13 motivos para criar a sua loja online em WordPress


Sabe por que razão o WordPress é uma escolha popular para criar lojas online? Pela sua facilidade de personalização e de gestão de conteúdo e atualizações frequentes. Descubra como impulsionar o seu e-commerce com uma plataforma confiável e versátil.

O WordPress é uma ferramenta tão simples e popular para o desenvolvimento de plataformas online, que domina 43,3% de todos os sites da Internet. Ou seja, pelo menos 4 em cada 10 sites é feito em WordPress. Isso é mais do que qualquer outro sistema de desenvolvimento de sites - na verdade, é 10 vezes mais do que o seu concorrente mais próximo.

Ainda assim não está convencido? Então, saiba que os sites criados em WordPress têm uma ótima aparência e exigem pouca manutenção. E, se mesmo assim acha que estes motivos não são suficientes, continue a ler este artigo para saber as 13 razões pelas quais deve criar a sua loja online em WordPress.

O que é o WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management System) ou um sistema de gestão de conteúdo de código aberto, cujo software pode ser utilizado ou modificado gratuitamente e por qualquer pessoa. Serve para criar e administrar sites, blogs, lojas online, portais de notícia, áreas de membros e outros tipos de páginas. A vantagem que mais sobressai? É que não necessita saber linguagens de programação para usá-lo.

Qual é a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

O WordPress.org é o software WordPress gratuito e de código aberto de que falamos e que pode ser instalado no alojamento que mais lhe convier ou em localhost, de forma a que possa criar o seu site.

Esta plataforma foi desenvolvida a pensar em blogs, mas cresceu de tal forma que passou a ser usada para sites corporativos, e-commerces, fóruns e comunidades, entre muitos outros. Atualmente, é possível personalizar o frontend da plataforma (a parte de um site com a qual os utilizadores interagem) de acordo com as necessidades e gostos de cada um. Tudo isso, porque existe uma grande panóplia de temas e plugins que facilitam o processo, e todos os dias são criados mais. 

Já o WordPress.com é um serviço pago, que inclui alojamento, SSL, backups, entre outros. É muito fácil de usar e só tem de escolher o layout que mais lhe agrada. Não tem de se preocupar com atualizações do site, nem dos temas ou dos plugins. Todavia, é muito limitado a nível de personalização e consegue atingir valores mensais bem altos.

13 motivos para criar a sua loja online em WordPress

Da simplicidade, acessibilidade e segurança aprimorada até à vasta gama de recursos, o WordPress é uma plataforma muito interessante para quem quer desenvolver um e-commerce para o seu negócio.

Descubra os motivos pelos quais deve optar por este CMS em detrimento de outros:

  1. É gratuito

Claro que o primeiro motivo teria de ser o preço. O WordPress é grátis. Pode fazer download, instalar, modificar e criar gratuitamente a sua loja online. Os únicos custos inerentes ao site são a compra do domínio, do alojamento e da versão pro de algum plugin que possa vir a precisar (na grande maioria das vezes, nem necessita de comprar as versões pro; depende sempre da complexidade e necessidades da plataforma que pretende criar).  

  1. O WordPress é um CMS de código aberto

Quer isto dizer que todos os dias milhares de desenvolvedores técnicos trabalham a nível mundial para melhorar o código da plataforma. Isso significa que a mesma está em constante evolução, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O sistema de gestão de conteúdo onde tem a sua loja virtual, que lhe saiu a custo zero, está constantemente a ser atualizado e melhorado, destacando-se, assim, da concorrência.

  1. Acessível e fácil de usar

Se já usou outros CMS, então sabe que alguns conseguem ser bastante difíceis de usar, pouco intuitivos e, até, limitados. O WordPress é relativamente fácil de usar e acessível a quem tem poucos conhecimentos de programação.

  1. Tutoriais e apoio

Existem inúmeros cursos e tutoriais no YouTube, bem como fóruns e sites com informação relativa ao uso do WordPress. Quer isso dizer que quando sentir que não consegue avançar com algum tipo de integração ou desenvolvimento, facilmente encontrará resposta na internet.

Além disso, como é um software fácil de utilizar, relativamente acessível e globalmente popular, encontrará, sem grande dificuldade, alguém para o ajudar no desenvolvimento do seu site, caso sinta que necessita de uma ajuda mais dedicada.

  1. Variedade infinita de designs

Este é um dos benefícios do uso do WordPress que mais salta à vista. Existe um sem fim de opções de templates de sites, temas e modelos de páginas ou secções por esse mundo virtual fora. O seu site poderá ser personalizado como quiser, entre modelos gratuitos ou premium.

  1. O WooCommerce permite que configure rapidamente uma loja 

O WooCommerce é uma solução de comércio eletrónico confiável e robusta, que pode ser configurada no seu site WordPress de forma rápida e fácil. 

É rico em recursos e repleto de ferramentas e plugins que ampliam a funcionalidade do seu e-commerce. Está em constante atualização e crescimento e depois de instalado e ativado, é muito fácil de organizar e gerir.

  1. Ferramentas de SEO

Um site sem SEO (Search Engine Optimization) não existe. É o SEO que coloca o seu site e a sua marca no mapa e, por isso, não deve ser descurado. No WordPress, tem a possibilidade de instalar ferramentas que o ajudem a compreender o que está a faltar. 

O WordPress possui plugins específicos que permitem identificar se as páginas e os conteúdos são SEO-friendly. Nem todos os CMS permitem a integração de ferramentas deste tipo e alguns são tão difíceis de utilizar, que tornam a importante tarefa de otimização num processo moroso e árduo.

  1. Gestão facilitada do backoffice

Se optar por um profissional para criar, administrar e gerir o seu site, este passo já está facilitado por si só. Contudo, se pretende evitar o custo mensal de manutenção, com o WordPress conseguirá aceder e gerir o backoffice do seu site, sem depender de terceiros.

De cada vez que quiser publicar um novo artigo, alterar uma frase ou adicionar um novo parágrafo ao texto, não necessita enviar email para o programador, nem de perder tempo a detalhar o que é necessário alterar e, ainda, de depender da disponibilidade e celeridade de resposta.

  1. Variedade de plugins

Existem milhares de plugins gratuitos que poderá usar de forma imediata e que servem para suprir um grande número de necessidades. Os plugins são aplicações que permitem adicionar funcionalidades avançadas ao seu site, como formulários de contacto, calendários, sistemas de reservas, etc.

Por exemplo, o InvoiceXpress tem à disposição um plugin que permite a integração do seu software com as lojas criadas em WordPress, que possibilita a automatização do processo de faturação. Basicamente, cada vez que é efetuada uma nova encomenda na sua loja online, é possível emitir automática ou manualmente o respetivo documento de faturação no programa de faturação InvoiceXpress. Os dados da encomenda são registados no software de faturação certificado InvoiceXpress e o documento pode ser enviado via email para o cliente.

  1. Integrações com ferramentas de terceiros

Além de plugins e widgets, é possível fazer integração com plataformas de email marketing, gateways de pagamento, ferramentas do Google, como o Google Analytics ou Google Search Console, software de marketing automation, entre muitas outras ferramentas que possa necessitar. Além disso, as próprias ferramentas já começam a ser idealizadas para serem compatíveis com o WordPress.

  1. Permite diferentes tipos de conteúdo

Com o WordPress, não fica limitado a conteúdos escritos e imagens. A plataforma suporta uma ampla variedade de tipos de conteúdo, incluindo, documentos, áudio e vídeo. Dessa forma, consegue enriquecer a experiência dos visitantes do seu site.

  1. É seguro

Como o WordPress é amplamente utilizado, os sites aí desenvolvidos podem ser um alvo fácil para ataques, devido a vulnerabilidades de plugins, senhas fracas e software obsoleto.

Todavia, graças a uma comunidade ativa e ao desenvolvimento de código aberto, o WordPress continua a ser uma excelente escolha e tem à disposição dos utilizadores uma série de plugins e medidas de segurança adicionais que deve seguir, como:

  • Manter o WordPress, os plugins e os temas atualizados é crucial para a segurança do site. As atualizações frequentemente corrigem vulnerabilidades conhecidas e melhoram a segurança do sistema.

  • Sempre que instalar um plugin, certifique-se de que foi desenvolvido por entidades fidedignas e leia as avaliações.

  • Utilize senhas fortes e autenticação de dois fatores (2FA).

  • Instalar firewalls e outros plugins de segurança.

  • Fazer backup regularmente para que possa restaurar o site caso algo corra mal.

  1. Rápido e responsivo

Ter páginas responsivas e de carregamento rápido é essencial para fornecer uma boa experiência ao utilizador. Os clientes podem abandonar o seu e-commerce, caso esta demore a carregar ou não funcione corretamente no seu dispositivo.

Os utilizadores que recorrem aos dispositivos móveis para efetuar uma compra, apresentam uma taxa de abandono do carrinho acima de 85,65%. Este dado pode ser indicativo de que os checkouts das lojas online não estão otimizados o suficiente, levando à desistência da compra. A boa notícia é que a maioria dos temas WordPress são projetados para se adaptarem a dispositivos móveis e, assim, garantirem uma boa experiência de UX

Desvantagens de utilizar o WordPress

É claro que, como qualquer outra plataforma, o WordPress também tem algumas desvantagens, que devem ser tidas em consideração antes de abraçar este CMS para o seu projeto. As desvantagens estão intimamente ligadas com as vantagens. Vejamos.

Necessidade de plugins para recursos específicos

Uma das desvantagens que mais salta à vista, é que o WordPress depende de plugins para ter determinadas funcionalidades. E, apesar de os plugins serem uma maneira conveniente de adicionar recursos ao site, em demasia começam a sobrecarregar o WordPress, o que torna o site mais lento.

Além disso, existe a necessidade constante de ter os plugins atualizados, de forma a garantir a compatibilidade deles entre si, bem como evitar vulnerabilidades no site.

Vulnerabilidade e problemas de segurança

A natureza de código aberto do WordPress significa que grande parte dos plugins e dos temas são desenvolvidos por uma vasta comunidade diferenciada. O que acarreta inovação e flexibilidade, mas também abre a porta a brechas na segurança. E os hackers exploram essas brechas em busca de informações confidenciais, controlo do site ou para disseminação de malware.

Desempenho e velocidade do site

Outra desvantagem comum do WordPress é que sites com muitos plugins e temas personalizados podem sofrer com problemas de desempenho e velocidade. Isso afeta a experiência do utilizador e prejudica a posição das páginas no ranking dos motores de pesquisa. 

Atualizações frequentes de software

Tanto o WordPress, como os plugins, requerem atualizações regulares para corrigir bugs, melhorar a segurança e adicionar novos recursos. No entanto, realizar essas atualizações pode ser demorado e, em alguns casos, pode causar problemas de compatibilidade com temas e plugins existentes.


Resumindo, o WordPress torna fácil postar novos conteúdos, editar conteúdo antigo, adicionar ou alterar itens de menu, alterar a aparência e o layout do seu site, adicionar novas funcionalidades e integrar com outras ferramentas.

Apesar de apresentar algumas desvantagens, estas não devem ser um obstáculo intransponível, mas sim considerações importantes a ponderar. Ainda lhe restam dúvidas sobre se deve criar a sua loja online em WordPress?


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!