O processo de emissão de Facturas passa, obrigatoriamente, por 3 estados, sendo o primeiro o “Rascunho”; razão pela qual após preencher os dados a mesma fica sempre nesse estado primeiro.
Uma factura passa por três estados:
– Rascunho:
Primeiro estado da factura após a sua criação. Este estado de rascunho tem o propósito de despiste de erro, ou seja é aconselhado que verifique se os elementos na factura estão correctos.
Neste estado, pode editar o documento (caso seja necessária alguma alteração do seu conteúdo), apagar a factura se quiser eliminar o rascunho ou se estiver tudo correcto clicar no botão “Finalizar”.
– Final:
Aqui o documento finalizado assume valor oficial e fiscal, é atribuido um número de série (Factura 01/2013) e fica certificado. A factura finalizada não pode ser editada, ela encontra-se ‘fechada’ sem possibilidade de alteração.
– Pago:
O último estado do processo de emissão de uma factura. Esta acção não tem qualquer influência na factura em si apenas se reflecte nos gráficos de Visão Global e nos Relatórios.
Nesse sentido é aconselhável que actualize sempre o documento com base nos pagamentos de modo a que os gráficos e relatórios contenham a informação o mais fidedigna à realidade possível.