Marketing de conteúdo: 4 dicas para alimentar um blog e atrair novos clientes


A publicação de artigos de blog é uma excelente estratégia de Marketing de Conteúdo para atrair novos clientes. No entanto, para que seja possível ver resultados há alguns  aspetos que precisa de garantir. Neste artigo explicamos quais são.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Inbound Marketing que tem vindo a ganhar cada vez mais força no meio empresarial. As estratégias de Inbound Marketing são aquelas que se focam em atrair clientes em vez de fazer com que a marca corra atrás deles.

Com o Marketing de Conteúdo o foco é partilhar conteúdo relevante de forma consistente em diferentes formatos (texto, vídeo, áudio ou imagens). O foco deste conteúdo deve estar em ajudar o público-alvo a resolver as suas dores, esclarecer dúvidas ou realizar os seus desejos.

A aplicação desta vertente do Marketing Digital tem como principais benefícios o aumento da notoriedade da marca, geração de leads mais qualificadas e uma redução do custo de aquisição de novos clientes, graças a um aumento do alcance orgânico (gratuito) da marca.

Uma das armas mais populares numa estratégia de Marketing de Conteúdo é a utilização de um blog no site do seu negócio. Neste artigo, iremos abordar as principais dicas que deve seguir para conseguir ver melhores resultados.

4 dicas para alimentar o seu blog profissional e atrair novos clientes

1. Escolha a plataforma mais adequada para o seu blog

Com tantas plataformas diferentes, é difícil saber qual é a melhor para o seu blog. Mas a verdade é que não há uma resposta certa. A plataforma ideal para o seu blog dependerá do formato de conteúdo a que pretende dar destaque (texto, imagens, vídeos ou áudios), do objetivo do seu blog e do seu nível de experiência com este tipo de plataformas. 

Algumas das plataformas mais comuns que existem são o WordPress, CMS Hub do HubSpot, Squarespace e Wix. Para saber qual a mais adequada para si, avalie os seguintes critérios:

  • Facilidade de criação e upload dos artigos: esta é a base de qualquer blog por isso deverá escolher a plataforma que tem um criador de conteúdo com o qual consiga trabalhar facilmente, já que será aqui que irá criar e editar todos os seus artigos;

  • Temas e templates disponíveis: os temas e templates fazem com que a criação do design do blog seja feita de forma mais simples e rápida. Este ponto poderá não ser tão importante se tiver alguma experiência como web designer, ou se tiver alguém com essa valência na sua equipa. Felizmente, a grande maioria das plataformas possui temas e templates que pode facilmente adaptar de acordo com o seu branding;

  • Ferramentas de SEO: estas ferramentas são aquelas que o irão apoiar na otimização dos seus artigos para os motores de busca como o Google. O que estas ferramentas fazem é dar uma pontuação a cada artigo de acordo com as técnicas de SEO que aplicou e que iremos abordar mais à frente neste artigo. Algumas plataformas têm estas ferramentas integradas, enquanto que outras podem oferecer a possibilidade de instalar ou integrar uma ferramenta destas.

Independentemente da plataforma que escolher, se decidir criar o blog do seu negócio numa plataforma diferente daquela que usa para o site principal, lembre-se que, para efeitos de notoriedade da marca, é imprescindível que o domínio seja o mesmo do site oficial da marca.

2. Crie artigos com conteúdo relevante para o seu público-alvo

Ao criar o seu plano de conteúdos, é importante que tenha em mente quais são as necessidades, dores e desejos do seu público-alvo. Também é indispensável que estes estejam relacionados com o produto ou serviço que o seu negócio oferece.

Apenas assim será possível escolher tópicos para artigos que acrescentem valor. Ou seja, os artigos deverão partilhar informação relevante que resolverá os seus problemas mais urgentes, ou os deixará um passo mais próximos de atingirem os seus objetivos.

Partilhar conteúdo útil ajudá-lo-á a estabelecer o seu negócio como uma autoridade na indústria e fará com que os seus potenciais clientes voltem regularmente ao seu blog, porque sabem que a sua empresa os compreende e terá a resposta que procuram. 

O foco do seu blog nunca deverá ser a sua empresa mas sim a sua audiência. Se tem dificuldades em perceber exatamente quais são as dores e desejos, elabore um questionário que as pessoas possam preencher em troca de umlead magnet

Outra alternativa será utilizar uma ferramenta como o AnswerThePublic para perceber quais são as perguntas que as pessoas mais fazem relacionadas com a sua indústria.

Após essa pesquisa, ao escolher os tópicos dos seus artigos, avalie cada um deles de forma a que responda de forma positiva às seguintes questões:

  • Este tema responde a alguma pergunta do meu público-alvo?

  • Torna a sua vida mais fácil de alguma forma?

  • Está direta ou indiretamente relacionado com algum dos meus produtos ou serviços?

3. Escolha bem as suas palavras-chave (keywords)

Apesar de o conteúdo ser a componente principal de qualquer blog, é importante garantir que o seu público-alvo o encontre. Isto é feito através da escolha e uso de palavras-chave (keywords) e aplicação de técnica de otimização para motores de busca (SEO) nos seus artigos.

Ao fazê-lo, irá aumentar a probabilidade de os seus artigos ficarem bem posicionados nos resultados de pesquisa em motores de busca como o Google, sempre que alguém fizer uma pesquisa pelas palavras-chave que utilizou nos mesmos.

As palavras-chave são um conjunto de palavras que irá usar ao longo do seu artigo e que é importante que coincidam com os termos que as pessoas mais pesquisam nos motores de busca. É fundamental perceber antes quais são os termos exatos que as pessoas mais utilizam.

Por exemplo, uma clínica dentária que queira responder a uma pergunta sobre o preço do aparelho dentário tem de perceber se as pessoas pesquisam mais por “preço aparelho dentário” ou “custo aparelho dentário”. Sabendo qual a versão mais pesquisada, deverá ser essa a mais utilizada ao longo do artigo.

Para descobrir isto, existem várias ferramentas que o irão ajudar a saber qual o volume de pesquisa de uma palavra-chave como o Ubersuggest ou o Explorador de Palavras Chave da Ahrefs.

Depois de descobrir que palavras-chave vai utilizar, é importante otimizar os seus artigos. Para isso, precisa de as incluir nos seguintes campos dos seus artigos:

  • Título do artigo;

  • Pelo menos um dos sub-títulos;

  • Ao longo do texto do artigo de forma natural;

  • No texto alternativo das imagens.

4. Publique regularmente

Mesmo que ainda não domine todas as técnicas de gestão de um blog, uma coisa é certa: é inútil se não publicar artigos de forma regular. O Marketing de Conteúdo é uma estratégia a longo prazo e que produz resultados durante muito tempo. No entanto, é indispensável que esta seja aplicada de forma consistente e regular.

Para além disto, para melhorar a qualidade dos seus artigos e saber o que o seu público-alvo quer e não quer ver no seu blog, irá precisar de praticar e adaptar a sua estratégia de acordo com a resposta que for recebendo ao longo do tempo. Esta é a melhor forma de garantir que publica conteúdo realmente relevante.

Naturalmente que quanto mais artigos publicar, melhor. No entanto, a grande importância está na consistência. Ou seja, se apenas tiver capacidade para publicar um artigo a cada duas semanas, é melhor do que publicar 3 artigos numa semana e só voltar a publicar daí a 2 meses.

Para o ajudar a manter essa regularidade, poderá criar um calendário de conteúdos para o seu blog e tentar ter sempre alguns artigos prontos para serem publicados caso exista algum imprevisto em alguma altura. Dedicar algum tempo a delinear os tópicos dos artigos e quando os deverá publicar irá ajudar a automatizar todo o processo de produção de conteúdo.

Isto também fará com que seja mais fácil delegar esta tarefa a outras pessoas que o possam ajudar na criação de artigos para o seu blog.


Qualquer negócio deveria ter uma estratégia sólida de Marketing de Conteúdo como parte do seu arsenal de Marketing Digital, para atrair clientes de forma consistente (e barata). Uma das formas que muitos negócios utilizam para se estabelecerem como autoridades nas suas indústrias, é através da partilha de conteúdo útil e relevante nos seus blogs.

No entanto, para que esta estratégia tenha resultados para o seu negócio, há algumas regras que deve cumprir. É importante partilhar conteúdo útil para o seu público-alvo e que esteja relacionado com os seus produtos ou serviços. Também é preciso saber quais são as palavras que as pessoas mais procuram e ser consistente nesta ação.

Para além disto, a criação de artigos para blog também o irá ajudar a alimentar outros meios de Marketing de Conteúdo, podendo usar esse mesmo conteúdo, por exemplo, em publicações para as redes sociais.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!