Redução da Taxa Normal de IVA nos Açores para 16% em Julho


Com o objetivo de fomentar uma “alavanca significativa para a economia regional, para as suas empresas e para as famílias, num momento particularmente difícil, pelo contexto pandémico”, o Governo Regional do Arquipélago dos Açores irá baixar a taxa normal de IVA de 18% para 16% a partir de dia 1 de julho.

Conforme aprovado no Plano e Orçamento da região para 2021, o Governo Regional dos Açores irá reduzir a taxa normal de IVA para 16% já a partir de julho.

Nesse sentido, e com início a 1 de julho de 2021, as taxas de IVA nos Açores passarão a ser as seguintes:

Taxa

Percentagem

Reduzida

4%

Intermédia

9%

Normal

16%

Esta medida, que foi aprovada com votos a favor do PSD, CDS, PPM, Chega e IL, vai ao encontro do objetivo do Programa do Governo que pretende “fazer cumprir a diminuição dos impostos até ao limite legal previsto na Lei de Finanças das Regiões Autónomas”.

Com esta medida a taxa normal do IVA nos Açores passará a ser 30% inferior ao valor nacional, que é de 23%.

InvoiceXpress e a taxa de IVA

No programa de faturação InvoiceXpress pode acrescentar esta nova taxa dentro do menu 'Configurações', acedendo à opção 'Impostos'.

Apenas tem que selecionar a opção 'Adicionar imposto', e criar o novo item com o 'Valor' de 16% (correspondente a esta nova taxa para os Açores), e está pronto a faturar. Se fatura recorrentemente para os Açores, recomendamos que escolha esta nova taxa como "pré-definida", de forma a evitar qualquer confusão com a taxa anterior.

Fontes:
Jornal de Negócios
Público


Hugo França

O Hugo é curioso por natureza, tem um ávido interesse em marketing digital e publicidade e por tudo o que for criativo. Adora passar os tempos livres a ver séries e filmes.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!