9 tipos de promoções que pode fazer na sua loja online e como implementá-las


Todos os clientes querem encontrar os produtos que lhes oferecem mais vantagens, e uma excelente forma dos negócios conseguirem aumentar a percepção de valor dos seus produtos é através da criação de promoções. No entanto, criar campanhas promocionais tem mais que se lhe diga do que apenas aplicar um desconto. Saiba tudo sobre os tipos de promoções que existem.

Todos nós já nos cruzámos com promoções de outros negócios online, mas será que sabe o que é preciso para criar uma promoção eficiente? A verdade é que criar uma campanha promocional tem muito que se lhe diga.

Existem vários tipos de campanhas promocionais e não existe um melhor do que o outro. Tudo depende do objetivo final que pretende alcançar e do conhecimento que tem do processo de decisão de compra do seu público-alvo.

Neste artigo, explicamos-lhe o que são campanhas promocionais, que vantagens podem trazer ao seu negócio e quais são os tipos de promoções que pode criar.

O que são campanhas promocionais?

Uma estratégia de marketing de um negócio de comércio eletrónico inclui ações realizadas tanto offline como online para aumentar a notoriedade da marca e lealdade dos clientes. Uma das ações usadas nas lojas online passa pela criação de campanhas promocionais.

Campanhas promocionais são ofertas e descontos que os negócios criam de forma a chegar a novos clientes e aumentar a sua receita. Estas campanhas podem até converter novos visitantes em clientes recorrentes.

No entanto, e uma vez que cada negócio tem as suas particularidades, as campanhas promocionais a serem implementadas deverão fazer sentido para a marca em questão. Criar uma promoção sem um plano bem definido e sem definir um resultado esperado pode resultar em grandes perdas.

Existem diferentes tipos de campanhas promocionais, dependendo da vantagem que é oferecida ao cliente e como o cliente tem acesso a essa vantagem. O tipo de campanha promocional a ser implementado deverá estar de acordo com o objetivo que foi previamente definido.

Quais as vantagens de fazer promoções pontuais na sua loja online?

Para além dos consumidores serem cada vez mais experientes na utilização de novas tecnologias e começando a confiar mais nas compras online, também estão a ser expostos a cada vez mais opções de compra.

Tendo isto em mente, os empreendedores precisam de dedicar mais tempo a refletir sobre como é que os seus negócios podem convencer cada vez mais clientes a investir nos seus produtos e quais as estratégias que podem utilizar para esse efeito. Uma das opções passa pela criação de promoções.

Assim, a criação de campanhas promocionais permite:

  • Aumentar a notoriedade da marca: as campanhas promocionais são uma excelente forma de aumentar a notoriedade da marca, permitindo que chegue a mais pessoas. Isto porque, para além de serem uma fonte de conteúdo para as suas redes sociais, também aumenta a probabilidade que a sua marca seja recomendada graças a uma promoção imperdível que criou.

  • Interagir com os visitantes da sua loja online: criar promoções, como a oferta dos custos de envio ou de um brinde grátis após a compra, ajuda a melhorar a experiência do utilizador e promove a criação de boas relações entre o seu negócio e os seus clientes.

  • Analisar o processo de conversão: as campanhas promocionais são uma ótima maneira de atrair e converter o tráfego da sua loja online. Ao analisar o seu funil de conversão, poderá identificar os principais pontos em que um visitante desiste da compra. É nestes pontos que poderá oferecer uma promoção para reduzir o número de pessoas que desistem, aumentando a sua taxa de conversão.

  • Aumentar a sua receita: todos os consumidores procuram uma transação mais vantajosa e o preço é um fator importante. Não pense que precisa de fazer grandes descontos para que uma promoção tenha um impacto positivo nas suas vendas. Às vezes, tudo o que é preciso é de um pequeno incentivo para convencer alguém a escolher comprar da sua marca.

9 tipos de promoções que pode implementar na sua loja online

De seguida, damos-lhe algumas ideias que poderá implementar na sua loja online de forma a usufruir das vantagens descritas no ponto anterior:

1. Promoções de quantidade

Este tipo de promoção funciona melhor com produtos de uso frequente, tal como maquilhagem ou produtos de limpeza e higiene. Nesta categoria estão incluídas as tradicionais campanhas de “pague 2, leve 3” onde o cliente leva consigo três produtos pelo preço de dois.

2. Brinde grátis com a compra

Esta é uma excelente maneira de melhorar a experiência do utilizador e aumentar a perceção de valor da encomenda. Esta oferta pode ser limitada a um número de brindes, ou o brinde poderá ser apenas incluído em compras a partir de um determinado valor, para incentivar as pessoas a adicionarem mais produtos às suas encomendas.

3. Oferta do produto de menor valor

Esta promoção incentiva as pessoas a comprarem mais do que um produto para que possam usufruir desta oferta. Uma condição que poderá incluir com esta promoção é a de ser válida para encomendas a partir de um determinado valor.

4. Descontos progressivos

Um bom incentivo para aumentar o valor médio de encomenda por cliente é oferecer descontos progressivos. Como o nome indica, um desconto progressivo aumenta à medida que o número de produtos ou o valor da encomenda aumenta. Um exemplo disto é um cliente receber um desconto de 15% numa compra de valor superior a 25€, ou de 30% na compra de valor superior a 50€.

5. Códigos promocionais

Neste tipo de promoção, existe um código que o cliente pode inserir no momento do check-out para ter acesso a um determinado desconto. No entanto, o mais interessante deste tipo de promoção é o que pretende que o código promocional incentive o cliente a fazer.

Pode querer que o cliente faça alguma coisa para ter acesso a este código promocional, como inscrever-se na sua newsletter e enviar o código promocional no e-mail de confirmação da subscrição. Ou então também pode servir como um incentivo para alguém terminar uma compra, fazendo com que qualquer pessoa que tenha produtos no seu carrinho há mais do que um determinado período de tempo tenha acesso a um código promocional com uma validade limitada.

6. Promoções relâmpago

Este tipo de promoção implica a criação de um grande desconto por um período de tempo muito curto e, normalmente, o número de produtos disponíveis para esta promoção também é limitado.

Este tipo de promoção cria um sentimento de urgência e, quando bem executado, é uma excelente maneira de aumentar a receita, ao mesmo tempo que escoa qualquer inventário em excesso para ter espaço para produtos mais populares com melhores margens de lucro.

7. Oferta dos custos de envio

Esta promoção resolve algo que muitas vezes é um impedimento para um cliente terminar a sua compra, que são os custos de envio. Esta promoção pode ser utilizada de diferentes formas.

Pode oferecer o envio para encomendas a partir de um determinado valor, apenas durante um curto espaço de tempo, ou na compra seguinte para incentivar o cliente a comprar novamente na sua loja online.

8. Promoções especiais ou temáticas

Neste tipo de promoção existem vários produtos que permitem o acesso a um desconto, mas estes deverão pertencer ao mesmo grupo. Este grupo tanto pode ser definido pela marca, categoria, cor, tipo de produto, etc. Alguns exemplos deste tipo de promoções são:

  • Promoções temáticas, como oferecer um brinde em todos os produtos da coleção sustentável;

  • Promoções num fim de semana dedicados a uma única marca, 20% de desconto em todos os produtos de uma marca específica até às 23:59 de Domingo;

  • Promoções aplicadas apenas a uma única categoria, como oferta dos custos de envio em todos os produtos da marca X até às 23:59 do dia Y.

9. Promoções de cross-selling

Este tipo de promoção é uma maneira de aumentar as vendas ao sugerir a compra de um produto complementar àquele que o cliente está a comprar.

Assim, esta promoção foca-se em tornar a compra de produtos complementares mais conveniente e, muitas vezes, esta pode ser combinada com a oferta de um desconto nesse mesmo produto. Por exemplo, quando alguém compra um par de ténis, é-lhe sugerido adicionar à sua compra um spray de limpeza de ténis com 20% de desconto.

Planeie as suas campanhas, teste diferentes promoções e fature com o InvoiceXpress

Qualquer cliente quer encontrar os produtos que lhe oferecem mais vantagens e, uma excelente maneira de os negócios conseguirem aumentar a percepção de valor dos seus produtos, é através da criação de promoções.

No entanto, criar uma campanha promocional tem mais do que se lhe diga do que criar um desconto e aplicá-lo a toda a loja online, sem qualquer critério ou condição.

Para que uma promoção traga resultados positivos, primeiro, é preciso definir qual é o objetivo que pretende atingir. Só depois disso estará apto a escolher qual será o tipo de promoção que o permitirá atingir esse mesmo objetivo mais depressa e de forma mais eficiente.

Opções de promoções não faltam e as mesmas promoções não produzem os mesmos resultados para marcas diferentes. Não tenha medo de testar diferentes modelos e até combinar diferentes promoções e, claro, medindo sempre os resultados para que consiga encontrar as campanhas promocionais que melhor funcionam para o seu negócio online.

E, para que as suas campanhas promocionais tenham sucesso, não se esqueça de automatizar a sua faturação com o InvoiceXpress. Com uma emissão de faturas integrada, graças aos vários plugins disponíveis, não terá de se preocupar com a emissão manual de faturas sempre que realizar uma venda, e ganhará mais tempo para dedicar ao planeamento das suas promoções.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!