6 razões para os melhores funcionários abandonarem empresas


Tem tido funcionários a abandonar a empresa? Já parou para pensar nos motivos pelos quais eles saem? Já se lembrou que a razão pode não ser o trabalho ou a cultura da empresa mas sim as pessoas que as gerem?

6 razões para os melhores funcionários abandonarem empresas

A revista Forbes estudou a rotatividade de colaboradores nas empresas e percebeu que conquistar funcionários é uma função dos líderes. No entanto, poucos o reconhecem e muitos perdem talentos. A Forbes listou as principais razões para os funcionários procurarem outras oportunidades.

1. Falta de visão do futuro

Os bons líderes devem vender uma visão de futuro aos seus funcionários e mostrar-lhes o melhor caminho para chegar ao sucesso. Como gestor, não confunda objetivos financeiros com a visão de futuro. Poucos funcionários se preocupam com números ou sequer entendem o que eles significam.

2. Próximos desafios da empresa

A maioria das pessoas não trabalha apenas para ganhar dinheiro mas por um propósito. E é a função do gestor mostrar-lhes e relembrar-lhes os motivos para trabalharem na sua empresa.

3. Inacessibilidade

Há pouca proximidade entre funcionários e empresas. Não trate os funcionários com distância ou frieza; tenha tempo para conversar com eles. Não é apenas deixar falar: eles devem sair da conversa a pensar que acredita neles. Ouça reclamações, preocupações e opiniões sobre o funcionamento da empresa. Bons líderes devem incluir os funcionários na organização.

4. Falta de motivação

Saber motivar funcionários de forma efectiva é o que resulta na retenção deles na empresa. Mas a motivação não se só resume a dinheiro. A compensação financeira não é incentivo suficiente para envolver e reter os melhores talentos e aumentar a produtividade.

5. O que tem a empresa para mim?

Por muito bom que seja o percurso de um profissional numa empresa, muitos não sabem ao certo até onde podem chegar numa organização. É claro que nem todos acabarão como chefes. Mas um bom gestor deve deixar claro para um bom funcionário como e onde pode chegar na empresa.

6. Pouco divertimento

Trabalhar muitas horas seguidas na mesma mesa, com as mesmas pessoas, é cada vez menos atraente e divertido para muitos profissionais, inclusive os jovens. Não significa que sejam mais preguiçosos, simplesmente que a forma de trabalhar mudou. Para atrair, conquistar e manter talentos, é preciso reinventar ambientes de trabalho. O trabalho tem muito a ver com o lazer.


Inês Espojeira

Dinâmica e extrovertida, a Inês nos seus tempos livres gosta de fotografia, ouvir música e ir à praia. E como não poderia deixar de ser, tendo em conta o seu percurso académico, escrever e conversar também é algo que não dispensa.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!