7 tipos de lançamentos de produtos


Para quem ambiciona vender mais, há uma necessidade crescente de executar ações de marketing inovadoras e estruturadas. Um dos caminhos é através de campanhas de lançamentos de produtos.

O que é o lançamento de um produto?

O lançamento de um produto diz respeito a uma estratégia de vendas para introduzir algo novo no mercado, criando toda uma antecipação e narrativa, para que o consumidor anseie pelo momento em que o produto é efetivamente lançado. Vai desde o planeamento ao desenvolvimento e promoção do produto e tem como objetivo aumentar a consciencialização e aceitação deste entre os consumidores.

É uma etapa fundamental no ciclo de vida do produto e requer uma abordagem tática, que inclua a estratégia de marketing, o estabelecimento de metas e objetivos, a identificação do público-alvo e a escolha dos canais de comunicação mais eficazes.

Para que este processo flua, é necessário efetuar pesquisas de mercado, testes em amostras, campanhas publicitárias e eventos de lançamento. Os objetivos finais são sempre os mesmos, o sucesso do produto no mercado e a maximização das vendas.

Durante o processo de lançamento, é importante ter em consideração, também, a logística e a distribuição do produto, bem como a preparação da equipa de vendas. E como o lançamento de um produto não acaba quando este é lançado no mercado, toda a estratégia deve ser pensada a longo prazo, para um melhor posicionamento da marca.

É importante continuar a adaptar a estratégia de marketing conforme necessário, a escutar a opinião dos clientes e a acompanhar todos os processos.

Vamos conhecer 7 modos de fazer o público ansiar pelo seu produto digital ou serviço.

7 tipos de lançamento de produtos e infoprodutos

Existem lançamentos que podem, à priori, ter uma data de início e fim de carrinho aberto bem definido, como no caso de coleções específicas, Black Friday, etc., ou lançamentos que depois ficam disponíveis no perpétuo, como pode ser o caso de determinados tipos de infoprodutos. 

Independentemente do tipo de lançamento, o foco é preparar o público, aumentar os seus níveis de consciência e gerar entusiasmo para a compra. Assim, quando o produto estiver no mercado, os potenciais clientes já estarão prontos para fazer negócio.

Por isso, aproveite este artigo para descobrir as características destes 7 tipos de lançamentos.

1. Lançamento semente

O lançamento semente é um excelente ponto de partida para qualquer negócio, pois não precisa ter o produto finalizado para o lançar e avaliar a demanda do mercado, antes de fazer grandes investimentos em produção e marketing.

Esta ideia vai ao encontro do conceito de Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável (MVP), que consiste em lançar uma versão mínima de um novo produto ou serviço com o menor investimento possível, para testar a sua eficiência e aceitação no mercado, validando-o, assim, antes de partir para maiores investimentos.

É como um pré-lançamento num cenário mais controlado, que permite à empresa testar o produto em condições reais, identificar quaisquer problemas e recolher feedback dos clientes. Com essas informações, o negócio pode afinar o produto e implementar melhorias, antes de lançá-lo ao público em geral.

Com o lançamento semente consegue, ainda, construir uma lista de leads, educar o mercado e posicionar-se como uma autoridade na sua área. 

2. Lançamento interno

Normalmente, o lançamento interno vem depois do lançamento semente, porque já possui uma lista de contactos construída e já entende as dores do cliente. Trata-se da introdução de um produto, serviço ou modelo de negócio a um mercado limitado ou grupo de clientes antes do lançamento oficial. 

Como o lançamento é feito para um público que já interage e reconhece a empresa como autoridade no assunto, há uma grande probabilidade de atingir um bom volume de faturação, bem como de gerar buzz, aumentando a expectativa do público geral para o lançamento final.

Com o lançamento interno é possível construir ou aumentar a lista de contactos, entender melhor o mercado e o público-alvo, financiar novos lançamentos, validar ideias e testar produtos ou serviços, bem como preparar-se para lançamentos maiores e mais complexos.

3. Lançamento externo

Refere-se à apresentação oficial de um produto ou serviço, ao público em geral, e é o ápice do processo de desenvolvimento do artigo.

De forma a atrair clientes e impulsionar as vendas, é necessário criar uma campanha específica, voltada para os consumidores que tenham um perfil compatível com o produto lançado, que desperte a sua atenção.

É, também, importante, que tenha uma proposta de valor bem definida e toda uma narrativa à volta do evento que vai acontecer. É um tipo de lançamento em que é fundamental demonstrar as qualidades, diferenciais e benefícios do seu produto, por comparação com os concorrentes. 

4. Relançamento

O tipo de lançamento que ocorre quando uma empresa atualiza ou reformula um produto ou serviço existente e o apresenta novamente ao mercado. Os relançamentos são usados para revitalizar um produto que perdeu popularidade ou que foi modificado para acompanhar as tendências de mercado

Este modelo pode ser utilizado de forma clássica, em que repete o lançamento feito anteriormente, utilizando os mesmos conteúdos e estratégias. Ou partindo de melhorias, com base nos feedbacks de clientes que adquiriram da primeira vez. Em qualquer dos casos, este lançamento tem como objetivo ajudar uma empresa a recuperar a sua participação de mercado e atrair novos clientes.

5. Lançamento perpétuo

O lançamento perpétuo é direcionado para infoprodutos atemporais e tem como objetivo encaminhar leads para o funil de vendas de forma contínua e sem data definida de término. Neste tipo de lançamento, os consumidores são impactados, frequentemente, com conteúdos relativos ao produto, de forma a que percorram a jornada de compra.

As grandes vantagens do lançamento perpétuo são o facto do material ser criado apenas uma vez e atualizado pontualmente, e a automatização do processo de captação de leads. Para que o lançamento perpétuo seja um sucesso garantido, é de extrema importância que tenha feito, anteriormente, um lançamento interno bem-sucedido.

6. Lançamento meteórico

É o tipo de estratégia usada para criar uma grande expectativa antes do lançamento e, assim, gerar um pico de vendas num único dia, com um retorno sobre o investimento (ROI) invejável.

Trabalha os gatilhos mentais da escassez, antecipação e de pertença, e estratégias de neuromarketing. É direcionado para o lançamento de produtos para um público bem específico e pode ser aplicado quer por empresas de maior dimensão quer por pequenos empreendedores.

No lançamento meteórico, o WhatsApp é utilizado como principal ferramenta de contacto com o público e a marca vende através de grupos. Há todo um fluxo estruturado para atrair leads para esses grupos, onde terão acesso a informações e materiais exclusivos, tornando-se num público quente e, portanto, mais predisposto a comprar.

7. Lançamento beta

O lançamento beta corresponde a uma fase de teste, em que um produto ou serviço é lançado para um grupo limitado de clientes. É mais comummente utilizado para lançar produtos tecnológicos, de forma a validar o produto e identificar quaisquer bugs ou problemas que precisem ser resolvidos antes do lançamento final.


Descobrir o tipo de lançamento adequado ao seu negócio vai depender de diversos fatores, como o tipo de produto, preparação e conhecimento do público, objetivos, etc. Cada tipo de lançamento tem as suas particularidades e vantagens e cabe-lhe a si, encontrar o que mais se adequa às suas necessidades.

Se ainda não tem o produto pronto, mas a ideia de negócio e modelo estão definidos, o lançamento semente é o mais adequado. Se a marca já é conhecida no mercado e vai apenas reformular um produto já existente, então pode apostar no relançamento. Se a meta é angariar novos clientes, então deve usar lançamento externo.

Já no que diz respeito à faturação, inequivocamente, consegue decidir facilmente qual o software que o ajudará a organizar a sua contabilidade sem dificuldade. O InvoiceXpress é um programa de faturação online, certificado pela Autoridade Tributária, de utilização intuitiva e funcionamento exclusivamente online.

Não necessita de instalações sendo acessível em qualquer lugar. Dessa forma, poderá manter o foco nos seus lançamentos e no crescimento do negócio.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!