Marketing de Influência: o que é e como utilizar para fazer a sua marca crescer


Os influencers são personalidades que conseguem persuadir o seu público (seguidores) a comprar em determinada marca em detrimento de outra, contribuindo decisivamente para a confiabilidade de um negócio. Descubra por que deve utilizar Marketing de Influência na sua estratégia de vendas.

O Marketing de Influência tem vindo a ganhar terreno nas estratégias de marketing digital, sendo uma das formas mais eficazes de atrair clientes. Os consumidores modernos já são capazes de se abstrair dos anúncios, sejam eles online ou offline, e preferem fazer a sua própria pesquisa ou ouvirem a experiência de utilização de alguém que conhecem.

Na era do digital, com todas as redes sociais, blogs e outras formas de produzir conteúdo, os influencers desempenham um papel de grande influência na tomada de decisões de compra daqueles que os seguem.

Devido à fidelidade do seu público, um influenciador digital tem a capacidade de direcionar tráfego para o site ou loja online, aumentar a exposição da sua marca nas redes sociais e vender o seu produto disfarçado de recomendação.

Por tudo isso, neste artigo damos-lhe a conhecer o que é o Marketing de Influência e como o pode utilizar para fazer a sua marca crescer. 

O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência consiste na colaboração entre uma marca e um influenciador digital (dito influencer) para divulgação de produtos a um público bem definido, como forma de aumentar a visibilidade, credibilidade e notoriedade do negócio, enquanto gera afinidade e empatia.

Ao criar uma ponte entre a sua marca e o público influenciado pelos criadores de conteúdos, chega a novos clientes, retém os já existentes e impulsiona as vendas. As pessoas compram mais facilmente de uma marca que é sugerida por alguém que veem como uma referência nas redes sociais, como é o caso dos influenciadores, do que através da comunicação de marketing digital das próprias marcas.

Por conseguinte, o Marketing de Influência tem demonstrado ser uma ferramenta de forte impacto na estratégia de marketing de um negócio e que implica custos relativamente baixos e resultados mensuráveis. 

Quem são os influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são pessoas com uma forte presença nas plataformas sociais e um forte engagement do seu público-alvo, capazes de convencer pessoas através de diferentes canais de comunicação digital. 

Uma boa parte dos influencers começaram por produzir conteúdos sobre os mais variados temas sem quaisquer pretensões financeiras, até começarem a sobressair, chamando a atenção das marcas dos segmentos de conteúdo que produzem. O número de criadores de conteúdos foi crescendo exponencialmente, existindo, atualmente, um bom número de influencers portugueses.

Existem vários tipos de influenciadores digitais diferentes, cuja definição surge a partir do número de seguidores que têm.

  • Megainfluenciadores

Têm mais de 1 milhão de seguidores. Isso faz com que tenham um alcance muito alto, porém, a relação com os seguidores é distante. Geralmente, são também os que cobram valores superiores e, por isso, não estão dentro do orçamento de toda e qualquer empresa.

  • Macroinfluenciadores

Apresentam entre 100 mil e 1 milhão de seguidores e uma audiência ampla mas, ainda assim, conseguem manter uma boa interação com os seus seguidores. Uma boa opção para os negócios que querem alcançar um nicho de mercado em particular.

  • Microinfluenciadores

Os micro influenciadores têm entre 10 mil e 100 mil seguidores. Como são de segmentos específicos, têm uma taxa de engagement mais eficaz. Mesmo não apresentando um alcance tão grande como os anteriores, podem exercer grande influência com conteúdos relevantes e autênticos, dentro de um determinado setor do mercado.

  • Nanoinfluenciadores

Possuem entre mil e 10 mil seguidores e estão a começar a dar os primeiros passos neste mundo. Possuem um baixo alcance, mas uma relação muito próxima com cada seguidor, sinónimo de uma influência acima da média dentro da sua comunidade. Para campanhas de redes sociais maiores e mais ambiciosas, os nano-influenciadores não são necessariamente os mais adequados, porque o tamanho típico do seu público não permite um grande alcance.

No fundo, os influencers são pessoas comuns (mais ou menos famosas), que partilham o seu dia a dia com a sua audiência, criando uma relação de proximidade. Ao comunicarem em nome próprio, suscitam no público um sentimento de confiança e identificação, que ajuda a vender subtilmente.

Como utilizar o Marketing de Influência na sua estratégia digital

1. Encontre o influencer certo

Encontrar influenciadores digitais não é necessariamente encontrar a pessoa mais famosa. Trata-se, antes, de encontrar uma pessoa em quem o seu público confia e aproveitar essa influência para promover a sua marca.

Em primeiro lugar, deve escolher um criador de conteúdos que esteja alinhado com a sua área de negócio. Não faz sentido escolher um influencer de viagens para falar dos seus produtos de maquilhagem, se o público-alvo não tiver interesse nesse tipo de artigos.

Embora possa parecer mais apelativo optar por um influenciador digital com um grande número de seguidores, também não é uma boa prática, pois poderá estar a tentar criar comunicação com um público que não está recetivo ao seu conteúdo.

Para resultados mais eficazes, a relevância é sempre mais importante que o alcance. Por isso, atente na autoridade e capacidade de persuasão que esse criador de conteúdos apresenta sobre a sua audiência.

O influenciador digital acaba por ser uma extensão da sua marca, pelo que a comunicação deve seguir os mesmos paradigmas. No entanto, a estratégia só irá funcionar se os públicos forem semelhantes. 

E a pergunta que teima em surgir é: mas como encontrar influencers?

Uma ótima forma de encontrar os criadores de conteúdos certos é fazer uma pesquisa para entender quais são as referências de influenciadores que o seu público tem.

Outra hipótese, é utilizar ferramentas específicas para identificar quem são as pessoas mais conhecidas em cada área, como é o caso da BuzzSumo, Upfluence, HypeAuditor, Squid, Influence4You e Influence.me.

Quem são as influencers portuguesas?

Em Portugal, nomes como Ana Garcia Martins (Pipoca Mais Doce), Raquel Strada, Catarina Gouveia, Sofia Ribeiro, Helena Coelho, ou Anita da Costa são alguns dos mais sonantes. Estas influencers portuguesas são as que apresentam mais seguidores e influência no Instagram.

Por trás de cada publicação relativa a uma marca, há um valor baseado no número de seguidores, pois quanto maior a audiência, mais provável é que chegue a mais pessoas. 

2. Conheça o seu público

É crucial ter uma visão clara sobre quem são os seus clientes e quais são os seus comportamentos de compra. O Marketing de Influência só é eficaz quando divulgado para o público certo. 

Estude bem a sua audiência, quais os seus hábitos e em que plataformas sociais estão presentes. Só assim poderá selecionar o influencer que faz sentido para a campanha, bem como o tom de voz e mensagem a comunicar.  

3. Defina objetivos claros

Quais são as metas que pretende alcançar ao aplicar Marketing de Influência na sua estratégia de vendas? Pretende alcançar novos públicos? Divulgar um novo produto? Ou aumentar as vendas? 

Independentemente dos seus objetivos, estes devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART)

Marcas diferentes requerem metas diferentes e é isso que vai determinar todo o planeamento da campanha de Marketing de Influência. 

4. Dê liberdade criativa ao influenciador

Não limite a liberdade de expressão do influencer. Quando o escolheu, foi porque se identificou com ele, por isso, não condicione as suas comunicações. Oriente com diretrizes que acredita serem importantes para o sucesso da campanha, mas deixe-o criar o conteúdo de acordo com a sua identidade e preferências do seu público, de modo a manter a autenticidade. Caso contrário, a mensagem poderá parecer forçada e demasiado comercial. 

Porque deve investir em Marketing de Influência?

Investir neste tipo de estratégia traz resultados muito positivos para as empresas. Confira abaixo os motivos para o fazer.

Facilidade em estabelecer parceria

O Marketing de Influência não necessita de um orçamento gigante para avançar. Existem influenciadores digitais de diferentes nichos, com números distintos de seguidores e, com certeza, com diferentes formatos de negociação.

Basta procurar o que melhor se adequa ao seu orçamento e público. Além disso, em muitos casos não existe um intermediário de negociação, pelo que pode contactá-los diretamente, através dos canais digitais onde estão presentes.

Fortalece a imagem da marca

O Marketing de Influência é uma excelente forma de aproximar a marca dos potenciais clientes, através da divulgação das suas propostas de valor e ideias por que se rege. 

Além disso, associar uma empresa a um produtor de conteúdos digitais melhora o posicionamento nos motores de pesquisa, impulsionado pelas ações de SEO dos canais do influenciador. 

Retorno sobre investimento (ROI) otimizado

Apostar em Marketing de Influência apresenta custos muito reduzidos quando comparado a outras estratégias, pois a produção de conteúdo é responsabilidade do influenciador, libertando a empresa de investimentos avultados. Assim sendo, e dado que é possível medir o ROI das campanhas de Marketing de Influência, conseguirá ter clara noção do lucro que lhe traz.

Impacta o público certo

O Marketing de Influência é uma forma fantástica de alcançar novos públicos que interagem ativamente com conteúdo. Um influencer já tem a sua audiência construída, já criou uma relação de proximidade e afinidade e já tem poder de persuasão sobre a mesma.

Quer isso dizer que, rapidamente, consegue aumentar a consciência sobre o seu negócio, tornando a comunicação realmente eficaz, dado que estão a impactar pessoas que são parte interessada no nicho do seu negócio. 

Dessa forma, as empresas não precisam despender tempo a segmentar grupos de pessoas que possam tornar-se potenciais clientes.

Maior Eficiência

A colaboração de uma marca com um influenciador digital não é percecionada como publicidade, pelo que é bastante eficiente comparativamente a anúncios tradicionais.

Impulsiona as vendas

Pessoas compram de pessoas, e as colaborações com influenciadores agregam autenticidade à campanha, ajudando a mostrar um lado humano do negócio. O sucesso do Marketing de Influência advém do número de clientes angariados desta forma.

Parcerias rentáveis para todos

Se fizer a escolha acertada, a probabilidade de vir a construir uma parceria benéfica para todos os envolvidos é bastante alta. O Marketing de Influência permite conectar empresas com influencers e levar os produtos ou serviços a quem realmente tem interesse neles.

Os resultados de uma parceria bem alinhada são positivos para a marca, que aumenta as suas vendas e notoriedade, para o influenciador digital, que vê o seu trabalho reconhecido e compensado com futuras novas parcerias, e para os clientes, que conhecem novas marcas, produtos e serviços alinhados com os seus valores e necessidades.

Transmite confiança

Quando o consumidor decide comprar um determinado produto, é comum procurar referências e testemunhos de pessoas que já tenham experienciado os serviços. Pela relação de proximidade e de identificação que os seguidores têm com eles, as informações transmitidas pelos influencers sobre determinadas marcas e produtos soam mais credíveis e persuasivas.

O próprio comprador pode tornar-se promotor dos seus serviços, tal é a confiança depositada no influenciador.

Influencia a Jornada do Cliente

No seguimento do ponto anterior, a opinião de pessoas que estão a par de um determinado assunto ou serviço contribui para a decisão de compra dos consumidores. Por isso, utilizar o Marketing de Influência na sua estratégia digital é usar uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança para fazer o potencial cliente avançar na jornada do cliente.



O Marketing de Influência tornou-se imprescindível para qualquer empresa que queira competir no mercado, uma vez que atrai os consumidores de maneira única e específica, agregando valor, tanto para os clientes, como para as organizações, além de maximizar a faturação das mesmas.

Como um canal de crescimento rápido, o Marketing de Influência abre uma panóplia de oportunidades para as marcas que procuram aumentar as suas vendas e criar brand awareness. Se ainda não aplica à sua estratégia, não adie mais. Lembre-se de que pessoas conectam-se mais facilmente com pessoas do que com marcas.

Depois de fortalecer o relacionamento com os consumidores, utilizando o Marketing de Influência, dedique-se a aprimorar os processos internos do seu negócio. Um software de faturação como o InvoiceXpress, simples, intuitivo e de fácil utilização, é um bom ponto de partida.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!