Whatsapp Business: o seu negócio precisa desta ferramenta


A nível mundial é a rede social que mais cresceu, a mais usada e a que dá mostras de manter uma tendência de subida nos próximos anos. Falamos, sim, do WhatsApp, não de qualquer outra plataforma em social media. E vamos falar, sim, das inúmeras vantagens em trazer o seu negócio para este universo, aproximando-o dos seus atuais ou futuros clientes.

Atualmente, todos usamos redes sociais. Mais: hoje, todos temos um perfil no WhatsApp, canal de conversação detido pelo Grupo Meta (Facebook e Instagram) onde podemos manter contacto com uma, duas ou um número infindável de pessoas.

É, portanto, o espaço digital onde quase todos marcam presença: cerca de dois mil milhões de utilizadores, em mais de 180 países e 60 idiomas diferentes. Diariamente são trocadas 100 mil milhões de mensagens em todo o mundo e, durante esse período, cada pessoa passa, em média, 38 minutos na plataforma. O mesmo é dizer 19,4 horas/mês!

O crescimento, desde 2014, foi de 365% — de 465 milhões para 2 mil milhões de utilizadores à data que este artigo é redigido. Leu bem, não nos enganámos: os números são astronómicos.

É, também — e sobretudo pelos dados apresentados — uma possibilidade bastante real e lucrativa para o seu negócio e será esse o foco nas próximas linhas: mostraremos como pode usar esta rede para benefício da sua empresa.

O que é o WhatsApp Business?

O uso comercial desta rede social faz-se no WhatsApp Business, pelo que este é o primeiro passo a dar: fazer o download da aplicação. O nível de desenvolvimento atual da plataforma privilegia empresas de pequena ou média dimensão que pretendam criar uma ligação bastante próxima com os seus clientes. Para isso, e de forma resumida, a app disponibiliza uma ferramenta de apresentação do seu catálogo de produtos, análise de métricas e respostas rápidas — detalhe essencial para esta rede.

Mas há mais: o atendimento ao cliente pode — e deve! — ser personalizado, criando, lá está, a ideia de proximidade através de mensagens altamente direcionadas. Por outro lado, é possível automatizar o envio destas, segmentando o seu público — tal como já é trabalhado em email marketing, através das newsletters.

Mas, para que entenda em profundidade todas as vantagens desta aplicação e para que possa colocá-la ao serviço da sua empresa, vamos, ponto a ponto, navegar através das suas principais funcionalidades.

O catálogo de produtos no WhatsApp Business

Relativamente fácil de intuir, esta ferramenta permite mostrar os seus produtos através de fotografias, informações sobre os mesmos de forma detalhada e, claro, o seu valor. Estes dados estão disponíveis para consulta nas “Informações do Perfil” do WhatsApp Business.

Também é possível, durante uma interação com o cliente, partilhar o produto pretendido, oferecendo logo ali uma visualização mais clara e imediata. O cliente sente-se confortável e confiante com esta disponibilidade e clareza na comunicação. Além da autenticidade do trato que muitos acreditam não existir em plataformas digitais. Desta forma, a decisão de compra fica mais perto de suceder.

Localização, horários e ausências

Em ambiente digital, é bastante relevante mostrar aos seus clientes/seguidores onde e quando está disponível, não defraudando expetativas. O primeiro ponto mencionado no subtítulo é a localização e esta ganha uma importância ainda maior quando a atuação comercial tem forte impacto no bairro onde se insere. Ter o mapa para se fazer uma navegação via GPS pode ser uma excelente ideia.

Já os horários, da mesma forma que estão afixados nas portas dos estabelecimentos físicos, devem também estar bem explícitos para quem procura os seus serviços ou produtos via WhatsApp Business. Assim, evitará momentos de transtorno devido a uma não resposta. Nestes casos, fora do horário de expediente, sugerimos a criação de uma mensagem automática de ausência, informando que apenas voltará ao trabalho no dia seguinte ou dali a umas horas. Evitar esperas, demoras e ausências de resposta. Fulcral!

Estatísticas, métricas e etiquetas: a importância dos números

Em qualquer rede social, a análise de resultados é fundamental para medir o pulso ao negócio. No WhatsApp Business não é diferente. Apesar de, atualmente, não disponibilizar um painel exaustivo de métricas, já é possível reter dados relevantes para o negócio.

Nesta fase, é possível consultar se os clientes estão a ler as mensagens enviadas ou mesmo se estas foram entregues ao destinatário.

Outro aspeto que auxilia o negócio nesta rede social passa pela utilização de etiquetas para organizar conversas de acordo com temas, produtos, serviços ou outro aspeto que pretenda assinalar para, mais tarde, consultar: “novo cliente”, “nova encomenda”, “por pagar”, “pago” são alguns exemplos. Pode, claro, criar os nomes das suas etiquetas e dar-lhes cores diferentes para que as consiga identificar.

Destaque-se da concorrência: siga estas dicas no WhatsApp Business

Já aqui dissemos: o WhatsApp está longe de ser novidade e é uma plataforma cada vez mais usada por pequenas e médias empresas. Ainda assim — e por privilegiar os negócios desta dimensão/tipologia — existem alguns truques que não pode deixar de colocar em prática.

O primeiro é a celeridade na resposta. É essa a expetativa de quem comunica através desta rede social e, por isso, deixar o cliente com uma pergunta por responder durante algum tempo é perdê-lo, muito provavelmente, para sempre.

Outra dica importante é a adequação da comunicação nesta rede social: migre o seu tom de voz para o WhatsApp — afinal de contas, a sua empresa tem uma forma de comunicar — mas adapte a interação para uma lógica mais pessoal. Íntima, até. Não se esqueça: geralmente, estará a falar apenas para uma pessoa, não para dez mil. O cliente quererá um tratamento especial, personalizado e o seu negócio terá forçosamente de se adaptar a este tipo de exigência, como se lhe estivessem a bater à porta na sua loja física.

Mesmo que tenha bem visível todas as informações relativas ao seu negócio, sempre que existirem alterações ao funcionamento padrão da empresa, informe os seus seguidores. Eles sentir-se-ão especiais e terão em conta a importância que a empresa lhes dá. A empatia pode começar por aqui.


Além das vantagens para a sua organização aqui elencadas, existe ainda uma outra: a facilidade na criação de uma página de WhatsApp Business, evitando os normais constrangimentos de mudança ou criação de uma nova plataforma. Em duas palavras: comece já!


Ângelo Delgado

Copywriter, escritor e antigo jornalista, pretende ainda escrever guiões para cinema, pois já os escreve para publicidade. Tudo o que esteja ligado à palavra, tem a atenção do Ângelo.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!