5 passos para criar uma loja online


Agora que o conceito do seu produto está definido, a sua empresa está aberta e a imagem e a estrutura da sua marca estão finalizadas, fique orgulhoso por ter chegado a esta etapa. O próximo passo é lançar-se na grande world wide web para divulgar o seu negócio online!

Faça o download grátis do guia completo Como Criar uma Loja Online em 5 Passos.

Loja online

Se o seu negócio já prosperava no mundo offline, pode estar na altura de o expandir para o mundo digital.

Bem sabemos que abrir uma loja online requer diversos passos. Foi por esse motivo que resolvemos juntar os pontos fundamentais para a construção da sua loja eCommerce:

1 - Analise o mercado

Gato analista

A análise do mercado onde vai actuar é fundamental para delinear a melhor estratégia para a sua marca. Registe quais são as melhores práticas dos seus concorrentes, se existe uma procura online para os produtos ou serviços que pretende vender e, sobretudo, quem é o seu público-alvo.

Se definir o posicionamento do seu produto, quais as políticas de preço e a parte logística das entregas, vai perceber rapidamente quem é o seu target e para quem deve comunicar a sua marca.

A internet dispõe de várias ferramentas para ajudar nestas tarefas, como o Google Trends ou mesmo o Google Keyword Planner:

  • Google Trends - Compara dados que demonstram o interesse manifestado pelas pesquisas feitas ao longo do tempo, analisando as previsões de crescimento, sazonalidade, termos relacionados, entre outros.

  • Google Keyword Planner - Tendo em conta as keywords que escolheu para analisar, esta ferramenta demonstra o interesse que existe pelos temas ligados ao seu negócio.

2 - Prefere construir uma loja de raiz ou adquirir uma solução já feita?

Decisão loja online

Abrir uma loja online é um tema complexo. Criar uma a partir do zero ainda mais. É, por isso, fundamental analisar os custos associados a este investimento, que incluem o registo do endereço online, alojamento seguro, o certificado SSL, os próprios custos associados à plataforma eCommerce, gateway de pagamentos, envios das encomendas, entre outros.

Caso queira seguir um caminho mais simples, pode optar por uma solução já feita, pronta a usar, onde o domínio e o alojamento da sua loja já estão contemplados, e que esteja integrada com um software de facturação. Nós sugerimos as seguintes plataformas, já com a integração do InvoiceXpress:

3 - Saiba qual a legislação a reter

Legislação a saber

É crucial que conheça as leis e de que forma deve actuar perante as mesmas. Existe uma vasta base legal sobre a obrigatoriedade de informação, prazos de devolução, protecção de dados dos consumidores, termos de uso, sendo que estas condições devem estar explícitas na sua loja.

Não se esqueça que passar factura é obrigatório, portanto deverá escolher um bom software de facturação que possa integrar com a sua plataforma online.

4 - Aposte numa loja online responsive

Site Adaptado

Sabia que uma boa parte das compras online é feita em smartphones e tablets? Pois é… Se está a pensar em investir numa loja online, não se esqueça que deve ser responsive, de forma a que a sua loja se adapte ao formato do dispositivo utilizado.

Desta maneira, os seus consumidores vão conseguir realizar as compras de forma muito mais cómoda e eficaz, contribuindo para uma experiência muito mais agradável.

5 - Escolha os melhores métodos de pagamento

Formas de pagamento

A sua decisão no que toca aos métodos de pagamento a utilizar é uma das mais importantes. É necessário perceber o perfil dos seus consumidores e o mercado onde está a actuar para, depois, escolher o formato que melhor se adapta ao seu negócio.

Não se esqueça que quanto mais simples este método for, mais os seus consumidores vão confiar na sua loja online.

De entre as alternativas que existem, pode optar pelo cartão de crédito, pela transferência bancária, pelas referências MultiBanco, pelo débito directo, pelo PayPal, pelo Google Wallet, entre outros. O importante é facilitar a vida a quem paga.


Estes são os primeiros passos para poder abrir a sua loja online mas… não queremos ficar por aqui!

Damos-lhe ainda 3 sugestões como bónus para atingir o sucesso ainda mais rápido.

Sugestão 1: Defina a logística das encomendas

Serviço de entregas

Conseguiu chegar até aqui… Parabéns! Agora só tem de começar a organizar os pedidos dos seus clientes e iniciar o envio das encomendas.

Não descure esta parte. Os consumidores são extremamente exigentes e esperam receber os pedidos o mais rápido possível a partir do momento em que compram os seus produtos. Segundo um estudo da DECO, os consumidores valorizam o prazo de entrega e classificaram com notas baixas as marcas que não cumpriram este requisito.

Lembre-se… Um cliente satisfeito significa mais compras para a sua loja online!

Sugestão 2: Assegure uma boa estratégia de Marketing digital

Estranhos

Como é que o seu público-alvo vai saber da sua existência?

A Publicidade é muitas vezes preterida, só que assim quem vai acabar por ser esquecida é a sua loja online!

Procure investir em serviços de publicidade paga, como o Google Adwords ou o Facebook Ads, crie uma presença assídua nas redes sociais, onde poderá trabalhar a imagem da sua marca e construir uma comunidade, envie emails, por exemplo com o Mailchimp, com novidades ou a anunciar promoções, aposte em SEO (Search Engine Optimization) e crie um blog para partilhar conteúdo sobre a sua marca.

Organize bem os seus objectivos para que a sua loja online cresça e seja um sucesso!

Sugestão 3: Avalie os resultados em tempo real

Em tempo real

A boa notícia é que, no mundo digital, pode analisar muitos dos resultados em tempo real. Na verdade, tudo o que acontece pode ser medido e monitorizado por determinadas ferramentas gratuitas de análise de dados, como o Google Analytics.

Isto significa que pode compreender mais rapidamente o comportamento dos consumidores perante o seu negócio e reagir adaptando a sua estratégia consoante a informação que recebeu.

Ter um negócio online não é um projecto simples e implica dedicação, conhecimentos específicos e delegação de tarefas, no caso de não se sentir suficientemente confiante com o know-how que tem.

Lançamento loja online

Houston… We have liftoff!

Vai ver que, no final, esta estratégia vai abrir um mundo novo para o seu negócio.

Agora que leu os passos fundamentais e outras sugestões para lançar a sua loja online, faça o download grátis do nosso ebook Como Criar uma Loja Online em 5 Passos para se guiar durante as diferentes fases do seu projecto.


Margarida Barata

Completamente viciada em viagens, animais e boa comida. O resto do tempo, está a aprender sobre as tendências digitais no mundo do Marketing e da Publicidade.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!