A evolução dos métodos de pagamento e o que nos espera no futuro

A evolução dos métodos de pagamento é surpreendente e a tecnologia tem sido a sua principal impulsionadora. Neste artigo, iremos olhar brevemente para a história, os hábitos dos consumidores portugueses e que tendências podemos esperar ver no futuro.
A evolução dos métodos de pagamento e o que nos espera no futuro - A evolução dos métodos de pagamento é surpreendente e a tecnologia tem sido a sua principal impulsionadora. Neste artigo, iremos olhar brevemente para a história, os hábitos dos consumidores portugueses e que tendências podemos esperar ver no futuro.

A evolução dos métodos de pagamento tem sido surpreendente. Começámos por usar o método de troca direta e hoje em dia usamos pagamentos digitais, o que nos permite viver sem precisar de lidar com dinheiro físico.

Atualmente, graças à tecnologia, estas mudanças acontecem mais depressa do que nunca, o que exige que os negócios tenham um olhar estratégico que lhes permita acompanhar as expectativas dos consumidores em relação à experiência de pagamento.

No futuro, esperamos ver ainda mais inovações no setor, à medida que os pagamentos contactless e as criptomoedas se tornam mais populares.

A história dos métodos de pagamento

Durante as civilizações antigas, o método de pagamento usado era o sistema de troca direta de bens, ou seja, as pessoas compravam um bem oferecendo outro de igual valor para o vendedor. 

Como este tipo de transações não era o mais prático, eventualmente a humanidade começou a usar prata e outros metais para as suas trocas e, em algumas partes do mundo, usavam-se materiais mais leves e fáceis de carregar como grãos (na Mesopotâmia) ou conchas (na China, África, Oceânia e Américas).

Acredita-se que foi no século VII a.C. que surgiram na zona Oeste da Turquia as primeiras moedas, tal como as conhecemos hoje, feitas através de uma liga metálica de ouro e prata. Já no século IX surgiu na China o papel-moeda, que iria evoluir até 1661 quando foi emitida a primeira nota de banco na Suécia.

Passado pouco mais de um século, em 1780, surgiram os primeiros cheques e, em 1914 apareceu o primeiro cartão de crédito, emitido pela Western Union. Em 1958 foi introduzido o cartão de crédito de plástico pela American Express e, em 1979, surgiram os cartões tal como os conhecemos hoje graças à Visa.

Apesar da internet ter sido inventada nos anos 60, o seu uso apenas foi popularizado nos anos 80. A sua adoção em massa permitiu uma revolução importante nos métodos de pagamento utilizados e, entre 1994 e 2005, surge o comércio eletrónico que se expande rapidamente.

Durante este período de tempo, em 1998, foi criado o primeiro sistema de pagamentos digitais e também pagamentos móveis por SMS e homebanking. Hoje em dia, em pleno século XXI, testemunhamos o nascimento de métodos de pagamento com recurso a plataformas móveis e criptomoedas.

Métodos de pagamento mais populares em Portugal

Nesta seção pretendemos partilhar algumas das conclusões que fazem parte de um estudo de mercado sobre o e-Commerce em Portugal, promovido pelos CTT, e analisado aqui no Blog do InvoiceXpress. Este estudo decorreu entre os meses de julho e setembro de 2021.

Este estudo concluiu que, em 2021, o dispositivo mais utilizado pelos consumidores portugueses para fazerem as suas compras online foram os smartphones. Estes foram os únicos dispositivos cuja utilização aumentou em relação aos dados no ano anterior.

É expectável que esta tendência continue e que o smartphone passe a ser o principal dispositivo utilizado nas compras em lojas online.

Em relação aos métodos de pagamento, o mais usado pelos portugueses continuou a ser o PayPal que reforçou a sua liderança em 2021.

O relatório conclui que, devido ao contínuo aumento da utilização do PayPal e MBWay, é seguro assumir que esta tendência poderá continuar no mercado português no futuro.

Métodos de pagamento: 5 tendências que podemos esperar no futuro

É impossível adivinhar o futuro mas, ao olharmos para a evolução das preferências dos métodos de pagamento e acompanhando a evolução digital, conseguimos ter uma boa ideia sobre qual é a evolução mais provável e, em consequência, as tendências que podemos esperar ver.

1. Pagamentos móveis

Como vimos anteriormente, o uso de smartphones para pagamentos online tem vindo a aumentar em detrimento de outros dispositivos. É expectável que esta preferência continue a crescer em popularidade no futuro.

É possível que haja uma grande evolução neste tipo de pagamentos, tornando-o cada vez mais fácil, rápido e, acima de tudo, seguro. Exemplos desta evolução até agora são os pagamentos com NFC, QR code e poderá até mesmo vir a ser possível fazer pagamentos apenas com reconhecimento facial, sem que haja necessidade de senhas ou cartões.

2. Pagamentos com criptomoedas

As criptomoedas, como o Bitcoin, têm vindo a ganhar popularidade nos últimos anos e espera-se que isso continue no futuro. Elas oferecem uma forma de pagamento segura e anónima, e algumas empresas já as começam a aceitar como forma de pagamento.

Atualmente um em cada 10 utilizadores possui criptomoedas e é esperado que este número aumente no futuro.

3. Pagamentos digitais

Esta é também uma continuação de uma tendência que se tem verificado até agora. Com o aumento do e-commerce, espera-se que os pagamentos digitais continuem a crescer em popularidade no futuro.

Nestes incluem-se pagamentos através de gateways, como o PayPal, e até pagamentos diretamente com cartões de crédito ou débito.

4. Pagamentos automatizados

As transações programadas estão a tornar-se cada vez mais populares. Isto permitirá que as pessoas programem pagamentos para serem feitos automaticamente, sem que precisem de se lembrar de os fazer manualmente.

5. Pagamentos com inteligência artificial

A inteligência artificial anda cada vez mais nas bocas do mundo e, não será descabido esperar que seja aplicada aos meios de pagamento. Isto poderá permitir que as pessoas façam pagamentos com a ajuda de assistentes virtuais, como a Alexa, tornando as transações mais fáceis e rápidas.


A evolução dos métodos de pagamento tem sido constante ao longo dos anos, com novas tecnologias e tendências a surgir de forma contínua.

Desde o uso de moedas até pagamentos digitais, a forma como as pessoas fazem transações financeiras mudou significativamente. No futuro, espera-se que os pagamentos móveis, as criptomoedas, os pagamentos contactless e com reconhecimento facial sejam cada vez mais populares. 

Com certeza, a tecnologia continuará a evoluir e a transformar a forma como lidamos com dinheiro. Já as empresas deverão acompanhar estas tendências para se poderem adaptar e responder às necessidades e expectativas dos seus consumidores.

Tal implica ser capaz de diversificar os métodos de pagamento oferecidos tanto numa loja online como numa loja física, e utilizar um programa de faturação certificado, como o InvoiceXpress, que, através da sua API e dos plugins disponíveis, permite integrar com o seu negócio para que a sua emissão de faturas se torne automática.

Picture of Beatriz Abreu Peixoto

Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.