As Melhores Plataformas para Criar uma Loja Online


Criar uma loja online não é uma tarefa fácil. Felizmente, hoje em dia existem várias plataformas que tornam o processo bastante mais simples, e com as quais pode, inclusive, automatizar a sua faturação. Conheça algumas das melhores plataformas para criar o seu negócio online.

O comércio eletrónico continua em crescimento. A pandemia tem impactado inúmeros comportamentos sociais, e ajudado também a acelerar alguns padrões de consumo. Apesar de Portugal continuar abaixo da média europeia, nota-se uma tendência crescente na realização de compras online por parte do consumidor nacional: segundo o Ranking de Comércio Eletrónico da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) 38,3% dos portugueses recorreram ao comércio eletrónico em 2020.

Independentemente da dimensão e do tipo de negócio, criar e gerir uma loja online não é um processo simples. É necessário definir e configurar as formas de pagamento, carregar conteúdos, gerir stocks, entre muitas outras responsabilidades.

Como tal, escolher a plataforma mais apropriada ao seu produto, e que lhe facilite várias tarefas, como a emissão de faturas através da integração com o seu programa de faturação, pode ser um fator decisivo para o seu sucesso. Neste contexto, damos-lhe a conhecer 4 das melhores soluções existentes no mercado.

As Melhores Plataformas para Criar uma Loja Online

Shopify

A Shopify é uma das plataformas de criação de lojas online mais conhecidas a nível mundial, estando disponível em mais de 175 países e tendo ajudado a criar mais de 1 milhão e setecentos mil negócios.

Trata-se de uma boa solução para PME e empreendedores sem grandes conhecimentos técnicos, uma vez que permite uma criação rápida de uma loja online sem recurso a ferramentas externas, pois contém uma vasta lista de integrações disponíveis, entre elas o plugin de integração desenvolvido pela Think Orange para ter a sua faturação integrada com o InvoiceXpress.

Shopkit

A Shopkit é uma solução portuguesa muito semelhante à Shopify, na medida em que permite uma criação rápida de uma loja online sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos, e que já conta com mais de 34 mil clientes, que vendem eletronicamente através desta plataforma nacional.

Independentemente do que pretende vender (roupa, livros, jóias, fruta, etc.), a Shopkit dispõe de vários templates para conseguir personalizar facilmente o design da loja do seu negócio, bem como de inúmeras integrações para automatizar toda a gestão da sua marca, contando também com uma integração com o InvoiceXpress para que possa vender e faturar rápida e facilmente num só sítio.

WooCommerce

Ao contrário das duas plataformas anteriores, o WooCommerce é um plugin de código aberto para aplicação em WordPress, fator que diferencia esta solução no mercado, tornando-a “tecnicamente gratuita”, sendo por isso uma das plataformas mais populares entre empresas que pretendem criar uma loja online.

Porém, apesar de disponibilizar uma grande quantidade de integrações gratuitas e pagas, permitindo um grande nível de personalização, esta pode não ser a melhor solução para empreendedores que não estejam familiarizados com WordPress. Contudo, para os negócios em que o WooCommerce seja uma boa opção, existe um plugin para integrar a sua loja online com o programa de faturação InvoiceXpress, desenvolvido pela Webdados, para que possa automatizar o processo de faturação do seu negócio e tornar tudo muito mais simples.

CTT

Acompanhando a evolução tecnológica e a transformação do tecido empresarial português, os CTT também já têm disponível uma plataforma que permite a empresas e empreendedores a criação de uma loja online de uma forma simples, e sem necessidade de conhecimentos técnicos.

A grande vantagem desta solução é que todas as entregas da sua loja serão asseguradas pelos CTT, ou seja, poderá beneficiar de uma integração automática da sua plataforma online com o envio direto das suas encomendas.

Para além deste fator diferenciador, esta oferta dos CTT também já conta com pagamentos integrados, e outros plugins bastante úteis, como a possibilidade de emitir faturas sem sair da sua loja através da integração disponível com o InvoiceXpress.

InvoiceXpress: o Programa de Faturação ideal para Lojas Online

As 4 plataformas mencionadas em cima são algumas das soluções mais conhecidas para a criação de lojas online, mas a verdade é que existem muitas outras opções, cada uma com diferentes prós e contras - como a PrestaShop, a Jumpseller, o ePages, a Facestore para vender diretamente na sua página de Facebook, omeuwebsite, a Izigo, ou o nopCommerce, por exemplo - que também têm disponíveis integrações com o seu programa de faturação preferido, para uma emissão de faturas sem complicações e automatizada com a sua loja online.

O mais importante é mesmo avaliar qual das soluções se adapta melhor ao seu produto, de forma a optar pela plataforma mais apropriada ao seu negócio.

Como programa de faturação intuitivo e sem contratos de fidelização, o InvoiceXpress, software certificado pela Autoridade Tributária, destina-se a empresas de serviços, e é também ideal para freelancers, profissionais independentes e lojas online, graças à velocidade e facilidade na emissão de faturas.

Se está a pensar fazer a transição do seu negócio físico para o online, ou se, por outro lado, se está a preparar para empreender e lançar um novo negócio online, e não sabe bem por onde começar, não desespere, nós ajudamos: comece por ler o Ebook Gratuito Como Criar Uma Loja Online em 5 Passos. Com este guia vai ver que tudo ficará mais simples.


Miguel Coelho

Com formação em Comunicação, o Miguel deixou-se seduzir pelo Digital. Bem-disposto por natureza, livros, séries e desporto são dos seus passatempos favoritos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!