Mentoria de Negócios: Como encontrar um bom mentor pode ajudar a faturação do seu negócio


Qualquer pessoa que decida iniciar uma jornada de empreendedorismo sabe que vai encontrar desafios a médio e longo prazo. No entanto, não sabe ao certo que desafios serão esses e nem como os ultrapassar. É aqui que a mentoria de negócios pode fazer toda a diferença.

Se está a pensar em dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo, sabe que terá de enfrentar vários desafios. Devido à inexperiência, é possível que ainda não tenha todas as ferramentas e conhecimentos necessários para ultrapassar esses mesmos desafios. É aqui que contar com a ajuda de um mentor pode fazer toda a diferença. 

O mentor certo para si e para o seu negócio será alguém que já está familiarizado com os desafios que poderá ter de ultrapassar e saberá qual a melhor forma de agir. Isto porque já passou por situações semelhantes no passado.

Por isso, a escolha de um mentor deve ser baseada na experiência do mesmo, mais do que em certificações e formações.

O que é a mentoria de negócios?

Tal como o coaching para empreendedores, a mentoria também tem como objetivo ajudar os empreendedores a atingirem os seus objetivos. No entanto, um mentor tem um papel estratégico, não tendo um papel tão ativo quanto um coach.

Um mentor tira partido do seu conhecimento e experiência para direcionar os empreendedores no caminho que estes precisam de seguir para atingir um determinado objetivo. Este objetivo pode estar relacionado com o volume de faturação, presença no mercado, etc.

Isto é feito através da sua influência na definição e ajuste destes mesmos objetivos, identificação dos recursos necessários e até no estabelecimento de novos contactos com outros profissionais.

O melhor mentor para si será aquele que tem provas dadas na indústria em que pretende empreender. É aquele que já percorreu o caminho que pretende percorrer e atingiu os objetivos que pretende atingir. Assim, irá poder aprender com os seus erros, ele poderá colocar as questões certas e contribuir com uma nova perspectiva que apenas alguém com experiência anterior consegue ter.

Este apoio de alguém mais experiente na tomada de decisões do negócio vai-lhe permitir escolher um caminho mais sustentável e lucrativo para o seu negócio, aumentando as suas hipóteses de sucesso.

Quais são as diferenças entre mentoria e coaching?

Recentemente, falámos sobre o coaching para empreendedores, que também é um processo particularmente importante para os negócios. No entanto, a mentoria e o coaching acabam por ser dois processos diferentes. As principais diferenças entre eles são:

  • Dinâmica da relação: enquanto que um coach trabalha de uma forma muito próxima com um empreendedor, o mesmo pode não acontecer numa relação de mentoria. Uma relação de mentoria pode assumir formas muito diferentes, dependendo das suas necessidades. Pode ir desde uma relação direta e pessoal a um livro, filme ou biografia que o impactou de tal forma, que contribuiu para moldar o seu caminho e o do seu negócio.

  • Duração do processo: o processo de mentoria é, em regra, mais longo do que o processo de coaching. A relação entre um mentor e um mentorado tanto pode durar 6 meses como, até, décadas. Já o coaching costuma ser de curta duração com sessões tão rápidas como conversas de 10-15 minutos. No entanto, existem algumas excepções, e há relações de coaching que também podem durar vários anos.

  • Estrutura: uma mentoria não segue uma estrutura ou um programa pré-definido pelo mentor, ao contrário do que acontece com o coaching. Apesar de ainda assim ser recomendado que haja objetivos definidos, a mentoria foca-se mais no desenvolvimento do mentorado, conforme os desafios que o mentorado enfrenta. Ou seja, na mentoria a iniciativa parte maioritariamente do mentorado.

  • Qualificações necessárias: não são necessárias qualificações específicas para alguém se tornar um mentor. Já um coach, precisa de ter uma formação ou certificação específica para exercer essas funções. O que é necessário para que alguém se torne um mentor é que tenha experiência no mundo do empreendedorismo e na mesma indústria que os seus mentorados. Ou seja, para que possa guiar alguém, precisa de já ter percorrido esse mesmo caminho antes.

3 vantagens da mentoria de negócios

No coaching, os empreendedores beneficiam mais desta ferramenta na fase inicial do negócio. Já na mentoria, não existe uma fase específica que beneficie mais do que as outras. Todos os negócios poderão beneficiar da ajuda de um mentor em qualquer fase que se encontrem.

As principais vantagens da mentoria de negócios são:

  1. Aceleração do processo de aprendizagem: enquanto mentorado, irá acompanhar de perto o percurso do seu mentor, aprendendo com os erros que este cometeu no passado e replicando aquilo que funcionou. Isto permitirá prever desafios, obstáculos e desenvolver estratégias atempadamente, de forma a evitar ou preparar-se para enfrentar qualquer dificuldade.

  2. Compreensão do mercado e modelo de negócio: ao acompanhar o percurso do seu mentor, irá perceber o que este fez para atingir o patamar em que se encontra. Isto também irá fazer com que compreenda melhor o modelo de negócio que o seu mentor utilizou. Esta compreensão do modelo de negócio é essencial para que se destaque da sua concorrência, especialmente em mercados muito competitivos.

  3. Melhor visão estratégica e definição de metas mais realistas: compreender as escolhas que o seu mentor fez durante a sua jornada de empreendedorismo poderá permitir desenvolver o seu raciocínio tático. Para além disso, ver os resultados que o seu mentor atingiu e perceber como estes foram atingidos, faz com que consiga definir metas mais realistas e de acordo com as suas capacidades.

Como escolher um mentor?

Cada indústria tem as suas próprias características e apresenta os seus próprios desafios. Por isso, o principal critério para escolher um mentor é que este tenha experiência comprovada na indústria em que atua ou em que pretende empreender

É imprescindível que o mentor que escolhe seja alguém bem sucedido, que já atingiu as metas que pretende atingir e que tenha passado por altos e baixos ao longo do seu percurso.

O mentor ideal para si e para o seu negócio é aquele no qual se irá espelhar. Ou seja, se pretende criar uma loja online de sucesso na indústria do retalho, por exemplo, então, procure um mentor que já tenha criado uma loja online de retalho. É importante que o seu mentor seja uma autoridade na sua indústria.

Não existem certificações necessárias para alguém ser um mentor. O mais importante é que este saiba como agir perante os desafios do negócio e tenha experiência comprovada para os ultrapassar.

Se pretende uma relação próxima com um mentor, existem vários profissionais que se disponibilizam para este acompanhamento. Esse é o caso do Rui Pedro Alves, fundador e CEO do Grupo RUPEAL, ou do Ricardo Teixeira, especialista em marketing online e fundador do programa de mentoria KIAI. Também poderá recorrer à Rede Nacional de Mentores que facilita a ligação entre empreendedores e mentores.



A jornada do empreendedorismo traz com ela muitos desafios. Estes podem ser muito assustadores para quem está a começar e fazer com que se sinta assoberbado com todas as possibilidades.

Escolher um mentor pode fazer com que tudo pareça mais claro e ajudá-lo a definir não só os seus objetivos, mas também a perceber o que precisa de fazer para os atingir. Isto porque estará a aprender e a contar com a ajuda de alguém que percorreu um caminho igual ou muito semelhante àquele que quer percorrer.

Assim, o mentor é alguém com experiência e autoridade na sua indústria, que está familiarizado com as dificuldades que irá enfrentar a médio e longo prazo, ajudando-o a preparar-se para elas.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!