarefas está a eliminar obstáculos às operações empresariais, dando espaço à equipa para se dedicar a atividades estratégicas e de valor agregado para o negócio.
Atualmente, a inteligência artificial já pode ser usada para automatizar a gestão de stocks, aprimorar itinerários de entrega e reduzir o tempo de espera no atendimento ao cliente. Na área da contabilidade e faturação, ações repetitivas como o registo de dados, categorização das transações, encontro de contas, correlacionamento de recibos e faturas, e acompanhamento de alterações de preços são algumas das coisas que mais tempo tomam dos colaboradores e que podem ser executadas pela IA.
O InvoiceXpress é um dos softwares que utiliza as automações em prol dos seus clientes. Com o software de faturação InvoiceXpress é possível agendar faturas recorrentes e respetivos envios por email, definir o intervalo de tempo e frequência dos agendamentos, configurar alertas de vencimento, configurar a comunicação automática com a Autoridade Tributária, entre muitas outras funcionalidades.
2. Análise de um grande volume de dados
A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de informação em tempo real e de forma precisa, permitindo a obtenção de insights valiosos sobre consumidores, produtos e mercados. Essa análise leva a uma tomada de decisão assertiva e informada.
O cruzamento de informações facilita a identificação de padrões e tendências. Por exemplo, na área da saúde, os sistemas de inteligência artificial analisam dados de diferentes naturezas para identificar possíveis relações entre doenças, sintomas ou medicamentos, possibilitando o avanço da medicina.
3. Personalização da experiência do cliente
A busca por experiências personalizadas por parte dos consumidores tem vindo a crescer. As pessoas procuram sentir-se vistas e únicas.
Todavia, proporcionar uma experiência dedicada é um grande desafio para as empresas, pois requer um esforço temporal e financeiro acrescido. É necessário mapear as jornadas individuais do cliente e, a partir daí, determinar momentos-chave e ofertas especiais que poderão impulsionar o engagement e as vendas.
Com a IA, isso é possível. A inteligência artificial consegue captar dados para oferecer recomendações específicas para cada perfil, conforme acontece já na Netflix e na Vinted, em que lhe são sugeridos filmes, séries ou produtos, de acordo com as suas seleções anteriores. Esta aprendizagem tem o nome de machine learninge baseia-se nos interesses pessoais de cada consumidor.
Com a inteligência artificial torna-se mais fácil trabalhar uma segmentação precisa, o que é muito útil para quem trabalha com publicidade online e criação de conteúdo. Num futuro próximo, o sucesso das marcas estará, precisamente, na diferenciação da personalização da experiência, que levará à satisfação e fidelização do cliente.
4. Agilidade na tomada de decisão
Ao fornecer insights em tempo real sobre o desempenho do negócio, a IA facilita a tomada de decisão de forma rápida e bem fundamentada. Desse modo, as empresas conseguem adaptar-se às mudanças no mercado, bem como optar por decisões estratégicas precisas.
5. Prevenção de fraudes e cibersegurança
A inteligência artificial pode ser usada por bancos e instituições financeiras para identificar comportamentos suspeitos e prevenir fraudes financeiras. De que forma? Com a IA é possível analisar padrões de transações e, assim, detetar atividades incomuns.
Pode, também, ser uma importante aliada para evitar fraudes e ataques cibernéticos às empresas, através do desenvolvimento de algoritmos complexos, que consigam cruzar dados para identificar potenciais ameaças e proteger os processos e dados.
Inteligência artificial aplicada às vendas e ao marketing
A forma como os negócios se relacionam com os consumidores é um dos pilares de sustentação da sua transformação digital. A inteligência artificial permite melhorar a satisfação dos clientes, através de um atendimento mais rápido e personalizado ou da resolução de problemas de forma imediata.
Uma das melhores maneiras de encontrar o equilíbrio entre eficiência operacional e experiência do cliente é através do uso de soluções de tecnologia inteligente. As empresas que usam IA para auxiliar no processo de vendas, conseguem aumentar o número de leads em mais de 50%, reduzir o tempo de chamadas telefónicas em 60 a 70% e reduzir os custos gerais entre 40 a 60%.
Estes dados evidenciam claramente a vantagem de incluir inteligência artificial no processo de vendas de uma empresa, de forma a melhorar os seus resultados. Mas, de que forma pode isso ser feito?
- Campanhas de email de outbound – As campanhas de email são muito eficazes e devem estar incluídas nas estratégias de venda e marketing, não obstante, enviar centenas de emails e acompanhar manualmente métricas como taxa de abertura, de resposta, de cliques, etc. é contraproducente. É aí que entra a tecnologia de IA, que monitoriza, categoriza e arquiva os emails de acordo com parâmetros pré-determinados.
- Previsão da demanda: com a inteligência artificial, uma empresa consegue prever a demanda de produtos ou serviços, o que possibilita melhorar a capacidade de resposta e preparar o stock. As previsões são feitas com base nas interações do cliente e histórico de compras. Esta é uma forma de ativá-lo e melhorar a eficiência dos processos.
- Lead scoring – o lead scoring consiste em pontuar os leads que chegam à base de dados das empresas, permitindo uma qualificação realista, fundamental para direcionar a equipa de vendas para potenciais clientes. Com a IA, o algoritmo classifica automaticamente as oportunidades com maior probabilidade de conversão, através de informações do cliente, publicações nas redes sociais e o histórico de interação deste com o vendedor.
- Pesquisa de mercado – existem ferramentas de IA que centralizam as informações e analisam em volume, facilitando a análise de feedbacks de clientes e outras respostas quantitativas.
- Identificação de novas oportunidades – a inteligência artificial converte informação em conhecimento, possibilitando a identificação de janelas de oportunidade antes destas se concretizarem.
- Desenvolvimento de estratégias dedicadas – a IA consegue fornecer previsões precisas sobre resultados futuros com base em dados históricos, que respondem a questões como “que anúncio terá mais impacto no perfil de cliente esperado?”. Com essas informações e a identificação do público-alvo, é possível personalizar a mensagem, tornando-a mais eficaz.
- Chatbots e classificação automática das mensagens – os chatbots são uma ferramenta de marketing muito poderosa, que utiliza a inteligência artificial para responder aos clientes, de forma automática, em aplicações de mensagens. Nas redes sociais, por exemplo, o chatbot pode ser utilizado para desencadear um diálogo, que facilite a compra ou elimine dúvidas e objeções à conversão, a partir de uma mensagem, enviada pelo potencial cliente, com um texto específico. As respostas apenas precisam de ser programadas de antemão.
Plataformas de IA existentes no mercado
O ChatGPT, pertencente ao OpenAI, é um tema em voga, nos dias de hoje, pela sua aptidão para gerar textos numa linguagem muito semelhante a um humano, e capacidade de responder a questões, resolver equações matemáticas, fazer traduções, criar listas de tópicos, entre outros, a partir de perguntas e comandos de texto.
Uma das razões da crescente popularidade do ChatGPT é o interesse das empresas em melhorar a sua eficiência operacional, através de inteligência artificial e machine learning. No caso específico desta tecnologia, o valor principal prende-se com o facto de o ChatGPT estar em constante evolução e a aprimorar continuamente as suas respostas e habilidades aos desafios do mercado, podendo ser usado numa grande variedade de contextos.
Contudo, apesar de ser o mais falado, não é o únicoprograma de IA que existe. Na verdade, existe uma grande panóplia de ferramentas que, pela sua facilidade de uso e proximidade à interação humana, deverão ter um lugar privilegiado na sua estratégia de negócio.
Destacamos dez exemplos de plataformas de inteligência artificial, que podem ser usadas em diferentes áreas de atuação.
- IBM Watson: o Watson foi criado pela IBM para auxiliar profissionais, desenvolvedores, startups e empresas a construírem sistemas cognitivos que possam melhorar processos, interações e ações.
- Google Cloud AI: é uma plataforma de IA do Google, que inclui diversas ferramentas e serviços para a construção de aplicações de IA. Isso inclui ferramentas de machine learning, de análise de dados e de processamento de linguagem natural.
- Amazon AI: ferramenta de IA que dispõe de diversos serviços de IA, como reconhecimento de imagem e voz, chatbots, assistentes virtuais e machine learning.
- Salesforce Einstein: trata-se de uma plataforma de IA, oferecida pela Salesforce, que inclui diversos recursos de inteligência artificial para aprimorar as soluções de CRM (Customer Relationship Management) da empresa.
- TensorFlow: de código aberto e desenvolvida pelo Google, é uma ferramenta de IA utilizada para construir modelos de machine learning e é uma das plataformas de IA mais populares entre os web developers.
- Clarifai: plataforma de IA especializada em reconhecimento de imagem e vídeo. Pode ser usada para identificar objetos, pessoas, animais e outras entidades em imagens e vídeos, além de reconhecer sentimentos e emoções.
- Ayasdi: serve para análise de dados e descoberta de insights, através de técnicas avançadas de machine learning e análise topológica para identificar padrões e tendências em grandes conjuntos de dados.
- UiPath: o UiPath é uma plataforma de automação de processos robóticos, que usa IA para tarefas repetitivas. Pode ser aplicado a diversas áreas, como finanças, recursos humanos e atendimento ao cliente.
- Cognitivescale: ferramenta de IA que serve para criar soluções personalizadas de negócios.
- IBM Watson Health: a sua função é analisar um grande volume de dados médicos e fornecer informações que sirvam para melhorar a eficiência e a eficácia dos cuidados de saúde.
Estes são alguns exemplos de plataformas de IA disponíveis no mercado, cada qual com capacidades e aplicações específicas, mas existem muitas mais.
Avalie cuidadosamente o assunto e identifique qual ou quais trariam benefícios significativos para o seu negócio. E mantenha-se ciente de que a inteligência artificial não é uma solução mágica para todos os problemas empresariais, mas sim um vantajoso complemento.