SEO para LinkedIn: 18 estratégias para maximizar a sua página/perfil


Ao otimizar o seu perfil ou página de empresa, e o respetivo conteúdo para os algoritmos de pesquisa do LinkedIn, é possível aumentar a visibilidade, atrair uma audiência qualificada e impulsionar a interação. Saiba como.

Num cenário digital que se altera constantemente, e onde as várias redes sociais competem pela sua atenção, é de extrema importância que não subestime o potencial do LinkedIn.

Com mais de 690 milhões de membros e sendo o playground preferido dos grandes tomadores de decisão das empresas, o LinkedIn é um mar de oportunidades inigualáveis no universo do marketing. Descubra como fazer SEO para LinkedIn.

O que é SEO para LinkedIn?

Partindo do conceito mais amplo de otimização para motores de pesquisa, SEO para LinkedIn destaca-se como um conjunto de técnicas aplicadas para aprimorar o posicionamento de perfis e páginas nos resultados de pesquisa, mas dentro da própria rede. 

Como uma plataforma que representa um ambiente de negócios, onde estão reunidos profissionais das mais diversas áreas, o LinkedIn SEO acaba por ser uma estratégia fundamental para as empresas que procuram aumentar a sua visibilidade e relevância numa das principais redes sociais profissionais do mundo.

A lógica por trás de SEO para LinkedIn segue a mesma essência aplicada a websites, blogs e lojas online, apesar de não ser tão mensurável. A estratégia principal, transversal e infalível, é a de inserir palavras-chave de forma estratégica nas diferentes secções do perfil, de forma a que os utilizadores da plataforma encontrem a sua página ou perfil mais facilmente.

No entanto, existem mais táticas de SEO de que falaremos em seguida.

Importância de SEO para LinkedIn

O impacto de SEO para LinkedIn vai mais além do que a simples visibilidade nos resultados de pesquisa. É uma ferramenta poderosa para impulsionar oportunidades de negócios e estabelecer relações profissionais significativas. Quanto mais fácil for encontrar o perfil ou página nos resultados de pesquisa do LinkedIn, mais portas se abrem para conexões de valor, oportunidades de emprego e leads.

Táticas como a criação de conteúdo de alta qualidade, a interação com a sua audiência e a incorporação de palavras-chave relevantes no seu perfil ou página, além de melhorarem a sua classificação nos resultados de pesquisa, também contribuem para a construção de credibilidade. Esta é uma abordagem que lhe permite destacar-se numa paisagem digital competitiva e posicionar-se como um profissional ou empresa confiável e experiente.

Já ao nível de um perfil empresarial, o LinkedIn é uma oportunidade excecional para se conectar com pessoas relevantes para o seu negócio, sejam elas potenciais clientes, parceiros estratégicos, fornecedores ou talentos para a sua equipa.

Um perfil B2B, no LinkedIn, não é só sinónimo de reputação. Serve, também, como uma montra, onde os potenciais clientes podem explorar informações sobre o negócio. Por isso, use-o para partilhar a sua história, valores, conquistas e insights do setor, de forma a construir confiança e a fortalecer a credibilidade da marca.

Otimização do perfil LinkedIn para SEO

O seu perfil no LinkedIn é mais do que um simples currículo e se estiver bem otimizado pode atrair tráfego qualificado em grande volume, permitindo-lhe alcançar os resultados desejados.

11 estratégias de SEO para melhorar a visibilidade do seu perfil profissional no LinkedIn:

  1. Otimize o seu URL

Otimizar o URL do seu perfil no LinkedIn é importante para tornar o seu perfil mais profissional e acessível. Aceda às configurações do seu perfil e personalize o URL com o seu nome ou com palavras-chave relacionadas com a sua área de atuação, caso o primeiro não esteja disponível. Evite espaços ou caracteres especiais para facilitar a partilha. Certifique-se de que o URL escolhido está disponível e que reflete positivamente a sua identidade profissional.

  1. Utilize uma foto de perfil profissional

Uma foto de perfil nítida e de qualidade é fundamental para causar uma boa primeira impressão. Certifique-se de que o seu rosto está proeminente na foto, facilitando a identificação. Escolha um fundo simples para manter o foco em si. O nome de ficheiro deverá conter palavras-chave relevantes.

  1. Aprimore a secção “Sobre”

Aprimorar a secção "Sobre" no LinkedIn é uma oportunidade valiosa para se destacar dos demais. Comece por criar uma narrativa concisa que capture a essência do seu percurso profissional, realçando as suas principais competências, experiências e conquistas. Evite jargões desnecessários e concentre-se em comunicar de forma clara e envolvente. Inclua informações sobre as suas paixões e objetivos profissionais, proporcionando aos visitantes do seu perfil uma compreensão mais profunda do que o motiva. 

  1. Aproveite a imagem de capa

A imagem de capa, ou banner, oferece uma oportunidade valiosa para otimizar o seu perfil em termos de SEO. Ao escolher uma imagem alinhada com a sua área de negócio e incorporar palavras-chave relevantes no nome do ficheiro, contribui para uma melhor indexação nos resultados de pesquisa. Utilize obanner para destacar elementos importantes da sua marca pessoal ou profissional, mantendo uma consistência visual no perfil. Considere incluir um call-to-action discreto na imagem para incentivar os visitantes a explorarem mais o seu perfil. Certifique-se de que a imagem está otimizada para as dimensões corretas (1584 x 396 pixels).

  1. Use palavras-chave relevantes

Identifique palavras-chave relevantes para a sua área e incorpore-as no título, na secção “Sobre”, no preenchimento da experiência profissional, competências e, se possível, peça que sejam usadas nas recomendações. A melhor forma de descobrir quais os termos de pesquisa mais utilizados e, portanto, mais pertinentes, é procurar por termos relacionados com a sua área de atuação, na barra de pesquisa da plataforma. 

  1. Utilize o título como se fosse o seu elevator pitch

O título ou headline é a seção que fica logo abaixo do nome e é uma oportunidade de ouro para resumir brevemente a sua posição profissional ou a proposta de valor que oferece. Em vez de se limitar ao seu título de trabalho atual, aproveite essa área para destacar palavras-chave importantes relacionadas com a sua experiência, competências ou setor. Incorporar palavras-chave relevantes aumenta a probabilidade de o seu perfil ser descoberto por pessoas interessadas na sua experiência ou nos serviços que oferece. 

  1. Crie backlinks

Vincular os seus posts de blog ao seu perfil no LinkedIn não apenas melhora a sua classificação no Google, mas também direciona tráfego valioso para o seu perfil.

  1. Publique conteúdo relevante

O LinkedIn é o espaço ideal para partilhar conhecimento, por isso, uma das formas mais eficazes de aplicar SEO na sua página de perfil do LinkedIn é através do marketing de conteúdo. Publique regularmente conteúdo valioso relacionado com a sua área de atividade para estabelecer-se como uma autoridade no seu setor. Pode aproveitar antigas publicações do seu blog, numa versão mais curta, e encaminhar para o seu blog ou site. Ou pode, ainda, criar conteúdo original no LinkedIn e colocar um backlink do seu site para este (conforme referido acima). Dada a autoridade de domínio que o LinkedIn possui, é bem possível que consiga uma classificação mais rápida para esse seu artigo. 

  1. Participe em grupos

Junte-se a grupos relacionados com a sua área de negócio. Participe ativamente nas discussões, demonstre o seu conhecimento e construa relacionamentos com outros profissionais. Ao envolver-se em conversas e partilhas de ideias, não só constrói a notoriedade da sua marca, como também se torna mais relevante aos olhos do algoritmo do LinkedIn. Com o tempo, poderá estabelecer-se como um líder de pensamento no grupo, alcançando a oportunidade de partilhar conteúdo valioso do seu blog ou site. 

  1. Construa conexões inteligentes

Construa conexões inteligentes ao dar prioridade a pessoas alinhadas com os seus objetivos profissionais. Este tipo de abordagem não só expande a sua rede, mas também aprimora a sua visibilidade em pesquisas relacionadas com a sua área de atuação. Essas conexões estratégicas podem abrir portas e aumentar as suas oportunidades profissionais.

  1. Utilize hashtags

Apesar de o LinkedIn ser uma plataforma predominantemente profissional, mantém caraterísticas sociais, como é evidenciado pelo uso de hashtags. Os utilizadores podem utilizar hashtags para seguir temas específicos. E isto é um detalhe de extrema relevância para as marcas, pois possibilita que os seus conteúdos apareçam no feed dos utilizadores, mesmo que não sigam diretamente a página do negócio. Para isso, só têm de incluir, nas suas publicações, hashtags específicas e relevantes.

Otimização da Página de Empresa do LinkedIn para SEO

Para a sua marca, a sua página de empresa no LinkedIn é o epicentro da ação. É o espaço onde pode amplificar a visibilidade da sua marca, estabelecer credibilidade e fazer ligações significativas. Mas isso só é possível se a página for vista. E para ser vista, tem de alcançar seguidores. Gostaria de saber como se faz isso?

O ponto de partida será sempre o mesmo: a pesquisa de palavras-chave. É fundamental descobrir como é que a sua audiência-alvo procura pelos seus produtos ou serviços no LinkedIn.

Em segundo lugar, as palavras-chave mais pesquisadas deverão estar incorporadas nas várias secções da página de empresa.

Todavia, há mais dicas que pode aplicar, algumas semelhantes às do perfil pessoal, e que partilhamos abaixo.

7 estratégias de SEO para melhorar a visibilidade da sua página de empresa no LinkedIn:

  1. Otimize a sua página do LinkedIn para pesquisa quer interna (no LinkedIn) quer externa (no Google). Complete o seu perfil de empresa, adicione palavras-chave na sua tagline, coloque palavras-chave na secção “sobre”, inclua links relevantes e atualize frequentemente a sua página, para mostrar aos motores de pesquisa que o conteúdo está em constante atualização.

  2. Seja consistente. Manter um fluxo regular de publicações na sua página trar-lhe-á mais visibilidade no feed dos membros do LinkedIn. Partilhe conteúdo que empresas semelhantes possam publicar.

  3. Use vídeo e conteúdos visuais atrativos. Certifique-se de que a sua variedade de conteúdo incorpora uma abundância de elementos visuais atrativos. Imagens criativas e distintas e, sobretudo, vídeos têm a tendência a sobressair no feed, contribuindo para que a sua marca e página se destaquem. Especificamente, o próprio LinkedIn sugere que sejam carregados álbuns de fotografias de eventos recentes por si organizados. 

  4. Seja relevante. As pessoas influentes estão sempre à procura de ideias interessantes. Mesmo que o ambiente seja competitivo, se criar conteúdo de qualidade que desperte interesse, destacar-se-á como um líder de pensamento. 

  5. Responda aos comentários nas suas publicações. Claro que nem todos os comentários merecem uma resposta, mas é uma boa ideia responder a cada pergunta ou contribuição feita nas suas publicações, pois, não só ajuda a impulsionar a visibilidade dos posts, como os membros da plataforma serão mais propensos a seguir uma página que interage ativamente com a sua comunidade.

  6. Incentive a participação dos funcionários. Os membros da sua equipa são os aliados mais fortes no crescimento dos seguidores da sua página. Incentive-os a espalhar a palavra com amigos e colegas interessados no seu setor de negócio. Peça-lhes que marquem a página em publicações e que partilhem os conteúdos publicados sob a alçada da marca, de forma a impulsionar o alcance. Certifique-se, ainda, que os seus funcionários estão corretamente associados à página, na experiência profissional.

  7. Ajuste o seu conteúdo de acordo com as métricas. O LinkedIn disponibiliza um conjunto robusto de dados que fornecem informações importantes sobre os seus seguidores, bem como da sua interação com as suas atualizações. Utilize estas métricas para determinar qual o conteúdo que mais apraz ao seu público-alvo e invista na criação de mais conteúdo desse género.

Considere, ainda, o uso de conteúdo patrocinado para alcançar mais pessoas e audiências específicas.


Após explorar a potencialidade do LinkedIn, não deixe de considerar a incorporação do software de faturação InvoiceXpress na estratégia global da sua empresa.

Com o programa de faturação InvoiceXpress, consegue simplificar o processo de faturação e de gestão financeira. Este tipo de automação é tão eficiente, que lhe permite que se concentre mais no planeamento estratégico, na criação de conteúdo relevante e na construção da sua marca no LinkedIn, enquanto as suas operações financeiras fluem suavemente.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!