Como pode a Realidade Aumentada potenciar as suas vendas?


A Realidade Aumentada permite unir elementos do mundo digital com o mundo físico, tornando o conteúdo mais envolvente e cativante, o que gera vantagem competitiva, contribuindo para potenciar a sua faturação.

As conexões emocionais que as pessoas fazem com as marcas por meio da visão, do som e do movimento são inegáveis. Se isso já acontecia com a televisão e com os vídeos, então com a constante evolução tecnológica, os conteúdos vão-se afastando apenas do que as pessoas veem para se tornar uma experiência totalmente imersiva.

O conjunto de inovações digitais, ferramentas e metodologias faz com que novas oportunidades surjam todos os dias, transformando a maneira como as empresas se aproximam e abordam os consumidores. E não, não estamos a falar de Realidade Virtual, em que o utilizador imerge num mundo completamente fictício. Falamos da Realidade Aumentada, uma tecnologia que interpreta o mundo real e adiciona elementos virtuais através de um dispositivo. 

A Realidade Aumentada cria uma experiência interativa, ao sobrepor as imagens reais com dados virtuais em tempo real. Conforme os consumidores se vão tornando mais recetivos à Realidade Aumentada, mais as empresas a vão utilizando na sua estratégia de vendas. A Realidade Aumentada promete transformar a forma como as pessoas aprendem, tomam decisões e interagem com o mundo. 

Alguns exemplos bem conhecidos de Realidade Aumentada são o jogo Pokémon Go, os filtros das redes sociais, a possibilidade de experimentar produtos de beleza da L’Oréal ou verificar como um móvel ficaria na sua sala de estar. Este ambiente imersivo aciona os vários sentidos e envolve o consumidor num ambiente sem precedentes.

Como é que a Realidade Aumentada pode potenciar as suas vendas?

A Realidade Aumentada surge como uma grande oportunidade de aprimorar a experiência do cliente no seu e-commerce, permitindo que este interaja com os artigos antes de os adquirir. Confira, abaixo, os principais impactos que a Realidade Aumentada pode ter no seu negócio. 

Aumenta o engagement do público

A novidade e a natureza interativa da Realidade Aumentada faz com que os utilizadores interajam mais tempo com os conteúdos. Isso não só leva a um maior reconhecimento e alcance da marca, como também aumenta o tempo de permanência no site, um importante fator de ranking do Google, contribuindo para o SEO do seu e-commerce.

Uma experiência de Realidade Aumentada bem conseguida poderá tornar-se viral. Quanto mais entusiasmo um produto ou marca causarem, mais aguçarão a vontade daqueles que ainda não estão a par da inovação. 

Gera vantagem competitiva

A novidade por si só desempenha um potencial acrescido de se tornar viral, que pode ser determinante no sucesso de uma campanha. Mais ainda se a sua concorrência ainda não tiver consciência da poderosa ferramenta que é, não a tendo incluída na sua estratégia de vendas. 

Experiências únicas, memoráveis e personalizadas são sinónimo de garantia de fidelização e preferência da marca, pois os consumidores, mais do que produtos ou serviços, compram experiências.

Melhora a experiência de compra

Mesmo com a descrição completa do produto e fotos detalhadas, os clientes ainda criam alguma resistência à compra com medo que o produto não corresponda às suas expectativas. O uso de Realidade Aumentada em e-commerce permite ao utilizador ter uma perceção mais realista do artigo que quer comprar. Isso transmite mais segurança ao consumidor e facilita o processo de compra, já que este sente estar a fazer a escolha certa. 

O contacto mais experiencial com os produtos, não só aumenta o desejo de compra, como também diminui devoluções e fideliza.

Aumento da taxa de conversão

Ao melhorar a experiência de compra e aproximar os clientes dos produtos, permitindo que eles tenham uma noção mais precisa dos detalhes de cada item, facilita e agiliza a sua decisão de compra, contribuindo para o aumento da taxa de conversão.

Cria uma conexão emocional com os clientes

Uma boa parte das experiências de Realidade Aumentada interativas contam uma história imersiva. Com um storytelling envolvente e ao interagir diretamente com os produtos ou serviços, o consumidor sente-se parte da história.

Isto acontece muito nas visitas turísticas (prática que cresceu muito durante a pandemia) e no setor imobiliário, em que consegue visitar uma casa à distância e ainda experimentar mobilá-la. O resultado é uma conexão que vai além do racional sendo, por isso, muito mais intensa.

Permite analisar e conhecer melhor os clientes

A Realidade Aumentada é uma ferramenta poderosa para retirar informação sobre os hábitos de consumo dos seus clientes. O dono de um e-commerce consegue saber quais os modelos e tamanhos mais procurados, por exemplo, o que ajudaria a preparar melhor a coleção seguinte.

A personalização de produtos também gera informações sobre tendências e aceitação futura de determinadas cores, modelos e texturas.

Com a Realidade Aumentada consegue, ainda, medir o tipo de interação dos consumidores com os artigos, a taxa de conversão das páginas de produto e o tempo investido em cada item. Cruzando estes dados com outras informações passíveis de serem obtidas em outras fontes, aprofunda o conhecimento sobre seu público e consegue desenvolver ações mais assertivas. O resultado é uma loja otimizada para o cliente, mais rentável e direcionada para o aumento da faturação.

Retém o cliente

A Realidade Aumentada permite ao consumidor “experimentar” os produtos, de forma muito fidedigna, mesmo que estes estejam indisponíveis fisicamente. Isso torna o contacto com o seu produto memorável, enquanto fortalece a consciência da marca. E é aqui que reside a estratégia de retenção do cliente: este acaba por esperar pelo produto, completando a compra consigo, assim que seja possível. 

Com os avanços tecnológicos e as mudanças no comportamento dos consumidores, é preciso adotar novas estratégias para conquistar e fidelizar os consumidores. A Realidade Aumentada facilita a versatilidade dos negócios, pode ser aplicada em todas as etapas do funil de vendas, permite uma aproximação entre o público e a marca, e eleva a experiência do cliente a novos patamares.

Por isso, não fique para trás, crie diferencial competitivo e invista nesta ferramenta.


Depois de ter uma estratégia de marketing digital bem estruturada, que inclua Realidade Aumentada, invista, também, num software de faturação à medida do seu negócio.

Para dar uma resposta personalizada e célere aos seus clientes, nada como um programa de faturação que lhe permita emitir faturas quando e onde quiser. Com o  InvoiceXpress basta aceder à plataforma a partir de qualquer dispositivo e em apenas alguns cliques tem acesso às faturas e outros detalhes importantes dos seus clientes.

E, graças aos diversos plugins disponíveis, pode integrar a sua faturação na sua plataforma de venda online.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!