SaaS: o que é e para que me serve?


Já ouviu a expressão Software as a Service mas não sabe o que significa?

Nós damos uma ajudinha. É a última tendência do mundo empresarial: aplicações online que pode usar sem ter de instalar no computador.

Saas - software as a service

Comprar e instalar programas num só computador parece uma coisa do passado. Os Software as a Service (SaaS), Software como Serviço, parecem ter vindo para ficar. Desde ouvir música, gerir envios de email ou facturar: tudo é feito em aplicações online.

O que são Software as a Service?

Um Software as a Service é um programa que não é instalado em nenhum computador e é usado como um serviço, pela internet. Podem ser gratuitos, ou pagos. Nestes, não paga para ter o serviço mas para usufruir dele.

Exemplos de SaaS De certeza que já usa SaaS e ainda não tem noção disso. Existem Software as a Service completamente gratuitos – como é o caso do Spotify ou do Gmail – ou com custo associado – Microsoft Office 365, InvoiceXpress, Salesforce, etc.

Quais são as vantagens de usar um SaaS?

  • Rapidez a resolver problemas: pela internet terá suporte técnico mais eficaz e rápido

  • Sempre actualizado: pela internet qualquer alteração ao programa fica logo disponível

  • Flexibilidade: pode aceder à sua conta em qualquer lugar

  • Compatibilidade: só precisa de ter ligação à internet para conseguir aceder

  • Segurança: se ficar sem o computador não perde dados – eles estão na aplicação online

  • Menor investimento: não precisa de instalações, logo, não há investimento inicial

  • Partilha: é mais fácil partilhar documentos com sócios, parceiros ou contabilistas.

  • Facilidade: deixe os especialistas desenvolverem as aplicações, tratarem das necessidades que tem e ganhe mais tempo para o seu negócio

Vamos tomar como exemplo o InvoiceXpress

O que tenho de fazer para aceder?

No caso do InvoiceXpress tem que criar uma conta gratuita por 30 dias, e o acesso será efectuado através de um email e password.

O que é que eu pago?

Após o período gratuito, escolhe o plano mais adequado e paga a subscrição desse plano: mensal, semestral, anual ou bianual. Todas as actualizações, suporte técnico e novas configurações, são gratuitas: só paga o valor do plano a que adere.

Os meus dados estão seguros?

Sim! Levamos muito a sério a segurança dos dados de todos os nossos clientes. Tomamos várias medidas para que não se perca o que lhe pode fazer falta. Terá um login com username e palavra-passe que lhe permitem entrar na aplicação e que não deve partilhar com ninguém.

E se não quiser continuar a usar?

No InvoiceXpress não há contrato de fidelização, por isso, para suspender a conta, basta deixar de pagar a subscrição. Mesmo suspensa, os dados são todos guardados para lher poder aceder quando renovar a subscrição. Em alternativa, poderá apagar a conta: eliminará todos os dados de facturação e o registo no InvoiceXpress.


Inês Espojeira

Dinâmica e extrovertida, a Inês nos seus tempos livres gosta de fotografia, ouvir música e ir à praia. E como não poderia deixar de ser, tendo em conta o seu percurso académico, escrever e conversar também é algo que não dispensa.

blog comments powered by Disqus


Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!