Trabalho vs Vida Pessoal: 10 hábitos para equilibrar o seu dia a dia de uma forma saudável em 2024


Uma boa gestão de tempo deve ser uma prioridade tanto para empresários, como para freelancers e trabalhadores por conta de outrem. Neste artigo, exploramos 10 hábitos que promovem uma boa saúde mental e também melhoram a produtividade.

Equilíbrio vida-trabalho, um grande desafio do século XXI

Vivemos numa era em que o ritmo de vida está em constante aceleração. A necessidade de dar o máximo de si no ambiente profissional, quer seja empreendedor, freelancer ou trabalhador por conta de outrem, bem como a busca constante pela excelência, tornaram-se praticamente inquestionáveis.

No entanto, esta mentalidade frenética pode originar um desequilíbrio perigoso, em que as responsabilidades profissionais invadem o espaço da vida pessoal e afetam seriamente a saúde mental, originando, por exemplo, casos de burnout.

Especialmente após a pandemia, a sociedade tem redescoberto o valor da vida pessoal e, felizmente, tem mudado este paradigma. Esta mudança de pensamento para uma abordagem que promove o equilíbrio vida-trabalho tem resultado em maior resiliência e bem-estar.

Por isso, se ainda não o fez, agora é o momento de repensar as suas prioridades e hábitos. 

O primeiro passo para uma vida saudável: consciencialização

Compreender a importância de equilibrar o trabalho e a vida pessoal é o ponto de partida, mas torna-se também necessário analisar o seu panorama atual para identificar os pontos a melhorar e o que já está a funcionar bem.

A consciência pessoal é a base para construir um equilíbrio sustentável. Quando reconhece as suas necessidades, limites e desejos, fica mais fácil definir objetivos realistas de mudança. Estabeleça as suas metas, tendo em conta as suas responsabilidades profissionais e as suas prioridades pessoais. 

Será que gostaria de definir um horário de trabalho mais consistente? Limitar as horas extras é um objetivo? Será que desconectar dos emails após certa hora o iria ajudar? Ou ter momentos de qualidade com a família é a prioridade? Escreva uma lista de objetivos, de acordo com as suas circunstâncias e prioridades.

Agora que definiu as suas metas de mudança, vamos ajudá-lo com 10 hábitos cruciais que mantêm a sua produtividade em alta, de forma saudável.

10 hábitos para equilibrar a sua vida pessoal e a sua vida profissional no seu dia a dia de uma forma saudável em 2024

  1. Comprometa-se com um horário de término

Comprometa-se a terminar o seu trabalho todos os dias a um horário específico. Ao estabelecer um limite claro entre o horário de expediente e o tempo pessoal, não apenas constrói uma rotina mais previsível, mas também protege a sua saúde mental e física.

Assim, terá tempo para se desconectar, mental e emocionalmente, do trabalho e recarregar energias para o próximo dia. Quando respeita os seus limites, também estabelece precedentes para todos ao seu redor e promove uma cultura de respeito.

  1. Deixe a última hora para se organizar

Tirar a última hora de trabalho para se organizar é uma ótima estratégia para otimizar o seu trabalho e ter uma transição tranquila para o seu tempo pessoal. Este hábito não vai apenas ajudar a fazer uma melhor gestão de tempo, como também vai reduzir a carga mental associada a tarefas não resolvidas.

Se anotar todas as tarefas pendentes, não ficará a pensar nelas no seu tempo pessoal. Além disso, ajuda a melhorar a sua produtividade porque agiliza o começo do dia seguinte de trabalho. 

  1. Evite compromissos consecutivos

Proteja o seu calendário de dias com reuniões ou compromissos consecutivos. Se o seu dia for preenchido com reuniões, não terá tempo de qualidade para realizar as suas tarefas. Crie períodos de tempo reservados para foco total e organização de trabalho. Ao estabelecer fronteiras claras, vai garantir que o seu tempo é investido de forma significativa e equilibrada. 

  1. Deixe as suas tarefas pessoais fora do tempo de trabalho

Principalmente a trabalhar a partir de casa, pode parecer tentador realizar algumas tarefas pessoais durante o horário de expediente. Mesmo que depois compense o tempo, esta poderá não ser a melhor prática. A verdade é que quando estabelece limites claros e deixa as suas tarefas pessoais no período estabelecido para elas, evita distrações e mantém a concentração nas horas dedicadas ao trabalho.

Ao tentar remediar o tempo perdido, vai prolongar o seu dia de trabalho. Por isso, defina horários para cada momento e vai melhorar a sua produtividade.

  1. Faça planos com antecedência

A antecipação é a sua melhor aliada na gestão de tempo. Pode criar planos para o seu dia, semana ou mês, tendo em atenção o equilíbrio vida-trabalho que deseja e os prazos que tem de cumprir.

Identifique as tarefas a realizar e aloque o seu tempo de forma eficiente para todas elas. Ao planear com antecedência, vai concentrar-se no que realmente importa e vai sentir que tem a sua vida mais controlada. 

  1. Estabeleça intervalos para tarefas repetitivas

Há tarefas que faz todos os dias? Talvez seja interessante reservar momentos específicos do dia para tratar das tarefas mais rotineiras. Ao dedicar períodos exclusivos do dia para lidar com tarefas como responder a emails, efetuar chamadas ou gerir a sua faturação no programa de faturação InvoiceXpress vai reduzir a sensação de sobrecarga, enquanto enfrenta essas incumbências de maneira mais eficiente.

Seguindo esta abordagem, vai desligar-se de tarefas menores, enquanto se concentra em projetos mais significativos, durante o resto do dia.

  1. Delegue tarefas

Delegar é um hábito essencial para quem procura um equilíbrio vida-trabalho. Assumir todas as responsabilidades pode afetar muito a sua saúde mental e impedir o seu crescimento profissional e pessoal. Ao delegar tarefas alivia a sua carga de trabalho, mas também promove um ambiente de trabalho colaborativo.

  1. Priorize tarefas

Identifique as tarefas mais importantes e concentre o seu maior esforço nelas. Existem ferramentas como a Matriz de Eisenhower que nos ajudam na gestão de tempo, por categorizar as tarefas, consoante a sua importância e urgência.

Ao distinguir entre tarefas urgentes e importantes, pode dirigir a sua atenção para aquelas que têm maior impacto a longo prazo. Uma abordagem orientada para a priorização não só aumenta a sua produtividade, como cria uma sensação de realização.

  1.  Aprenda a dizer não

Aceitar todos os compromissos e tarefas pode levar a uma sobrecarga de trabalho e afetar o seu bem-estar geral. Avalie de forma realista a sua carga de trabalho atual, antes de assumir novas tarefas. Dizer não é uma declaração dos seus limites e prioridades.

Ao estabelecer limites vai ter mais tempo e energia para as tarefas que realmente importam. Desta forma, não vai arruinar a sua gestão de tempo e vai conseguir manter a sua saúde mental.

  1.  Não leve trabalho para casa

Nestes tempos, torna-se fácil levar o trabalho para casa com o acesso a emails e outras ferramentas. No entanto, como temos vindo a analisar, para conseguir manter um bom equilíbrio vida-trabalho é importante estabelecer limites claros entre o tempo profissional e o tempo pessoal, assim como os seus devidos espaços.

No fundo, está a tornar a sua casa um refúgio livre de preocupações ou pressões do trabalho. Deixar o trabalho no seu lugar, mesmo que virtualmente, no caso dos que trabalham em casa, é essencial para manter uma boa saúde mental e promover um ambiente mais saudável e equilibrado. No final, a sua família também vai agradecer!


Lembre-se, cada pessoa pode ter uma abordagem única para alcançar o equilíbrio. Por isso, ajuste estes hábitos à sua realidade e necessidades.

Encontrar o equilíbrio vida-trabalho é um caminho contínuo, nem sempre será fácil. 

No entanto, irá sentir os benefícios de priorizar a sua saúde mental, por efetuar uma boa gestão de tempo e aumentar a sua produtividade.


Mafalda Vasconcelos

Formada em Turismo, mas o digital e as redes sociais tornaram-se uma grande parte da sua vida. Tem sempre um sorriso para dar e sabe todas as letras das músicas que passam na rádio.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!