Nova modalidade Multiconta para negócios multiempresa


O InvoiceXpress está ainda mais flexível com a nova modalidade que permite associar várias contas a uma só subscrição. Esta novidade torna mais simples a gestão da facturação em modelos de negócio com múltiplos NIFs de várias empresas.

Nova modalidade Multiconta para negócios multiempresa

Novas economias fomentam negócios mais flexíveis. Negócios mais flexíveis exigem soluções simples. E, claro, aqui entra o InvoiceXpress.
Por isso mesmo, desenvolvemos a solução da Multiconta, disponível a partir do plano L, a pensar em modelos de negócio como as plataformas online de serviços partilhados.

Exemplos ajudam a clarificar

Cabify - a facturar à boleia do InvoiceXpress

A Cabify é cliente InvoiceXpress. E é precisamente uma plataforma online de serviços partilhados. A plataforma online recorre a uma aplicação mobile para colocar o cliente (passageiro) em contacto com o fornecedor do serviço (motorista). Neste modelo, os fornecedores do serviço são empresas parceiras da Cabify, e cada um deles emite facturas com NIF próprio. É por esta razão que a Multiconta é a melhor solução para a Cabify:

  • A Cabify é a responsável pela subscrição InvoiceXpress e detentora da conta-base
  • Cada empresa parceira da Cabify possui uma subconta para emissão de facturas com NIF próprio

Assim, sempre que um parceiro emite uma factura, esse documento é descontado do plafond de documentos da conta-base Cabify. Ou seja, o plafond de documentos é partilhado por todas as subcontas dos parceiros.

Conta-Base Plafond
Empresa 1500 documentos
Subconta Documentos utilizados:
Parceiro (A)
Parceiro (B)
Parceiro (C)
Parceiro (D)
100 Documentos
125 Documentos
50 Documentos
70 Documentos
Total 1155 Documentos
Documentos disponíveis 345 Documentos

LovelyStay – um de muitos hóspedes do InvoiceXpress

A LovelyStay é um projecto inovador na categoria do alojamento local que escolheu a solução Multiconta do InvoiceXpress para a facturação. Vejamos porquê. A LovelyStay gere apartamentos e propriedades em alojamento local, no entanto não detém nenhum desses espaços. O modelo passa por um conjunto de serviços que visam optimizar a gestão e o proveito de apartamentos de alojamento local de pessoas particulares e entidades. Logo, a Multiconta é a resposta ideal às necessidades das duas partes:

  • A LovelyStay disponibiliza serviços de gestão completa para alojamento local, que vão desde a divulgação online, à gestão dinâmica do preço, à limpeza, ao recepção dos hóspedes, e manutenção dos imóveis. Sempre que cobram a reserva, emitem uma factura com o NIF do detentor da licença para a actividade de alojamento local afecta ao imóvel em causa. Isto significa uma facturação com inúmeros NIFs e, obviamente, o recurso a múltiplas subcontas.

  • Os proprietários dos apartamentos, parceiros da LovelyStay, têm o mínimo de preocupações já que fica praticamente tudo a cargo da gestora. E a facturação? A facturação continua a ser dos proprietários, mas tratada pela mesma entidade gestora. É uma parceria win-win.

Plataformas online mas não só

Que entrem os empresários, os contabilistas e quem estiver a ler este artigo

A Multiconta poderá ser igualmente vantajosa noutros casos, por exemplo empresários com mais de um negócio ou até mesmo contabilistas independentes responsáveis pela gestão de várias contas.

“Sou empresário e tenho várias empresas.”

Poderá haver casos em que a Multiconta será uma boa alternativa a empresários com vários negócios. Se o volume de documentos emitidos o justificar, a Multiconta será uma boa opção, uma vez que oferece a possibilidade de condensar as diferentes subscrições das diversas empresas numa só. Resultado: um corte nos custos.

“Sou TOC responsável pela contabilidade de diversas empresas.”

Algo que acontece frequentemente é haver contabilistas independentes cuja actividade é a gestão da contabilidade de diferentes empresas. Muita gente lembrará ainda o termo guarda-livros para se referir estes profissionais. Aqui, a utilização do Multiconta fará sentido numa subscrição solicitada por parte deste profissional, nos seguintes moldes:

  • O TOC é responsável pela subscrição e, por conseguinte, pela conta-base. Posteriormente, à medida que entram novos clientes do seu serviço, este poderá criar subcontas para cada um deles, com a finalidade de gerir a facturação e todos os processos de comunicação com a AT incluídos no seu serviço.

  • Os clientes, ou por outras palavras, representantes e donos das empresas, contratam o TOC para o serviço de gestão contabilística. Esse serviço engloba naturalmente a gestão da parte contabilística e, caso desejem, o acesso ao software InvoiceXpress.

É claro que este cenário não é obrigatório. Tanto o TOC, como as empresas poderão não sentir necessidade de o utilizar. Nessa eventualidade, poderão utilizar o InvoiceXpress da forma regular: a empresa subscreve o InvoiceXpress e disponibiliza o acesso do TOC à sua conta. Saiba aqui como adicionar utilizadores à sua conta InvoiceXpress.

“Estou a ler este artigo e o meu negócio iria facturar melhor assim. Quero saber mais.”

E nós contamos-lhe tudo. No InvoiceXpress procuramos sempre a melhor forma de nos adaptarmos ao seu negócio e, para isso, temos uma equipa totalmente dedicada a analisar cada caso e a encontrar os melhores planos e funcionalidades para si.

Se a modalidade Multiconta é a solução que procurava para o modelo que possui, teremos o gosto de acompanhá-lo nas questões que restarem. Contacte a nossa equipa para saber mais ou para qualquer esclarecimento adicional: comercial@invoicexpress.com.


Susana Martinho

Com formação inicial em Turismo, acabou por encontrar uma paixão no Marketing Digital. É a figura bem-disposta e eclética da equipa de vendas, que adora viajar pelo mundo, desporto e decoração.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!