Os 5 artigos mais lidos de 2021


Nesta reta final do ano, descubra quais foram os 5 artigos publicados em 2021 no blog do InvoiceXpress que reuniram as preferências dos nossos leitores. Vale a pena revisitar estes conteúdos, pois vão ajudá-lo a preparar e a organizar a sua faturação para 2022.

O blog do InvoiceXpress, programa de faturação certificado pela Autoridade Tributária, continua a ser uma importante fonte de informação sobre regras de faturação, contabilidade, o mundo dos negócios e do empreendedorismo, ou dicas para freelancers, para muitas empresas e profissionais independentes.

E tal como o nosso software de faturação tem como objetivo ajudar os diferentes negócios a simplificar a sua faturação, através de uma emissão de faturas sem complicações e em segundos, também este nosso espaço pretende ajudar os empreendedores a esclarecerem as suas dúvidas.

Foi por isso que ao longo de 2021, um ano ainda muito marcado pela pandemia e, consequentemente, um período ainda muito conturbado para muitos negócios, fizemos uma aposta forte na produção de novos conteúdos para o nosso blog, para ajudar todos os empresários a estar a par da atualidade, e todos os profissionais a ter acesso às informações mais importantes para conseguirem triunfar.

Agora, nesta reta final de 2021, fazemos uma viagem pelos cinco artigos publicados este ano que os nossos leitores consideraram ser os mais importantes.

Se apenas recentemente começou a seguir o nosso blog, é provável que lhe tenham escapado alguns conteúdos importantes, que continuam hoje tão ou mais relevantes que na data da sua publicação. Por isso, aperte o cinto, e venha descobrir os 5 conteúdos de 2021 mais lidos e que despertaram maior interesse.

Top 5 dos artigos de 2021 mais lidos

Título: IRC: O que é e como se calcula?

Comecemos pelo artigo deste ano que ocupa o quinto lugar dos mais lidos.

São inúmeras as obrigações fiscais das empresas, e uma das que regularmente levanta mais dúvidas é seguramente o IRC - o Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas.

E foi precisamente para ajudar as empresas a perceber o que é o IRC, quem deve pagar este imposto, como se calcula, e as diferenças desta obrigação em Portugal Continental vs as Regiões Autónomas, que elaborámos e publicámos este conteúdo no passado mês de junho.

É ainda importante lembrar a tributação autónoma sobre gastos não relacionados com a atividade, mas que fazem parte do IRC.

Título: Faturação Eletrónica: O que é a Assinatura Eletrónica Qualificada?

Este foi o quarto artigo publicado este ano que mais vezes foi lido.

A faturação eletrónica é um tema fiscal que tem marcado a atualidade do universo da faturação ao longo dos últimos anos. A sua implementação (via EDI) assume-se como um verdadeiro programa de transformação digital, processual e funcional.

No passado mês de novembro as Finanças voltaram a ajustar o calendário fiscal, prolongando a data até à qual as faturas em PDF ainda são consideradas faturas eletrónicas até 30 de junho de 2022. Após essa data, as faturas e demais documentos fiscalmente relevantes emitidos por via eletrónica terão de conter uma Assinatura Digital Qualificada de forma a garantir a autenticidade da origem e a integridade do conteúdo dos documentos. Neste conteúdo abordámos do que se trata então esta Assinatura Digital Qualificada.

Título: Faturação em 2021: Temas e Regras mais importantes

Chegamos ao terceiro conteúdo deste ano com maior sucesso.

Um novo ano pode ser sinónimo de mudanças pessoais ou profissionais, de reorganização de objetivos de alguns negócios, e normalmente também é sinónimo de alterações fiscais.

Foi por isso que, no início de 2021, publicámos este artigo com os temas e as regras de faturação mais importantes para o ano que agora finda, de forma a que tanto novos empreendedores como empresários já estabelecidos estivessem a par das alterações fiscais que iam marcar o ano de 2021.

Muitas delas irão manter-se em 2022, como a introdução do Código QR nas faturas ou do ATCUD, por isso a consulta deste conteúdo pode ser bastante pertinente para o seu negócio.

Título: Estou a iniciar o meu negócio: devo ser ENI ou Trabalhador Independente?

Este foi o segundo artigo de 2021 que mais vezes foi visto.

Em novembro de 2021 Portugal contava com 733 mil empregados por conta própria, o maior valor de que há registo nas séries oficiais do Instituto Nacional de Estatística.

Sendo este um valor tão significativo, que corresponde a quase 15% da população ativa no nosso país, preparámos um artigo muito importante para quem está a pensar iniciar o seu negócio: a decisão entre ser um Trabalhador Independente ou um Empresário em Nome Individual. São algumas as diferenças, e naturalmente que a escolha depende do tipo de negócio, mas neste artigo ficam bem claras as obrigações e os direitos de um e de outro.

Um conteúdo que não deve deixar de consultar se 2022 vai ser o ano em que pretende iniciar o seu negócio próprio.

Título: Faturação em 2021: Agenda Fiscal e Prazos a cumprir

E chegamos assim ao conteúdo publicado este ano que reuniu a preferência dos nossos leitores.

E trata-se nem mais nem menos do que o artigo com as datas fiscais de 2021. Com a emissão de faturas assegurada pelo seu programa de faturação certificado, os prazos legais a cumprir são porventura uma das maiores dores de cabeça de todos os negócios.

Foi por essa razão, e para o ajudar a preparar e organizar a gestão da sua faturação, que no início do ano olhámos para as principais datas fiscais e para aqueles prazos da Autoridade Tributária e das Finanças que a maioria das empresas e empreendedores não podem falhar.

Um artigo muito útil de “ter à mão”, e que o pode ajudar também já a organizar o seu negócio para 2022, uma vez que muitos destes prazos se repetem todos os anos.

Título: Motivos de isenção de IVA

Por último, e considerando agora todos os artigos publicados ao longo do tempo neste nosso blog, queremos também partilhar consigo aquele que registou mais leituras ao longo deste ano de 2021, o que evidencia bem a importância deste conteúdo para empresas e empreendedores.

Os motivos de isenção de IVA estão dispersos por vários artigos e decretos-lei, e é por essa razão que este conteúdo, que contém uma lista completa com todos os motivos de isenção do IVA, continua a ser tão importante para se proteger de incorreções no preenchimento das suas faturas. Não deixe de o consultar.

Informação e atualidade no blog do InvoiceXpress

E para si? Qual foi o conteúdo que publicámos ao longo deste ano que lhe foi mais útil ou que achou mais interessante?

Tem algum tema que gostava de ver abordado no nosso blog?

Nesta reta final de 2021, partilhe connosco a sua opinião e sugestões, e não se esqueça de entrar em 2022 a consultar o nosso Blog, espaço onde continuaremos a partilhar a melhor informação para si e para o seu negócio!


Miguel Coelho

Com formação em Comunicação, o Miguel deixou-se seduzir pelo Digital. Bem-disposto por natureza, livros, séries e desporto são dos seus passatempos favoritos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!