Desde o dia 1 de Julho de 2013 que é obrigatório comunicar toda a sua faturação e documentos de transporte à Autoridade Tributária e Aduaneira. Pode fazê-lo através do ficheiro SAF-T ou pode comunicar os seus documentos automaticamente através do seu programa de faturação.
Update: Consulte este artigo com o passo a passo de configuração da comunicação automática à AT no Portal das Finanças atualizado.
Com o InvoiceXpress pode comunicar as suas faturas e guias em tempo real (Configurações > Comunicação com o Estado > Método de comunicação com a AT), mas primeiro precisa de ter um sub-utilizador no Portal das Finanças.
Passos de configuração no Portal das Finanças para comunicar documentos automaticamente à AT
Aceda ao Portal das Finanças, faça login e siga os seguintes passos:
1. No menu lateral, aceda a Serviços Tributários.
2. Clique em Outros Serviços.
3. Seleccione Gestão de Utilizadores.
4. Clique em Criar Um Novo Utilizador. Se já criou um sub-utilizador para comunicar as suas facturas, seleccione-o, clique em “Alterar Dados” e salte para o passo 6.
5. Agora, defina qual a senha do seu sub-utilizador. É esta a senha que deve usar ao configurar o InvoiceXpress.
IMPORTANTE: na configuração do InvoiceXpress deve inserir o seu sub-utilizador (ex: 508025338/1) e não o nome que lhe tiver dado.
6. Assinale a opção WFA – Comunicação de dados de faturas e a WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte.
7. Por fim, clique em Continuar.
Pode agora usar este sub-utilizador para comunicar as suas faturas e documentos de transporte, em tempo real, à Autoridade Tributária e Aduaneira.
Aceda às Configurações da sua conta e ao separador de Comunicação com o Estado.