O Que Muda Com a Nova Versão do SAF-T, a partir de 1 de Julho de 2017


As mudanças fazem-se sentir já a partir de dia 1 de Julho. Como sempre, o InvoiceXpress tem tudo preparado para implementar as mudanças necessárias para que não tenha de se preocupar. Neste artigo, explicamos o que vai mudar com a nova versão do SAF-T e quais as implicações no seu dia-a-dia.

(Actualizado a 07/06/2018)

Nova Versão do SAF-T - v1.04

A Portaria n.º 302/2016, de 2 de Dezembro estipula que a partir de 1 de Julho de 2017 o ficheiro SAF-T (ficheiro utilizado para comunicar a sua facturação à AT) passe a incluir mais tipos de documentos e, por sua vez, isso impossibilita a sua edição ou eliminação após terminados.

Estas são as principais mudanças desta versão 1.04 do SAF-T que afectam os softwares de facturação. No caso dos softwares de contabilidade, as mudanças estendem-se ainda a novas taxonomias.

Quais os novos documentos a ser incluídos no novo SAF-T?

As novas regras ditam que, além dos documentos actuais, o novo SAF-T inclua também novos Documentos de Conferência de Mercadorias ou Prestação de Serviços. No caso do InvoiceXpress, serão incluídos no ficheiro SAF-T os seguintes documentos disponíveis no software:

O que muda no seu dia-a-dia?

Como estes documentos serão agora comunicados à Autoridade Tributária, vai deixar de os poder editar ou de os eliminar assim que estes forem finalizados, algo que já acontece com os outros documentos comunicados à AT.

Quando estará disponível a nova versão do SAF-T?

O InvoiceXpress vai implementar esta nova versão do SAF-T no dia 1 de Julho.

Como vê, o InvoiceXpress vai absorver a maior parte do impacto destas novas regras e poucas são as mudanças que irá sentir ao usar a aplicação. Caso tenha alguma dúvida sobre este ou outro assunto, não hesite em nos contactar através do email habitual support@invoicexpress.com


Bruno Luís

Depois de formado em Marketing e Publicidade entrou no mundo de agências de publicidade onde desempenhou as funções de copywriter e de social media manager. Positivo e de sorriso fácil, ávido Netflixer e de todo o tipo de séries, gamer de longa data e grande adepto de viagens.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!