Como utilizar Vídeo Marketing para vender mais e fidelizar


Os vídeos são um excelente método para explicar conceitos de forma simples, demonstrar as utilidades de um produto ou serviço, gerar autoridade, aumentar o engagement e tempo de permanência num site, entre muitas outras vantagens. Descubra que tipos de vídeos pode fazer para criar uma estratégia de Vídeo Marketing.

Muito além de entretenimento, os internautas procuram vídeos online para aprenderem coisas novas e se manterem informados. Em muitos casos, são os vídeos que ajudam na tomada de decisão de compra.

Investir em Video Marketing abre as portas a grandes oportunidades de crescimento e negócios, através da atração, conversão e fidelização de clientes. Mais do que uma tendência, o vídeo passou a ser um dos pilares de qualquer estratégia de marketing.

O que é Video Marketing?

Melhor do que parar para ler um texto ou ver imagens, é poder assistir a um vídeo que reúna todas as informações que necessita sobre um produto, serviço ou marca. Se o vídeo for claro, objetivo e envolvente, mais fácil é captar a sua atenção.

O Video Marketing é uma estratégia de Marketing de Conteúdo que visa atrair potenciais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas, popularizar a marca e fidelizar clientes. É um tipo de tática digital assente na produção de vídeos eficazes, que tanto podem ser curtos como longos, com linguagem específica e uma estrutura narrativa que envolve o público na história e o impele a querer saber mais. 

No Marketing de Vídeo são utilizados diversos elementos essenciais da publicidade e técnicas de venda, como persuasão, emoção, exposição das vantagens do artigo e demonstração de utilização. Os vídeos podem ser institucionais, de modo a fortalecer a marca, publicitários, como forma de divulgar produtos ou serviços, ou educacionais, com o propósito de envolver a audiência através da criação de conteúdo pertinente e atual.

O Video Marketing é um tipo de ação que atinge todas as fases do funil de vendas, desde a consciencialização e envolvimento à retenção. Para isso, necessita de ter um conjunto dinâmico de conteúdos específicos, em vídeo, para cada fase do funil, que facilite a absorção de informação.

O que torna o vídeo numa poderosa ferramenta de marketing digital?

Por ser um formato de conteúdo eficaz, popular e muito abrangente, quanto mais relevante for a mensagem que se pretende transmitir, mais notório é o poder do vídeo. Demonstrar um serviço ou explicar um conceito através de vídeo simplifica a compreensão, pela combinação de som e imagem. 

Movimento, dinamismo e inovação são algumas das vantagens do Video Marketing, um formato que pode ser utilizado em sites, blogs, redes sociais, entre outras plataformas pertinentes para a sua área de negócio. Veja abaixo cinco benefícios desta estratégia de marketing:

Persuasivo

O envolvimento emocional de um vídeo persuade e contribui para a tomada de decisão de compra. Por serem demonstrativos e criativos tendem a ficar na memória dos consumidores e a anular o sentimento de desconfiança.

Potencia o engagement

As pessoas tendem a optar por um conteúdo de vídeo em detrimento de um artigo, dado que é um formato interessante e de fácil visualização, aumentando exponencialmente a probabilidade de gerar comentários, partilhas e, até, “viralizar”. Quanto maior for a capacidade de um vídeo transmitir mensagens e emoções com valor, maior o número de interações.

Impulsiona o SEO

Dado que os utilizadores tendem a preferir conteúdos de vídeo, os motores de busca privilegiam-nos, atribuindo uma pontuação melhor a páginas que contenham estes ficheiros multimédia. A classificação das páginas é que dita o seu posicionamento na pesquisa orgânica.

Como o objetivo é aparecer entre os primeiros resultados dos motores de busca, então o vídeo torna-se uma peça fundamental da sua estratégia de SEO.

Além disso, os vídeos aumentam o tráfego orgânico para o site e o tempo médio de sessão, mesmo com ficheiros de curta duração.

Aumenta a taxa de conversão

Marketing de Conteúdo que utiliza vídeo é vencedor na hora de, subtilmente, vender um produto ou serviço através de uma apaixonante e comovente história. Chamamos a isso storytelling.

A utilização de imagens, narrações, músicas e personagens (com as quais nos identificamos), permite criar um vínculo mais profundo com a história e com a marca do que um texto faria, persuadindo à conversão final.

Humaniza a marca

Diretamente relacionado com o storytelling está, também, a humanização da marca. Conferir um cariz sensível e relacionável a uma empresa torna-a mais apelativa. E as pessoas são mais propensas a comprar a outras pessoas do que a negócios.

Além disso, serve como prova social, cria empatia e uma relação de proximidade entre a empresa e o público, aumentando a credibilidade e confiança.

Quais os principais tipos de vídeos utilizados?

Os vídeos podem ser informativos, divertidos ou educativos, e curtos ou longos, de acordo com o objetivo dos mesmos e da plataforma onde serão publicados.

Uma estratégia de Video Marketing bem delineada permite gerar mais leads, impulsionar o negócio e aumentar as conversões. As possibilidades criativas são inúmeras, todavia destacamos alguns exemplos de formatos de vídeo que funcionam bem numa estratégia de marketing.

1. Tutoriais

Os tutoriais em vídeo são extremamente polivalentes e eficazes, uma vez que trabalham leads conscientes que buscam soluções para os seus problemas através de dicas rápidas. É um tipo de conteúdo que conquista clientes, melhora a reputação da empresa e tem um alto potencial de o deixar bem posicionado nos resultados de pesquisa. Crie um passo a passo de como fazer ou utilizar algo e torne-se uma referência na área.

2. Casos de sucesso

Depoimentos reais de pessoas que adquiriram o seu produto e ficaram satisfeitas são a melhor forma de propaganda. Isto porque não há melhor maneira de vender o seu produto do que através da review sincera de quem já usou os seus serviços e teve o problema solucionado com sucesso.

Este tipo de vídeo também é importante para chegar ao público que procura especificações técnicas de um produto, contribuindo positivamente para a decisão de compra. 

3. Promocionais

Este formato é um clássico que ajuda a aumentar a visibilidade da empresa, enquanto apresenta e instiga à compra dos seus serviços ou produtos. Apenas necessita de saber como aplicá-lo na sua estratégia.

O vídeo deve entreter o público e, em simultâneo, despertar o desejo de compra. Por ser menos intrusivo do que os vídeos promocionais do marketing tradicional é mais eficaz, pois o consumidor não é interrompido para assistir ao anúncio.

4. Conte uma história

Crie uma narrativa envolvente. Pode ser sobre a empresa, um produto ou relacionada com uma data festiva que se aproxima. Procure ser interessante e criar empatia. Todas as memórias associadas a emoções fortes têm mais hipóteses de serem lembradas no futuro, por isso, use este aspeto a seu favor e conte histórias que despertem sensações positivas nos consumidores.

5. Vídeos institucionais

Este é um formato de vídeo que transmite os valores e padrões da marca. É uma excelente opção para gerar engagement e dar uma maior profundidade à mensagem a disseminar

Com uma boa dose de criatividade, consegue distanciar-se da formalidade excessiva, evitando que seja um conteúdo maçador.

Um vídeo corporativo é uma maneira simples de transmitir autoridade que, por sua vez, é sinónimo de credibilidade e, consequentemente, um catalisador de vendas.

6. Bastidores

Os vídeos que mostram os bastidores do negócio aproximam a marca do público. Não só porque revelam a realidade do que se passa na empresa, dando a conhecer o lado humano da marca, como apresentam as funções dos colaboradores, os processos de desenvolvimento e respetiva qualidade de serviço. 

7. Teaser

Os vídeos teaser servem para espicaçar a curiosidade do público, mostrando um pouco do que está para vir. Dado que prende a atenção da audiência e cria expectativas sobre o conteúdo completo, é uma estratégia excelente para o lançamento de um novo produto.

8. Webinars e diretos

Atualmente, é possível gravar aulas, seminários, congressos, tutoriais e diretos das redes sociais e disponibilizá-los para posterior consulta dos clientes e seguidores. São vídeos económicos e que, muitas vezes, não necessitam de guião ou edição, pois desenrolam-se naturalmente, e têm interação direta dos participantes.

Resumindo, o vídeo é uma ferramenta de sucesso, que permite que uma marca comunique de forma eficiente com a sua audiência, enquanto aumenta as vendas, fideliza clientes e ganha autoridade no seu setor de negócio.

Também utilizar um software de faturação que otimize a estratégia processual da sua marca é de extrema importância. Com o InvoiceXpress, tem acesso a uma visão global do negócio para que possa acompanhar a evolução mensal da sua faturação.

Esteja sempre a par do estado de cobrança das suas faturas e dos valores do IVA. Imprima a sua marca nos documentos e personalize as mensagens de email que acompanham o envio dos mesmos. Tudo isso, sem necessidade de instalar qualquer programa no seu computador e à distância de um clique.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!