Para empresas com problemas de tesouraria e liquidez existe o factoring: mecanismo financeiro que permite obter financiamento atempado e antecipar os recebimentos.
É o adiantamento do valor em dívida por uma instituição financeira à sua empresa. Por exemplo, se emitir uma factura de 1000€ a um cliente pode, antes da mesma vencer, recorrer a um banco para a saldar.
Quando o cliente pagar a factura fá-lo directamente com a instituição financeira. Dependendo da instituição, pode estar incluída uma garantia para o risco de não pagamento.
Porquê recorrer ao factoring?
O factoring pode ser um instrumento de gestão complementar ao crédito bancário, ao leasing ou ao capital de risco, sobretudo no caso das PME que ainda não têm a sua situação financeira equilibrada ou que preferem delegar a tarefa da gestão dos créditos a clientes.
Destina-se a empresas que vendam produtos ou serviços a outras empresas ou organismos públicos, independentemente de dimensão, de sector de actividade e de actuarem no mercado nacional ou de exportação.
Quais as vantagens?
* Simplificação das operações de gestão e de créditos;
* Liquidez imediata;
* Melhor planificação da tesouraria;
* Redução dos custos administrativos de pessoal e de comunicações;
* Maior capacidade de financiamento;
* Segurança das vendas a crédito.
Quais as desvantagens?
* O crédito pode ser cancelado em caso de incumprimento persistente do cliente da empresa;
* Perigo de se concentrar apenas nos créditos de curto prazo;
* Pode não cobrir as margens de câmbio;
* Etc.