5 dicas de tesouraria para empreendedores

Gerir as necessidades da tesouraria de uma empresa é uma tarefa de grande responsabilidade que deve ser efectuada com cuidado.

Gerir as necessidades da tesouraria de uma empresa é uma tarefa de grande responsabilidade que deve ser efectuada com cuidado.

Uma área vital que não pode ser descurada é a gestão da tesouraria. Esta pode ser a chave para o seu sucesso. Siga as seguintes dicas:

Mapa de tesouraria
: Elabore um mapa de tesouraria, de preferência a seis meses e com actualizações trimestrais. O objectivo é ter um documento, actualizado com frequência, que permita ter uma visão global e saber se existe capital suficiente para obrigações da empresa.

Antecipe os problemas
: O mapa de tesouraria permite antecipar dificuldades, como futuras rupturas de tesouraria. Deste modo, poderá preparar uma abordagem a financiadores/investidores ou reestruturar a sua empresa.

Contorne os problemas de liquidez
: Opte por diminuir o nível de ‘stocks’ (aumentando assim a liquidez), diminuir o crédito a clientes (limitando os prazos e condições de pagamento) e aumentar o crédito a fornecedores (gerindo o prazo de pagamento para períodos mais longos).

Obtenha financiamento à tesouraria
: Os bancos funcionam como mediadores de liquidez e ajudar a curto prazo as necessidades de tesouraria. Este financiamento tem como objectivo ajudar a suportar os atrasos nos pagamentos. O reembolso deste tipo de crédito ocorre normalmente quando recebe dos clientes.

Conheça os diferentes tipos de apoio à tesouraria
: As instituições financeiras disponibilizam vários produtos de financiamento à tesouraria das empresas, entre eles:

* Desconto comercial – antecipar recebimentos das vendas a prazo suportadas em Letras;
* Financiamento titulado por livrança – título de crédito, no qual a empresa se compromete a pagar o montante da dívida à entidade financiadora;
* Crédito em conta corrente – também conhecido como “descoberto bancário”, tem um montante máximo e prazo determinado;
* Factoring – aquisição de créditos a curto prazo;
* Gestão automática de tesouraria – associação de várias contas, com transferência de fundos entre as contas, em função do excesso ou falta de liquidez.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.