Netinvoice - A solução inovadora de venda de facturas para empresas em Portugal


“Deixar de andar com os prazos à perna”, é isso que a Netinvoice propõe aos empresários portugueses. Saiba como este cliente do InvoiceXpress anda a inovar a venda de facturas como solução de liquidez para as empresas.

Netinvoice

A Netinvoice escolheu o InvoiceXpress para software de facturação. E, apesar de ambos lidarem com milhares de facturas todos os dias, a actividade de cada um é completamente distinta. Por isso, entrevistámos João Castro Pinheiro, CEO da Netinvoice, para sabermos como funciona esta inovadora plataforma portuguesa de invoice trading.

No mercado, existem diversas soluções de crédito especializado. Como surgiu a ideia de lançarem a Netinvoice e que ponto forte vos diferencia?

A ideia de criação da Netinvoice surge dos seus accionistas, António Varela e Expand Capital. O objectivo era desenvolver um mecanismo que permitisse dar liquidez às PME portuguesas, diferente de tudo o que existe no mercado nacional e que não caia nos lugares comuns do sector financeiro actual: muita burocracia, processos lentos, dependente de relação, fidelizações excessivas, garantias e avais pessoais dos sócios das empresas, etc. Assim, nasceu um conceito diferente, que aproveita o que as PME têm de melhor, ou seja, os créditos comerciais que estas detêm sobre clientes de maior dimensão e, por conseguinte, com melhores notações de risco do que as suas.

Qual é a diferença entre o factoring e o invoice trading?

As diferenças são várias, mas as 3 principais são:

  1. O factoring pressupõe a contratação de uma linha de dívida bancária por troca de compromisso de facturação e entrega de toda a actividade comercial com determinados clientes ao banco/agente financiador. Na Netinvoice, as operações são feitas factura a factura e em cada uma está implícita uma verdadeira venda de um activo e não a colateralização de dívida através de facturas;

  2. Em factoring existe a exclusividade e fidelização. A Netinvoice é totalmente flexível e sem custos de permanência/anuidades para os seus clientes;

  3. No factoring, exige-se a elegibilidade de facturas condicionadas pelo modelo de risco do agente financiador. Na Netinvoice, aceitamos todos os tipos de riscos. Os Compradores é que definem se compram ou não, de acordo com o grau de risco que estão dispostos a aceitar.

São a primeira entidade de invoice trading em Portugal?

Admitindo que possamos não ser a primeira entidade de invoice trading presente em Portugal, somos certamente a primeira empresa 100% portuguesa já a operar e que foi criada de raiz para este sector. Temos investimento 100% português, desenvolvemos a plataforma transacional inteiramente em Portugal e contamos especialmente com a qualidade e talento dos recursos humanos nacionais para criar um modelo de negócio com os padrões de qualidade mais exigentes e uma operativa, no essencial, irrepreensível.

Como é o processo de invoice trading na plataforma da Netinvoice?

O processo de invoice trading na plataforma da Netinvoice segue 4 passos:

Após o processo de registo das Empresas vendedoras de facturas na plataforma, estas submetem facturas para validação automática e junto do Cliente sobre quem o crédito incide;

Depois da validação estar completa, é colocada em mercado para receber ofertas de compra por parte da comunidade de Compradores, composta inteiramente por Investidores Profissionais;

A factura passará a ser detida pelo Comprador com a oferta mais alta e este liquidará até 90% do Valor Nominal da factura em até 3 dias;

Na data de vencimento da factura, o Cliente pagará o crédito para a conta exclusiva para este efeito, sendo entregues 90% ao Comprador e os remanescentes 10% à Empresa que vendeu a factura.

O vosso ADN é digital. Isso influencia a cultura e o ambiente da Netinvoice?

Sim. Por exemplo, apoiamo-nos essencialmente em soluções digitais tanto para os processos e procedimentos internos como para os da plataforma. Reflecte-se também em alguma informalidade da cultura, o que gera um ambiente positivo, de muita colaboração e entreajuda.

No entanto, esta realidade não se traduz, em ligeireza na gestão, processos e procedimentos. Nessas áreas não prescindimos do rigor e exigência máxima, quer internamente, quer nas relações com as contrapartes, sejam elas quais forem.

O digital modificou praticamente todo o tipo de negócios. Antevêem grandes alterações no sector do financiamento especializado?

Sim, como é aliás reconhecido por todo o sector de forma abrangente. Acreditamos que a era digital vem revolucionar a forma como o sector trabalha e se relaciona com os seus clientes. Contudo, ao contrário do que às vezes é comentado, não acreditamos que seja o fim dos bancos. Será sim, uma alteração às regras de funcionamento, que será implementada de forma gradual pelos grandes players. E isso criará espaço para todo o tipo de soluções de forma complementar.

Como conheceram o InvoiceXpress? E de que forma o InvoiceXpress facilitou a vossa facturação?

Conhecemos o InvoiceXpress através de recomendações de conhecidos e também via publicidade. A partir do momento em que integrámos os nossos sistemas com o InvoiceXpress, deixámos de ter preocupações na facturação.


Ivo Anjos

Ivo Anjos é licenciado em Comunicação Empresarial com um percurso vincado em Marketing. Os seus interesses dividem-se entre o digital, o desporto e o sofá.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!