Tipos de SEO: on-page, off-page e técnico


SEO engloba uma variedade de estratégias para aumentar a visibilidade e a classificação das páginas de um site para pesquisas. No entanto, existem diferentes tipos de SEO, nomeadamente técnico, on-page e off-page, que têm práticas distintas. Descubra como implementar cada uma destas táticas.

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization (otimização para motores de pesquisa) e diz respeito ao processo de aprimorar as páginas de um website, de forma a aumentar a sua visibilidade nos motores de busca, quando alguém procurar pelos produtos, serviços ou informações aí disponibilizados.

Quanto maior for a visibilidade das suas páginas nos resultados de pesquisa, maior a probabilidade de serem encontradas e clicadas. No fundo, o objetivo de SEO é atrair potenciais clientes para o seu site, os quais, eventualmente, se converterão em clientes efetivos.

Neste universo de SEO, destacam-se três vertentes, que combinadas, potenciam a visibilidade das páginas de um site nos resultados de pesquisa. São elas SEO on-page, off-page e técnico.

SEO on-page: o que é? 

SEO on-page, como o próprio nome indica, é uma estratégia focada na otimização dos elementos diretamente vinculados ao conteúdo e à estrutura das páginas de um site.

O objetivo é melhorar a visibilidade da página nos resultados dos motores de pesquisa, assegurando que o conteúdo é, em simultâneo, relevante para os utilizadores e fácil de interpretar pelos rastreadores dos motores de busca.

Táticas de SEO on-page

As estratégias de SEO on-page têm a grande vantagem de não depender de terceiros, pois as otimizações são realizadas na própria plataforma. As estratégias de SEO on-page incluem:

  1. Otimização de palavras-chave

Identificação e integração estratégica de palavras-chave relevantes no conteúdo, títulos e subtítulos.

  1. Estruturação de URL amigáveis

Criação de URL claras e descritivas, que incluam palavras-chave pertinentes.

  1. Formatação amigável do conteúdo

Organização do conteúdo em pequenos parágrafos e listas, separados por cabeçalhos (H2, H3) para facilitar a legibilidade.

  1. Títulos e meta descriptions atraentes

Desenvolvimento de títulos chamativos e que contenham palavras-chave relevantes. Criação de meta descrições concisas e atrativas, que apelem ao clique.

  1. Otimização das imagens

Utilização de imagens em formatos de última geração e com as dimensões reais de uso, de modo a reduzir o tempo de carregamento da página. Descrição da imagem através do atributo "alt", para melhorar a compreensão do conteúdo pelos motores de pesquisa.

  1. Utilização adequada das tags de título (H1, H2, H3)

Hierarquização do conteúdo através das tags de título, de forma a estruturar claramente a informação da página. No fundo, é como ver o índice de um livro e perceber facilmente do que se trata e como está organizada a informação.

  1. Conteúdo atualizado e relevante

Avaliação regular da relevância do conteúdo e atualização deste conforme necessário.

  1. Implementação de schema markup

A utilização de schema markup fornece informações adicionais aos rastreadores dos motores de pesquisa. Pode implementar dados estruturados para destacar eventos, produtos, pessoas, negócios locais, entre outros.

  1. Destaque em snippets

A palavra snippet refere-se a um pequeno excerto de informação retirado de uma página web, que é exibido nos resultados de pesquisa. É como um resumo que os motores de busca escolhem exibir, para fornecer uma resposta prévia relevante à consulta do utilizador.

É por isso que é importante estruturar o conteúdo de forma a responder claramente a perguntas frequentes e, assim, aumentar as chances de aparecer nos snippets.

  1. Inclusão de links externos e internos no conteúdo

Esta é uma abordagem que visa enriquecer a qualidade dos textos e que solidifica a credibilidade do conteúdo ao fornecer referências externas e perspetivas complementares.

SEO off-page: em que consiste? 

SEO off-page diz respeito a um conjunto de estratégias aplicadas fora das páginas do site, com a finalidade de construir a sua reputação e relevância. Isto acontece porque, ao avaliar a relevância de um site, os motores de pesquisa têm em consideração não apenas o conteúdo interno, mas também como o site se relaciona com o resto da web.

Estas práticas externas desempenham um papel fundamental na perceção do site pelos motores de busca, impactando diretamente a sua posição nos resultados de pesquisa.

Táticas de SEO off-page

O SEO off-page contribui para a autoridade percebida pelo Google e ajuda a expandir a visibilidade e, consequentemente, a notoriedade do site. As estratégias de SEO off-page incluem:

  1. Link building

O link building consiste na construção de uma boa rede de links e envolve a obtenção de hyperlinks de outros sites para o seu, de forma unidirecional, denominados de backlinks. O objetivo é indicar aos motores de pesquisa que o seu conteúdo é valioso e relevante, o que contribui para aumentar a autoridade do site.

No fundo, os backlinks funcionam como votos de confiança para os motores de pesquisa, e têm mais pertinência quanto mais autoridade tiver o site de onde provêm. Uma das estratégias de link building é a publicação de conteúdo relevante, que atraia a atenção dos utilizadores e conquiste, assim, referências aos seus textos

  1. Guest posts

Através de guest posts no seu site, isto é, artigos criados por pessoas externas ao negócio, consegue diversificar os conteúdos, dinamizar o blog e atrair os utilizadores à sua leitura. Em contrapartida, ao escrever para outras plataformas, é possível incorporar no conteúdo backlinks para o seu site.

  1. Redes sociais

Embora não seja um fator direto de classificação nos motores de busca, as redes sociais são uma excelente tática para aumentar a visibilidade da marca. Partilhas e menções em redes sociais resultam em mais visibilidade e, consequentemente, numa maior probabilidade de o conteúdo continuar a ser partilhado, resultando, assim, em mais backlinks.

  1. SEO Local

SEO Local incorpora uma abordagem mais precisa do que SEO por si só, que inclui a melhoria do Perfil de Empresa no Google, inclusão de informação em diretórios, entre outros. 

SEO técnico: o que é?

O SEO técnico refere-se a otimizações relacionadas com a estrutura e com o funcionamento interno de um site e visa aprimorar a sua eficiência e a visibilidade dentro do ambiente online.

O carregamento rápido das páginas e uma navegação intuitiva não melhoram apenas a experiência do utilizador, mas também influenciam diretamente a forma como os motores de busca percebem e classificam o site nos resultados de pesquisa.

Táticas de SEO técnico

O SEO técnico permite melhorar o desempenho do site, facilitando a sua indexação. Algumas práticas comuns de SEO técnico incluem:

  1. Otimização da velocidade de carregamento da página

O carregamento rápido das páginas melhora a experiência do utilizador e responde aos critérios dos motores de pesquisa, em simultâneo. Para alcançar esse objetivo, é recomendável realizar a compactação de imagens, minificação de código, configurar armazenamento em cache, reduzir redirecionamentos, escolher um alojamento eficiente e priorizar o carregamento assíncrono de recursos.

  1. Configuração de robots.txt

Um arquivo robots.txt serve para informar os rastreadores dos mecanismos de pesquisa quais os URL que podem ser acedidos no seu site. Certifique-se de que este arquivo está bem configurado.

  1. Sitemap XML

Criação e otimização de um sitemap para ajudar os motores de pesquisa a indexar todas as páginas relevantes. Os sitemaps são arquivos que fornecem informações estruturadas sobre as páginas, vídeos e outros tipos de arquivos presentes no site. Estes ajudam os motores de pesquisa a entender a relação entre esses diferentes elementos.

  1. Canonização de URL

Evite conteúdo duplicado indicando a versão preferida da página.

  1. Melhorias na navegação e estrutura

Garanta que o site é intuitivo e fácil de usar. Nunca é demais relembrar, também, a importância de todas as páginas serem mobile-friendly.


Uma estratégia de SEO eficaz, completa e bem delineada engloba estes três tipos de otimização, pois cada um deles desempenha um papel fulcral na visibilidade, autoridade e relevância de um site nos resultados de pesquisa. Ao combinar estes elementos de maneira equilibrada, as empresas podem alcançar uma presença online sólida e duradoura, garantindo que o seu conteúdo é descoberto pelo público-alvo.

Além disso, aliar as práticas de SEO com ferramentas como o InvoiceXpress, um programa de faturação online e certificado, é trilhar um caminho mais robusto rumo ao sucesso.

Com recursos intuitivos, o InvoiceXpress oferece uma plataforma abrangente para faturação, gestão de clientes e acompanhamento financeiro. Integrar esta ferramenta no seu arsenal digital proporciona uma gestão financeira eficiente e permite às empresas e aos empreendedores concentrarem seus esforços no crescimento e na otimização contínua.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!