Podcast: como usar este meio no seu negócio


O áudio ganha relevância por ser um conteúdo que pode ser consumido em qualquer lugar, enquanto se realizam outras atividades. Mas será que esta é uma estratégia de conteúdo fundamental para o seu negócio? Vamos ficar a saber as características desta forma de comunicar e como usá-la em seu proveito.

São inúmeras as formas de conteúdo que encontramos diariamente online. E, em dadas alturas da sua jornada de empreendedorismo, irá escolher um ou outro para se comunicar. Por isso, escrevemos hoje sobre as vantagens em partilhar conteúdo áudio com a sua audiência, via podcast.

Mas, antes, explore estes 5 podcasts para empreendedores que descobrimos para si.

Se ainda tem dúvidas quanto aos benefícios em usar este meio, confira o estudo da Obercom – Reuters Institute for the Study of Journalism relativo a 2021. Os dados sobre o consumo de podcasts em Portugal indicam que 41,5% dos utilizadores da internet ouviram pelo menos um podcast no mês anterior ao estudo (em Maio de 2021).

De acordo com dados de anos anteriores, o interesse por ouvir podcasts tem aumentado de 34,3%, em 2019, para 38,5%, em 2020, tendo ocupado, no ano passado, uma posição acima da média internacional. A forma como este conteúdo chega até aos seus ouvintes é, maioritariamente, através de pesquisa, da recomendação de amigos ou familiares e das redes sociais. A recomendação em anúncios também são formas de descobrir novos conteúdos.

Há quem veja neste formato uma grande vantagem, mas há também quem não tenha qualquer interesse, por considerar que acede à mesma informação noutros formatos. Além disso, 8,8% dos inquiridos considera que os podcasts são demasiado longos.

Após estes breves dados, será possível delinear uma estratégia para o uso de podcasts no seu negócio. Mas, vamos entender melhor este media.

Podcast: o que é e como nasceu?

Ipod (aparelho da apple para ouvir sons em formato mp3)
+ broadcast (difusão) = Podcast

Um podcast é um conteúdo áudio emitido online de forma diferida e acessível à maioria das pessoas.

Anterior ao podcast esteve (e está) a rádio, transmitida via ondas hertzianas e recebida através de um aparelho de rádio. Em 1894, começaram as primeiras experiências de radiodifusão feitas por Marconi. Em 1935, em Portugal, nasceu a Emissora Nacional de Radiodifusão, atual Antena 1, seguindo-se outras. Após a revolução de Abril de 1974, muitas das rádios existentes foram nacionalizadas. Nos anos 80, surgiram as rádios Pirata, independentes e livres, obrigadas a fechar alguns anos mais tarde por falta de licenciamento.

Com o advento da Internet, no final dos anos 90, abriu-se uma nova janela de comunicação: primeiro com textos e fracas imagens, até evoluir para um mundo pleno de conteúdo, onde se inclui o áudio e o vídeo. O podcast dava também os primeiros passos quando o norte-americano, Carl Malamud, desenvolveu a primeira estação de rádio online ao disponibilizar ficheiros áudio via internet. Contudo, o acesso feito através de computadores sem tecnologia multimédia era difícil.

Desde então, a partilha via podcast tem vindo a ganhar maior importância, e com objetivos diversos.

Para que serve um podcast?

Normalmente, um projeto de podcast é constituído por vários episódios, com uma duração livre. As partilhas são feitas através de entrevista, conversa ou apresentação individual. Por sua vez, a publicação fica disponível em várias plataformas, gratuitas ou com versão paga, que foram surgindo para alojar este formato (itunes, soundcloud, google podcasts, spotify, entre muitos outros).

Atualmente, um podcast é acessível pela maioria das pessoas com internet e serve vários propósitos, muito semelhantes aos da Rádio: Entreter, Educar, Informar.

Poderá aplicar estes mesmos objetivos à sua estratégia de marketing de conteúdo na sua globalidade e, em especial, ao áudio online.

Com o uso do podcast, poderá atingir objetivos como: 

  • relacionar-se com a sua persona;

  • criar autoridade numa determinada área; 

  • atrair leads, etc.

Podcast vs Videocast

Para além do áudio, e com a melhoria da tecnologia, em especial dos telemóveis, e o advento das redes sociais, os videocasts ganharam relevância. O seu propósito é semelhante ao do podcast, mas a difusão da mensagem é feita através de vídeo. O conteúdo pode ser criado de raiz para ser difundido exclusivamente via vídeo. No entanto, em alternativa, o mesmo conteúdo pode dar lugar a um podcast.

Vejamos, a título de exemplo, os programas de rádio, que, atualmente, são também registados em vídeo, sendo a mesma mensagem difundida por duas vias.

Se pretender usar ambos os formatos, basta gravar a mensagem em vídeo e depois extrair o áudio, oferecendo duas possibilidades para o seu potencial cliente consumir o seu conteúdo.

O Podcast como estratégia de marketing

CONEXÃO é a palavra-chave.

O podcast e o videocast são ideais para criar conexão com a sua persona.

Por isso, para começar a utilizar o conteúdo áudio na sua estratégia de marketing, seja ela de inbound ou outbound marketing, estude primeiro os hábitos da sua persona: 

  • Viaja de carro com frequência? 

  • Vai ao ginásio?

  • Que hobbies tem?

  • Quais os temas do seu interesse?

  • Quais as suas dores ou dúvidas?

Depois de obter esta e outras informações, planeie o seu conteúdo para que seja útil ao seu público.

Lembre-se que o áudio tem tomado conta das relações sociais entre amigos ou familiares em grupos de conversação, por isso, começa a ser cada vez mais familiar.

DICA: Relacione-se com o seu público via áudio e implemente, por exemplo, um grupo de Whatsapp /Telegram /Facebook para emitir as suas mensagens podcast.

Siga também os seguintes 10 passos fundamentais para ser um podcaster de sucesso! 

Passos para a criação e publicação de um podcast

  1. Escolha o propósito;

  2. Defina o tema-chapéu (procure ser diferente);

Exs.: estratégias de marketing digital; dicas para tirar maior partido de um determinado produto ou conjunto de produtos; informações sobre sustentabilidade, etc.

  1. Liste os temas para cada episódio;

  2. Selecione a sonoridade/música;

  3. Defina a periodicidade;

  4. Decida qual a tipologia: entrevistas, apresentação individual, etc;

  5. Grave o podcast.

Pode começar com o seu smartphone mesmo, sem medo. A tecnologia atual corresponde às exigências mínimas. No entanto, se quiser dar o salto profissional, é muito importante garantir a qualidade do som, por isso o microfone adequado fará toda a diferença;

  1. Edite. 

Na edição pode nivelar o som, cortar partes menos interessantes ou gaffes, mas mantenha o áudio de forma natural, por isso não corte demasiado. Misture música (salvaguarde os direitos de autor);

  1. Publique.

Primeiro, use uma plataforma de hospedagem, como o Soundcloud, Anchor, Buzzsprout, PodBean, Spreaker, entre outras – onde é possível editar e organizar os episódios, por exemplo.

Depois, distribua através de plataformas que reproduzem e difundem o podcast como o Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Popcasts (em português), Pocket Casts, etc.

  1. Promova.

Use os seus meios, divulgue e faça campanhas de anúncios pagos. 

Como estruturar cada episódio

Prepare cada episódio para maior produtividade, seguindo os tópicos que listamos.

  • INTRODUÇÃO

- Defina um slogan ou frase curta impactante;
- Apresente-se;
- Faça uma curta descrição genérica sobre o podcast;
- Convide a seguir ou subscrever o canal;
- Resuma numa pequena frase o assunto do presente episódio e apresente o seu convidado, caso exista.

  • DESENVOLVIMENTO

- Utilize tópicos, enumerações, listas;
- Em caso de entrevista, faça um guião com perguntas.

  • CHAMADA PARA A AÇÃO ou call-to-action

- Cumpra com o seu objetivo e peça para subscrever uma newsletter, subscrever uma masterclass (atração de leads), partilhar com amigos, etc.

  • ANÚNCIO DO TEMA OU CONVIDADO DO PRÓXIMO EPISÓDIO

- Evite revelar tudo. Crie curiosidade e vontade de regressar.

  • DESPEDIDA E ENCERRAMENTO

Existem inúmeras ferramentas úteis, pagas e gratuitas, para auxiliar nesta missão de criar um podcast para o seu negócio. Apresentamos apenas algumas relacionadas com a gravação, edição ou difusão de um podcast.

Lista de Ferramentas úteis

Edição áudio
Audacity – gravar e editar áudio grátis
Mptrim – editor mp3 gratuito
Adobe Audition – gravar e editar pago
Skype Call Recorder
Super Sound 

Extrair áudio de um vídeo
Online audio converter

Hospedagem
Soundcloud
Anchor
Buzzsprout - também grava
PodBean
Spreaker

Difusão
Spotify
Google podcasts
Apple podcasts
Popcasts (em português)
Pocket Casts
etc.


Tendo em conta a sua área de negócio, as características da sua persona e os seus objetivos, analise se faz sentido incluir a criação de episódios de podcast na sua estratégia de comunicação. Se sim, siga em frente. Seja persistente e consistente.


Sandra M. Gomes

A Sandra é entusiasta de comunicação, com formação em diversas áreas. Depois do jornalismo dedicou-se à produção de conteúdo digital e no papel. É dedicada ao trabalho, preocupada com o ambiente e apaixonada por gatos.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!