Webinar: como usar para vender mais


Os webinars são uma poderosa ferramenta para interagir com leads, fidelizar clientes e também podem contribuir para aumentar as vendas. Saiba como utilizá-los de forma eficaz.

O webinar é um formato de entrega de informação popular, que lhe permite falar diretamente com os seus potenciais clientes, apresentar-lhes as vantagens do seu produto, educá-los sobre determinado tema, fortalecer a imagem da sua empresa e posicioná-lo como especialista na sua área de negócio.

Com tantas vantagens, não ficou curioso para saber mais? Então, acompanhe-nos neste artigo. 

O que é um webinar?

O webinar é um vídeo em formato de palestra, seminário ou workshop, ministrado em tempo real ou gravado, que dura, por norma, entre uma a duas horas. É mais fácil de organizar do que um evento presencial, pois pode ser disponibilizado para um público amplo com o mínimo de recursos, e podem ser abordados os mais variados temas.

É uma excelente ferramenta de marketing para gerar leads. Apresenta uma boa taxa de engagement, dado que permite que o público interaja com os oradores, e o principal objetivo é levar à conversão através da narrativa.

De que forma? Utilizando o storytelling e a jornada do herói do especialista, que conta aos espectadores como começou, quais os sucessos e fracassos ao longo do percurso, como alcançou o resultado final e como cada pessoa poderá fazer o mesmo.

Por que deve usar os webinars como parte da estratégia da marca?

Os webinars podem ser uma ótima estratégia de marca, pois oferecem uma ampla gama de oportunidades junto do seu público-alvo.

Tem dúvidas? Então, confira a lista que se segue. 

  • Os webinars permitem que as empresas/marcas partilhem informações valiosas com um público-alvo específico, de forma interativa e ao vivo. 

  • Podem ser usados para educar os clientes sobre produtos ou serviços, partilhar insights da indústria ou entrevistar especialistas.

  • Os webinars podem ser gravados e usados posteriormente ​​como lead magnets, para atrair ainda mais potenciais clientes.

  • Este formato de divulgação de informação ajuda a criar confiança e credibilidade junto do seu público-alvo. Ao fornecer informações pertinentes e vantajosas, consegue estabelecer-se (ou à sua marca) como especialista na sua área de atuação.

  • Os webinars podem e devem ser usados para angariar leads e gerar vendas. Pode usar um webinar para mostrar os seus produtos e, em seguida, oferecer um desconto especial para os participantes que adquiram o serviço durante ou logo após o evento.

  • São uma ferramenta eficaz para envolver a audiência, pois permitem sessões de perguntas e respostas em direto. Além de criar uma conexão mais profunda entre espectador e orador, ajuda a criar um senso de comunidade.

  • Com os webinars consegue alcançar um grande público de forma económica e eficiente. Ao contrário dos eventos presenciais, os webinars podem ser assistidos por qualquer pessoa com conexão à internet, independentemente da sua localização.

  • É possível acompanhar e medir o sucesso do evento. As plataformas de transmissão de webinars, geralmente, fornecem análises e métricas detalhadas, como o número de participantes, taxa de interação e taxa de conversão. Estas informações podem ser usadas para melhorar futuros eventos online e ajustar a sua estratégia geral de marketing.

  • Os webinars permitem aumentar o reconhecimento da marca, levando ao alcance de novos públicos.

  • Após o evento, pode aproveitar o vídeo para marketing de conteúdo, usando-o para criar um podcast, vídeo para redes sociais ou para anúncios e, assim, alcançar mais pessoas mesmo após o término do evento.

  • Os webinars são muito versáteis e podem ser usados em várias etapas do funil de vendas, desde a captação à conversão, passando pela nutrição. No topo de funil pode abordar um tema mais geral, no meio de funil um tópico mais específico e no fundo do funil, poderá ter uma demonstração do produto.

Como fazer um webinar?
12 dicas para entregar um webinar de qualidade e com alto potencial de conversão

Os webinars são uma estratégia poderosa para impulsionar as vendas de produtos ou serviços e construir uma base de clientes fiéis. Para entregar um webinar de qualidade, siga as treze dicas que lhe trazemos:

  1. Comece por definir o seu público-alvo e adapte o conteúdo às suas necessidades e interesses específicos

Compreender a audiência é crucial para criar um webinar ajustado às suas dores. Determine os dados demográficos, desejos, objetivos e problemas em comum, de forma a abordar conteúdo adequado e pertinente, que mantenha os espectadores envolvidos durante o webinar.

  1. Inicie a promoção do webinar com antecedência

Promova o webinar através de email, redes sociais e todos os outros canais que tenha à sua disposição e que sirvam para criar buzz. Quanto mais pessoas souberem sobre o evento, maior a probabilidade de ter um público robusto.

Incentive os participantes a convidarem amigos e familiares e use anúncios de remarketing para pessoas que interagiram com a sua marca online.

  1. Use recursos visuais cativantes para manter o público interessado e participativo

Utilize imagens, vídeos e outros elementos multimédia para auxiliar o discurso e tornar o conteúdo mais envolvente. Isso ajudará a manter os participantes focados durante o webinar.

Certifique-se de que a sua apresentação está bem organizada, fácil de acompanhar e visualmente atraente. Use títulos, subtítulos e esquemas para organizar o conteúdo, e imagens e vídeos para quebrar o monólogo e tornar a informação mais apetecível.

  1. Incentive a interação dos participantes por meio de sessões de perguntas e respostas

Dê às pessoas a oportunidade de colocarem questões e, em seguida, forneça respostas completas. A interatividade mantém os participantes envolvidos e dá-lhe feedback sobre as possíveis objeções.

Durante o período em que decorre a sessão de perguntas e respostas, mantenha a sua oferta bem visível.

  1. Tenha uma chamada de atenção clara (CTA) 

Direcione os participantes para a próxima etapa, seja ela inscreverem-se para uma avaliação gratuita, comprar um produto ou subscrever um serviço. O CTA deve ser claro e atraente, de forma a converter os leads em clientes. E não se esqueça de fornecer um link ou informações de contato para facilitar a ação.

  1. Avalie o desempenho do seu webinar e use o feedback para melhorar eventos futuros

Analise as métricas e recolha o feedback dos participantes para retirar informações detalhadas que lhe permitam fazer alterações e melhorar a sua estratégia, bem como futuros webinars.

  1. Escolha uma plataforma profissional e confiável

Use uma plataforma adequada para lidar com um grande volume de participantes e que tenha um suporte técnico célere. A escolha da plataforma é essencial para garantir que o webinar ocorra sem problemas.

Algumas das plataformas mais conhecidas, são:

  1. Streamyard

  2. WebinarJam

  3. OBS studio

  4. EverWebinar

  5. Crowdcast

  6. Demio

  7. EasyWebinar

  8. WebinarNinja

  9. Livestorm

  10. WebinarGeek

  11. LiveWebinar

  12. My Own Conference

  13. ClickMeeting

  14. Google Meet

  15. YouTube

  16. Zoom

  17. BigMarker

  18. GetResponse

  19. Livestream

  20. Webex

  1. Esteja preparado para resolver questões técnicas

Pratique e teste os equipamentos com antecedência, para garantir que tudo flui de forma serena no webinar. Tenha um plano de backup, caso ocorram dificuldades técnicas.

  1. Faça uma oferta irresistível

Ofereça um desconto especial aos participantes que comprem durante ou imediatamente após o webinar. Ative o senso de urgência e impele-os a agir por impulso, para não perderem as condições especiais.

  1. Conte uma história

Use histórias e exemplos da vida real para tornar o seu conteúdo mais identificável e atraente. As pessoas são mais propensas a lembrarem-se de relatos e exemplos com os quais se identificam.

  1. Convide palestrantes relevantes

Ter um convidado especializado no assunto, a partilhar a sua opinião e insights preciosos, também pode ser uma maneira eficaz de aumentar a participação e o engagement. Além disso, traz credibilidade ao seu webinar.

  1. Seja audaz e inovador

Coloque na mesa a opção de realizar uma série de webinars sobre um tópico específico, com diferentes episódios. Assim, perante as inscrições repetidas, consegue determinar qual é o seu público quente, ou seja, aquele que está pronto a comprar. Com essa informação, conseguirá desenvolver campanhas mais diretas e eficazes.

  1. Transmita confiança

A confiança é um sentimento que transparece, portanto, treine as vezes que forem necessárias até se sentir seguro e confortável com o tema e com a exposição ao público. Os espectadores conseguem sentir o à-vontade dos oradores.

Adicionalmente, poderá destacar as estratégias abordadas no evento e incentivar os participantes a agirem e a implementarem o que aprenderam.

Forneça links de publicações do seu blog, e-books relevantes, convide-os a juntarem-se à sua lista de email para receberem novidades e reforce os descontos aplicados durante o webinar. Aqui, estará a apelar ao gatilho da reciprocidade e, potencialmente, a impeli-los à compra. 

Em suma, com todas as vantagens que um webinar traz ao seu negócio, é importante estar preparado para faturar em volume de forma descomplicada e automatizada.

Por isso, melhore os seus processos de faturação com o software do InvoiceXpress, o programa de faturação certificado pela Autoridade Tributária, que lhe permite mudar de plano conforme as suas necessidades.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!