As 8 melhores apps de networking que o ajudarão a expandir a sua rede de contactos


Apesar de o networking presencial continuar a ser importante para muitos negócios, a evolução do mundo digital está a permitir novas formas de os empreendedores expandirem as suas redes de contactos. Felizmente, hoje em dia existem várias apps que o ajudarão a tornar o networking menos constrangedor e mais natural.

O sucesso, num contexto profissional, não se limita às competências da pessoa. Os contactos também têm um papel importante. Por isso, o networking deve ser uma das prioridades de muitos freelancers, empreendedores e empresas. Pode abrir novas oportunidades de parcerias, de testar novos produtos ou, simplesmente, ajudar o seu negócio a crescer e aumentar o seu volume de vendas.

No entanto, apesar de muitos reconhecerem a importância do networking, poucos são os que dedicam algum tempo a criar estas relações. Seja por não saberem quem devem contactar, o que devem dizer ou porque são pessoas mais introvertidas, e abordar os outros não faz parte da sua personalidade.

Felizmente, hoje em dia existem várias apps que tornam o networking menos constrangedor. Elas ajudá-lo-ão a encontrar as pessoas certas a abordar na sua indústria. E tudo isto sem precisar de sair do conforto da sua casa.

8 Apps para fazer networking

1. Bumble Bizz

O Bumble começou por ser uma app de encontros, focada em melhorar a experiência das mulheres em aplicações semelhantes. Mas, em 2017, criou o Bumble Bizz, que facilita a criação de ligações profissionais

Ao criar conta nesta app, ela pede-lhe para preencher o seu perfil e poderá aplicar filtros consoante o tipo de pessoas que quer conhecer. Depois disso, ser-lhe-ão apresentados vários perfis e deverá deslizar cada um deles para a direita ou para a esquerda se quiser criar uma ligação ou não. 

Se essa pessoa também estiver interessada em criar uma ligação consigo, deslizará também o seu perfil para a direita, resultando num match. Assim que isto acontece, terão 7 dias para enviar uma mensagem e, caso excedam esse tempo, essa ligação será perdida. Havendo uma troca de mensagens nesses 7 dias, poderão continuar a conversar na app ou trocar outros contactos.

Pode aceder a esta app no seu browser ou descarregar uma app gratuita que está disponível tanto para iOS como para Android.

2. Clubhouse

O Clubhouse foi lançado em Março de 2020 e a característica que o distingue é o facto de utilizar apenas o formato de áudio. Isto ajudou a promover conversas em tempo real com outras pessoas de qualquer parte do globo e a criação de ligações profissionais através do poder da comunicação verbal.

Nesta app, os utilizadores podem criar salas virtuais com os mais variados tópicos, desde criptomoedas a artesanato e muito mais. Cada sala tem oradores (que são convidados pelo utilizador que criou a sala), moderadores e visitantes (qualquer pessoa que entre na sala).

O Clubhouse é uma excelente opção para fãs de podcasts, mas acaba por permitir mais espontaneidade, uma vez que todas as discussões são feitas em tempo real e não são gravadas ou editadas.

Ao usar a aplicação, poderá entrar e sair das diferentes salas virtuais. Esta é uma excelente forma de ouvir, trocar ideias e criar conexões com outras pessoas na sua indústria, e até de se destacar como uma referência no seu mercado.

A app começou por estar disponível apenas para iOS mas os utilizadores de Android também já têm acesso a esta poderosa plataforma de networking. A sua instalação é gratuita mas, para poder criar a sua conta, precisa de receber um convite de alguém que já tenha uma conta criada.

3. Eventbrite

O Eventbrite permite não só descobrir eventos, como também permite criar os seus próprios eventos, o que pode ser uma excelente maneira de atrair potenciais clientes ou parceiros. Pode pesquisar por eventos presenciais, inscrever-se em aulas e workshops relacionados com a sua indústria ou até participar em eventos virtuais.

Esta app é uma excelente opção para quem pretende criar uma comunidade de potenciais clientes ou, simplesmente, profissionais da indústria. Pode fazer isto criando um evento regular onde todos podem trocar experiências, ideias e criar parcerias. O Eventbrite permite também a criação de um evento pago e a venda de bilhetes através desta plataforma.

A criação de um evento é muito simples, já que o Eventbrite tem uma grande variedade de modelos que pode utilizar para promover a sua marca e evento sem precisar de perder muito tempo. Também permite aceder a relatórios de venda de bilhetes em tempo real e não cobra qualquer comissão para eventos gratuitos.

O Eventbrite pode ser utilizado no browser e também está disponível para iOS e Android. A instalação da aplicação é gratuita mas, se pretender organizar eventos pagos, saiba que a plataforma cobra 4-6% de comissão sobre o preço dos bilhetes.

4. Grupos do Facebook

Todos conhecemos o Facebook. Esta plataforma foi lançada em 2004, mas só lançou os Grupos em 2010. Apesar de não serem promovidos como uma plataforma de networking, os Grupos de Facebook são uma excelente maneira de encontrar outras pessoas com interesses específicos ou que trabalhem numa indústria específica.

Atualmente, quase toda a gente tem Facebook. Continua a ser a rede social com o maior número de utilizadores registados, o que faz com que tenha um enorme potencial de networking. Graças à barra de pesquisa, é possível encontrar grupos baseados em quase qualquer interesse

Por exemplo, se gere um alojamento local e quiser entrar em contacto com outros proprietários de alojamentos locais, só precisa de inserir o termo “alojamento local” na barra de pesquisa e encontrará grupos com outros profissionais. 

Por outro lado, se o seu negócio vende camisolas para cães e quer atrair novos consumidores, só precisa de procurar por termos como “cães” na barra de pesquisa e encontrará grupos com donos de cães.

Esta é uma excelente plataforma para quem quer um espaço para promover o seu negócio em grupos que partilham um interesse relacionado com um produto ou serviço. Ou apenas para quem procura um espaço para partilhar ideias e fazer perguntas a outros profissionais. Tudo isto, sem precisar de descarregar uma nova app ou criar uma conta noutra plataforma.

Pode aceder gratuitamente aos Grupos do Facebook através do Facebook, que está disponível através do browser ou da app disponível para iOS e Android.

5. Fishbowl

O Fishbowl foi lançado em 2016 com o objetivo de agregar profissionais da mesma indústria e promover conversas honestas entre eles. Desde expectativas salariais, resolução de conflitos no local de trabalho a receber conselhos honestos de outros colegas de trabalho, CEOs ou peritos da indústria.

Para se inscrever, terá de usar um e-mail de trabalho ou a sua conta do LinkedIn. Após o registo, poderá participar em bowls ou comunidades baseadas num tema específico. Também pode expandir a sua rede de contactos e conhecimento através da participação em eventos virtuais dentro da app.

Pode utilizar o Fishbowl no seu browser ou descarregar gratuitamente a app que está disponível tanto para iOS como para Android.

6. LinkedIn

Naturalmente que nenhum artigo sobre networking estaria completo sem mencionar o LinkedIn. Esta plataforma foi lançada em 2003, com o objetivo de permitir que os seus utilizadores criem os seus perfis e encontrem outros profissionais com quem queiram criar conexões.

Funciona como qualquer outra rede social, onde poderá criar um perfil, enviar e receber pedidos de conexão e partilhar informação pertinente. Mas tudo isto num contexto mais profissional e não tanto pessoal.

Ao preencher o seu perfil, use palavras-chave específicas da sua indústria e aproveite esta plataforma para partilhar aquilo que é o seu trabalho e resultados que tenha obtido. Adicione à sua rede outros profissionais que possa ter conhecido pessoalmente ou em eventos presenciais, e envie-lhes uma mensagem personalizada sempre que o fizer. 

Também pode criar uma página para o seu negócio, algo que é especialmente importante se os seus clientes forem outras empresas.

Apesar de o networking continuar a ser o principal foco do LinkedIn, esta plataforma também expandiu os seus horizontes ao adicionar uma área de pesquisa de ofertas de emprego e de cursos online.

Pode aceder ao LinkedIn através do seu browser ou descarregar gratuitamente a app disponível para iOS e Android.

7. MeetUP

O MeetUP foca-se essencialmente em promover ligações entre os utilizadores que participam num determinado evento. Apesar de ter sido concebido inicialmente para eventos presenciais, o MeetUP também se adaptou aos eventos virtuais.

Ele permite aos seus utilizadores pesquisar por eventos, filtrando por interesses ou pelas datas do evento. Poderá limitar a sua pesquisa a eventos que decorram dentro de um determinado intervalo de horas, ou que ocorram numa área específica, ou limitar a distância.

Tal como o que acontece no Eventbrite, o MeetUP também permite aos seus utilizadores criarem os seus próprios eventos.

Pode aceder ao MeetUP através do seu browser ou descarregar gratuitamente a app disponível para iOS e Android.

8. Shapr

O Shapr foi lançado em 2015 e funciona de forma muito semelhante ao Bumble Bizz e também a apps de encontros. Esta app até tem vindo a ser conhecida como “o Tinder para networking”.

Ao inscrever-se no Shapr, crie um perfil com os seus interesses, localização e experiência profissional. Ele irá usar esta informação para, todos os dias, lhe sugerir 10 a 15 perfis de outros profissionais

Tal como no Bumble Bizz, irá deslizar estes perfis para a direita ou para a esquerda, caso queira criar uma ligação com essa pessoa ou não. Se estiver interessado em criar essa ligação e a outra pessoa também, resultará num match e poderão trocar mensagens através da app.

Poderá descarregar gratuitamente a app que está disponível tanto para iOS como para Android.

Por muito tentador que seja instalar todas estas apps e achar que já fez o seu papel no que toca a networking, a verdade é que criar uma boa rede de contactos exige que dedique tempo e esforço de forma consistente.

Por isso, comece por escolher apenas uma das apps que sugerimos neste artigo, instale-a e crie o seu perfil. Preencha com o máximo de informação possível. Depois disso, a melhor forma de dar uma oportunidade à app que escolheu é usando-a todos os dias, mesmo que seja apenas por 10 minutos. 

Faça os possíveis para criar ligações e desafie-se a fazer, pelo menos, uma videochamada por semana com uma das suas novas ligações profissionais. Poderá ficar surpreendido com o resultado e impacto que isto terá no seu negócio e na sua vida profissional.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!