Sabe o que são competências digitais e como pode desenvolvê-las?

Hoje em dia é raro o negócio que não precisa de lidar com o mundo digital, e os que resistem fazê-lo depressa ficarão para trás. O sucesso de um negócio está intimamente ligado à sua capacidade de lidar com tecnologias e de as usar a seu favor. É aqui que entram as competências digitais.
Competências digitais: o que são, como desenvolvê-las e a sua importância para o sucesso de qualquer negócio

Independentemente de serem freelancers, empreendedores ou trabalhadores por conta de outrem, já não basta alguém dominar um idioma ou ter uma formação superior que lhe permita trabalhar numa determinada indústria – entraram em joga as competências digitais.

Para ter sucesso no meio profissional, é imprescindível ter competências digitais. Isto porque são elas que facilitarão uma evolução contínua, que será vital para trabalhadores e negócios em qualquer indústria.

O que são as competências digitais?

Segundo o documento de análise das ações da União Europeia para combater o défice de competências digitais, em 2019, ainda 35% da população ativa entre os 25 e os 64 anos não possuía competências digitais básicas. No entanto, estas são cada vez mais importantes no mercado de trabalho.

Ter competências digitais não significa apenas aprender a utilizar um determinado programa. Significa ter um conjunto de habilidades e atitudes que permitem uma facilidade em lidar com diversos dispositivos, sistemas e plataformas digitais. Isto para que cada pessoa tenha mais autonomia e versatilidade, seja no trabalho ou até na sua vida pessoal.

De acordo com o Quadro de Referência Europeu, a competência digital é uma das oito competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Ela é definida como a capacidade de utilização segura e crítica das tecnologias no trabalho, nos tempos livres e na comunicação.

Qual a sua importância para os negócios?

Qualquer negócio que queira tirar o maior partido das tecnologias, e acompanhar a evolução do mundo digital, precisa de colaboradores que tenham competências digitais. Isto porque são elas que vão permitir:

  • Melhor gestão do tempo: graças ao conhecimento necessário para utilizar softwares que permitam a automação de tarefas e dispositivos que agilizam as funções dos trabalhadores. Tudo isto permitirá cumprir os prazos definidos e, em alguns casos, encurtá-los.
  • Otimização de custos: muitas das tecnologias de que dispomos permitem uma redução do desperdício de recursos e aumentar a produtividade sem elevar custos de produção. Isto leva a uma relação custo-benefício mais vantajosa para os negócios que lhes permite produzir cada vez mais por menos.
  • Maior criatividade e inovação: a transformação digital permitiu aos trabalhadores refletir sobre questões e desafios rotineiros de forma a encontrar soluções criativas e inovadoras. Trabalhadores com competências digitais são mais proativos e autónomos no que toca a antecipar imprevistos e reagir a situações adversas.
  • Administração mais eficiente: permite um melhor manuseamento de computadores, tablets, smartphones, aplicações e outros recursos digitais. Estes irão facilitar a comunicação entre os diferentes departamentos de uma empresa e acesso a mais informações. A interação entre todas estas ferramentas digitais também permite aumentar a eficiência de tarefas rotineiras.

Que competências digitais existem?

Segundo o programa INCoDe.2030, as competências digitais dividem-se nas seguintes áreas:

  • Dispositivos tecnológicos: ser capaz de diferenciar dispositivos tecnológicos e os seus diferentes componentes.
  • Literacia da informação: saber pesquisar, gerir e analisar informação digital. Para isto é preciso que haja uma compreensão da lógica de pesquisa e uma capacidade de distinguir qual é a informação verdadeiramente relevante. Isto irá permitir economizar os recursos de uma empresa.
  • Comunicação e cidadania: entender os diferentes canais de comunicação de forma a que haja uma interação eficaz com o cliente. Esta interação acontece desde o momento em que é feito o pedido de informação e até ao suporte pós-venda. Por outro lado, para que a colaboração com os restantes membros da equipa também seja a mais eficiente.
  • Criação de conteúdos: utilizar as várias plataformas e ferramentas para criar, modificar, gerir e partilhar conteúdos nos diferentes formatos (texto, imagem, áudio, vídeo, etc.) em ambiente digital. Também é importante reconhecer os direitos de propriedade intelectual e licenças de utilização de conteúdo produzido por terceiros.
  • Segurança e privacidade: entender quais são as ameaças que as empresas enfrentam no meio digital e saber prevenir eventuais falhas, controlando o acesso a informação privada e sensível.
  • Desenvolvimento de soluções: mais importante do que analisar a informação é saber interpretá-la de forma crítica. Isto irá permitir identificar necessidades e possíveis problemas em ambiente digital e elaborar estratégias para os resolver.

Como promover o desenvolvimento de competências digitais no seu negócio?

As competências digitais devem estar em constante atualização e expansão, uma vez que a tecnologia também está constantemente a evoluir. Um exemplo bem concreto é a recente evolução da Inteligência Artificial.

Isto também implica que uma formação constante não é suficiente. É preciso criar oportunidades para pôr esse conhecimento em prática. 

Apenas através da prática é que freelancers, empreendedores e trabalhadores irão perceber a vantagem de desenvolver estas capacidades. Isto irá motivá-los a continuar o processo de constante aprendizagem.

Para isso, os freelancers e empreendedores devem participar em ações de formação, workshops e outros cursos que lhes permitam adquirir novas competências digitais. Para além disso, as pequenas e médias empresas também deverão proporcionar essa oportunidade aos seus trabalhadores.

Foi com o intuito de ajudar a promover o desenvolvimento das competências digitais que o Governo português criou a “Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030”. Este programa disponibiliza no seu site vários kits de aprendizagem que podem ser consultados por todos os que pretendem desenvolver as suas competências digitais.

Desenvolva as suas competências sobre faturação

Todos os negócios precisam de lidar com o mundo digital. Até mesmo os negócios com lojas físicas ou que prestem serviços presenciais.

Não há nenhum negócio que possa ignorar a importância de ter uma forte presença online ou de recorrer a ferramentas digitais. Isto porque estas têm o potencial para otimizar os seus procedimentos, reduzindo assim os custos de produção.

Para um uso eficiente das tecnologias, os freelancers e empreendedores devem atualizar e pôr em prática as suas competências digitais. Estas vão muito para além de aprender a trabalhar com uma ferramenta. Este é um investimento que beneficiará qualquer negócio, já que lhe permitirá manter-se a par da evolução do mundo digital, tirando partido dos recursos disponíveis.

Se gostava de desenvolver as suas competências sobre faturação, particularmente aumentar o seu conhecimento sobre as regras da Autoridade Tributária e os benefícios de um software de faturação online, recomendamos que espreite o nosso Curso de Faturação Gratuito para Empreendedores.

Picture of Beatriz Abreu Peixoto

Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

Artigos relacionados:

Curso

CURSO GRATUITO

Curso Gratuito de Faturação para Empreendedores. Inscreva-se já!

INVOICEXPRESS

Emita facturas em segundos e sem complicações Veja a apresentação.

Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.