SEO Local: o que é e como usar para atrair mais clientes à sua loja física


Quer ser encontrado quando alguém pesquisa por produtos ou serviços da sua área de negócio, na sua localização geográfica? Então, trabalhar SEO Local é fundamental para que se destaque nos resultados de pesquisa e, assim, atraia mais clientes.

À semelhança da otimização para motores de pesquisa convencional (SEO), o SEO Local consiste em aprimorar as páginas de um site, de forma a melhorar o seu posicionamento nos resultados de pesquisa. A grande diferença é que se foca especificamente nas pesquisas realizadas numa determinada região geográfica.

Ou seja, em vez de visar um público mais amplo, o objetivo principal do SEO Local é destacar um negócio ou serviço para utilizadores locais, que estão ativamente à procura de produtos ou serviços nessa área.

Tendo em conta que 46% de todas as pesquisas no Google estão relacionadas com localização e que 97% das pessoas que recorrem à pesquisa online procuram empresas locais, então SEO Local deve ser uma parte integral de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida. Vejamos mais detalhes.

O que é SEO Local?

Conforme referido, SEO Local refere-se ao processo estratégico de otimização da presença online de uma empresa. Ao contrário do SEO tradicional, o SEO Local incorpora uma abordagem mais precisa, que inclui a melhoria do Perfil de Empresa no Google, inclusão de informação em diretórios, entre outros. O objetivo? Destacar a empresa e aumentar a sua visibilidade para pesquisas locais relevantes.

Para o Google, os resultados locais são baseados, principalmente, na relevância, distância e destaque. É a combinação destes três fatores que assegura uma correspondência adequada à pesquisa efetuada.

  • Relevância: a relevância determina a melhor combinação entre o perfil da empresa local e a pesquisa de um utilizador. Adicionar informações comerciais completas e detalhadas ajuda o Google a compreender melhor a sua empresa e a associar o seu perfil a pesquisas relevantes.

  • Distância: tem em consideração a distância entre cada resultado potencial de pesquisa e o termo utilizado na procura. Quando um utilizador não especifica um local na pesquisa, a distância é calculada com base na informação disponível sobre a sua localização.

  • Destaque: refere-se ao nível de popularidade de uma empresa. Alguns lugares destacam-se mais no mundo offline, e os resultados da pesquisa procuram refletir isso na classificação local. Por exemplo, museus, hotéis famosos ou lojas de marcas conhecidas tendem a destacar-se nos resultados de pesquisa local.

Esta característica também é avaliada com base nas informações online que o Google possui sobre uma empresa, como links, artigos e diretórios. A pontuação e o número de avaliações no Google são considerados para a classificação da empresa na pesquisa local. Quanto mais avaliações e classificações positivas a sua empresa tiver, melhor será a sua classificação local.

A posição nos resultados da Web também é tida em conta, daí ser tão importante ter em consideração as práticas recomendadas de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

Ainda assim, é possível que o algoritmo determine que uma empresa mais distante da sua localização tenha uma maior probabilidade de oferecer o que procura, comparativamente a uma mais próxima. Todavia, negócios que não tenham uma loja física que possa ser visitada, não beneficiam das vantagens de SEO Local, já que o Google não os lista para resultados locais.

10 Estratégias de SEO Local

De forma a garantir que o seu negócio é elegível para dar resposta às pesquisas para serviços locais, existe um conjunto de técnicas especializadas a implementar. Apresentamos-lhe dez.

  1. Otimize o seu site

A otimização do seu site deverá ser o ponto de partida. Garanta que o site é mobile-friendly, rápido e seguro. Inclua informações detalhadas sobre o negócio, nomeadamente, nome, endereço e número de telefone, em todas as páginas do site. Estas informações ajudarão os motores de busca a entender a sua localização.

  1. Crie conteúdo localmente relevante

Crie conteúdo relevante para a região em que a empresa se localiza, incluindo publicações sobre eventos locais, histórias sobre a comunidade, dicas específicas da região, etc. E não descure na inclusão de palavras-chave relacionadas com a sua localização.

  1. Reivindique o seu Perfil de Empresa no Google

O Perfil de Empresa no Google é uma ferramenta poderosa para empresas locais. Crie um Perfil de Empresa no Google e forneça informações precisas sobre a mesma, como horário de funcionamento, fotos e atualizações frequentes.

  1. Reúna avaliações de clientes

A reputação online é fulcral para o desenvolvimento da marca, tanto a nível local como geral. Por isso, incentive os seus clientes a deixarem avaliações (positivas) sobre a sua empresa. Quanto mais avaliações positivas reunir, melhor será a sua classificação nos resultados de pesquisa locais.

  1. Otimize para palavras-chaves locais

Identifique palavras-chave locais relevantes para o seu negócio e utilize-as para otimizar as diferentes páginas do seu site. Assim, aumenta as chances de aparecer para diferentes pesquisas específicas.

  1. Crie backlinks locais

Esta estratégia requer que tenha links para as suas páginas, a partir de outros sites, especialmente aqueles que estão localizados na mesma região geográfica que o seu negócio. Esses links, conhecidos como backlinks, são uma maneira de indicar aos motores de pesquisa, como o Google, que o seu site é relevante e confiável para a comunidade local.

Para isso, pode realizar parcerias colaborativas com outras empresas da mesma área geográfica, promovendo a interconexão entre negócios locais. Além disso, pode, ainda, participar ativamente em eventos regionais, o que lhe facilita oportunidades para obter backlinks, seja da comunicação social local ou de patrocínios, que incluam referências ao seu site.

  1. Use marcadores de dados estruturados

Os dados estruturados são um formato padrão que fornece informações sobre uma página, aos motores de busca, ajudando a compreender o seu conteúdo.

Portanto, ao adicionar marcadores de dados estruturados ao seu site, ajuda os motores de pesquisa a entenderem informações específicas sobre a sua empresa, como o endereço, horário de funcionamento e classificações.

  1. Inclua páginas de localização no seu site

Se a sua empresa possui mais do que uma loja física, crie páginas específicas para cada local. Estas páginas de localização fornecem aos visitantes informações de contacto, horário de funcionamento, descrições exclusivas da loja, detalhes sobre estacionamento e trânsito, promoções e testemunhos de clientes satisfeitos.

Se não tiver mais do que uma loja, mas quiser atingir outras zonas ao seu redor, poderá otimizar algumas páginas do seu site, como o “Sobre nós”, adicionando palavras-chave relevantes ou a localização.

  1. Registe-se em diretórios locais

Os diretórios locais são sites que listam empresas e serviços numa determinada área geográfica. Funcionam como uma espécie de guia online, que detalha informações sobre empresas locais, como nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento e avaliações.

Incluir a sua empresa nos diretórios locais é uma prática acertada, pois ajuda a aumentar a visibilidade online da sua empresa (passa a ter mais páginas com informações a ocupar as primeiras posições) e contribui para a construção de backlinks, tão importantes para a autoridade do seu domínio.

Garanta que as informações da sua empresa são precisas e consistentes em todos os diretórios em que está listada, bem como em outras plataformas online onde está presente, como site e redes sociais.

  1. Acompanhe o seu desempenho

Analise, com recurso a ferramentas dedicadas, o desempenho das suas páginas para as pesquisas locais, de forma a poder ajustar a sua estratégia e, assim, obter melhores resultados.

Boas práticas de SEO Local

Após a implementação das táticas mencionadas, há determinadas ações que não deve descurar:

  • Mantenha as informações atualizadas: informações desatualizadas geralmente levam à frustração dos clientes. 

  • Responda às avaliações regularmente: é de extrema importância responder às avaliações dos clientes, sejam elas positivas ou negativas. Manter essa preocupação mostra aos clientes que a opinião deles é importante e que está disposto a resolver eventuais problemas.

  • Utilize as redes sociais para aumentar a sua visibilidade: as redes sociais desempenham um papel importante no SEO Local. Plataformas como o Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn, etc., deverão ter uma atividade constante e a partilha de conteúdo localmente relevante deverá ser impulsionada.

  • Promova ofertas especiais localizadas: promoções ou descontos específicos para clientes locais pode atrair a atenção e incentivar a fidelização. Destaque essas ofertas nas suas páginas locais, nas redes sociais e no Perfil de Empresa no Google para aumentar a relevância.

  • Participe ativamente nas Perguntas & Respostas do Google: responda às perguntas dos utilizadores, forneça informações precisas e melhore a interação com a comunidade local. Aliás, caso não tenha perguntas de forma recorrente, o proprietário do estabelecimento pode fazer as perguntas e responder-lhe de forma precisa (o Google gosta disso). 

  • Incentive os clientes a deixarem avaliações: além de fornecer feedback valioso sobre a experiência do cliente e impactar positivamente a classificação do seu negócio nos resultados de pesquisa local, também contribui para o aumento da confiança de futuros consumidores. Utilize os diferentes canais que tem à sua disposição para motivar os clientes a partilharem a sua opinião, destacando a sua importância para o crescimento e aprimoramento do negócio.

Porque é o SEO Local importante?

O SEO Local é essencial para empresas que dependem de clientes locais. Apresentamos algumas razões pelas quais o SEO Local é importante.

  • Aumento da visibilidade da marca

O SEO Local permite à empresa ser encontrada por potenciais clientes, quando a procura é relacionada com produtos ou serviços locais.

  • Aumento da credibilidade

A presença regular nos resultados de pesquisa locais, em motores de busca, transmite credibilidade e confiança aos potenciais clientes.

  • Aumento do tráfego qualificado

Uma boa implementação do SEO Local atrai visitantes altamente relevantes, ou seja, pessoas que estão mais propensas a tornarem-se clientes.

  • Disputa justa com a concorrência local

Já são vários os negócios que investem na otimização local. Por isso, para competir de maneira eficaz, é essencial acompanhar ou, até, superar a concorrência.

  • Aumento das vendas na loja física

A otimização local não se trata apenas de conquistar posições nos motores de pesquisa, mas sim de estabelecer uma ligação direta com o público certo, no momento certo e no local certo. Ao posicionar a sua loja como uma escolha natural local para as necessidades dos utilizadores, não só aumenta o tráfego online, como também as visitas offline, o que resulta no aumento tangível nas vendas presenciais.


Apesar de não estar diretamente relacionado com SEO Local, o InvoiceXpress, um programa de faturação online intuitivo e eficaz, pode desempenhar um papel crucial no processo de notoriedade da sua empresa, uma vez que consegue garantir que as informações comerciais essenciais, como nome, endereço e número de telefone, estão sempre atualizadas e consistentes nos seus documentos financeiros.

Além disso, a facilidade de utilização e as funcionalidades personalizadas do InvoiceXpress permitem que os proprietários das empresas dediquem mais tempo ao desenvolvimento de estratégias de SEO Local e menos a processos administrativos. O InvoiceXpress é mais do que um software de faturação; é um aliado estratégico na conquista do sucesso local.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!