Marketing de Conteúdo: 7 motivos para aplicar à sua estratégia de vendas


O Marketing de conteúdo caracteriza-se pela produção de conteúdos altamente relevantes para um determinado público-alvo, tendo por isso um grande potencial para gerar mais negócios. Descubra 7 motivos para o aplicar na sua estratégia de vendas e conheça o modelo AIDA.

O que é o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo ou content marketing é uma poderosa estratégia de inbound marketing, focada em responder às “dores” do seu público-alvo, esclarecer dúvidas, ensinar e educar o leitor, através de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes.

Os objetivos são atrair leads, ganhar credibilidade e construir uma imagem positiva da sua marca, podendo, inclusive, tornar-se numa autoridade em determinada área. As vendas concretizadas são uma consequência de todo esse processo. 

Esta estratégia a longo prazo prima pela construção de uma relação forte com o seu público-alvo, partindo da premissa de que os conteúdos que cria são adequados e solucionam problemas reais da audiência.

São vários os tipos de conteúdo que pode produzir:

  • Artigos de blog;

  • Publicações informativas e de entretenimento para redes sociais;

  • E-mail Marketing;

  • Landing Pages;

  • E-books;

  • Vídeos;

  • Infográficos;

  • Podcasts:

  • etc.


Existem inúmeras opções, mas não tem que abranger todas na sua tática. Utilize apenas os formatos que façam sentido para amplificar a sua mensagem.

Para ajudar a escrever um conteúdo que converte, existe uma fórmula simples, projetada para atrair as pessoas e mantê-las interessadas no seu conteúdo, até ao ponto de realizarem uma determinada ação. Falamos do modelo AIDA

O método AIDA descreve as 4 etapas pelas quais um comprador passa antes de tomar a decisão final: conhece e presta atenção à marca, interessa-se pelo seu produto ou serviço, deseja o mesmo e, finalmente, sente a necessidade de adquiri-lo.

Já iremos explicar como pode utilizar este modelo, mas, para já, atentemos nos principais benefícios de aplicar marketing de conteúdo à sua estratégia de vendas.

7 motivos para aplicar marketing de conteúdo na sua estratégia de vendas

A consistência e coerência na produção de conteúdo relevante e de qualidade é a chave do sucesso. O seu conteúdo deve ser tão completo e proveitoso, que impele o público a partilhá-lo com outras pessoas, levando a sua marca mais longe.

Em contrapartida, quais são as principais vantagens para si e para o seu negócio?

1. Autoridade e notoriedade

Ao produzir conteúdos relevantes, que respondam às necessidades do seu público-alvo e que estejam, de alguma forma, relacionados com os seus produtos ou serviços, torna-se numa importante fonte de referência.

Quanto maior for a visibilidade e notoriedade dos seus conteúdos, mais facilmente se tornará uma autoridade nessa área, o que, consequentemente, fará incidir a atenção dos consumidores sobre a sua empresa, produtos ou serviços. 

2. Relacionamento com os clientes

Ao nutrir a sua audiência com informação pertinente, estabelece uma relação de confiança e proximidade entre a marca e o consumidor. E qualquer relação baseada na confiança tem tudo para se manter firme e crescer.

3. Vantagem competitiva

Conteúdos pertinentes e que dão soluções efetivas para os problemas da sua audiência, contribuem para a construção de uma imagem positiva da sua marca. E mesmo que a pessoa ainda não esteja preparada para efetuar a compra, quando o momento chegar, será a sua empresa que estará na memória do consumidor, colocando-o num lugar de destaque relativamente à concorrência. 

4. Aumento de tráfego orgânico para o site

A produção de conteúdo relevante transforma o site num chamariz para leads. A entrada de quantidades significativas de tráfego num site contribui para um melhor posicionamento das suas páginas nos motores de busca, pois quantas mais visitas um site recebe, mais relevante se torna e esse é um marco importante de SEO (Search Engine Optimization).

Um melhor posicionamento no Google é, ainda, sinónimo de mais visibilidade que, por sua vez, aumenta a probabilidade de gerar vendas.

5. Preparação do consumidor

Nem sempre o público-alvo entende bem as particularidades dos seus serviços, produtos ou mercado em que o seu negócio se encontra inserido, nem de que forma lhes pode ser útil. Ao produzir conteúdos relevantes, não só responde às dúvidas dos clientes, como quebra objeções à compra e os dota de conhecimentos para a tomada de decisão.

6. Aumento das vendas

O gatilho mental da reciprocidade é um dos mais poderosos que se pode usar em marketing. Gostamos de retribuir a quem nos ofereceu algo de valor. É um comportamento natural do ser humano e quem o diz é a própria psicologia. Daí que seja muito mais provável que o consumidor compre na marca que mais conteúdo de qualidade lhe forneceu.

Ao mesmo tempo, está a criar promotores do seu negócio. Clientes que atingem um alto nível de satisfação e criam uma relação de fidelidade com a marca, são a melhor forma de publicidade e, também, a mais barata.

7. Redução do custo de aquisição de clientes (CAC)

O custo de aquisição (CAC) de clientes é uma métrica que indica o valor investido em marketing digital para angariar um cliente.

Quando uma empresa investe em publicidade paga, acelera o processo de captação de clientes, mas gasta mais dinheiro. No entanto, e embora seja um benefício a longo prazo, com uma estratégia de content marketing, o CAC é reduzido, pois os clientes passam a aceder ao site de forma orgânica e recorrente.

O modelo AIDA

O marketing de conteúdo não consiste apenas em encher blogs e documentos com palavras-chave e temas populares. Trata-se, sim, de criar conteúdo original, que seja atraente e pertinente para o leitor. E, para isso, existem algumas estratégias de content marketing que poderão ajudar a converter o visitante em lead e a lead em cliente, como é o caso do método AIDA.

AIDA é um acrónimo das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação e serve para conduzir as leads ao longo das várias etapas do funil de vendas, culminando, eventualmente, na conversão.

Quando aplicado ao marketing de conteúdo, o objetivo do método AIDA é levar o consumidor numa jornada que atraia a sua atenção e cative a imaginação, mantenha o seu interesse, estimule o desejo pelo produto ou serviço e, finalmente, o estimule a agir.

Olhemos então para cada um dos 4 passos do modelo AIDA.

Atenção

O maior desafio, para qualquer marca, é captar a atenção da audiência, dada a grande quantidade de conteúdo produzido atualmente.

Para se destacar e cativar a audiência, é necessário criar artigos oportunos, completos e no tom certo para o seu público-alvo.

O título e o parágrafo introdutório são os pontos fundamentais para captar a atenção da lead, suscitar a sua curiosidade e levá-la a querer ver mais.

De modo a criar um bom primeiro parágrafo, responda às questões:

  • Quem vai consumir este conteúdo? Crie e explore bem as características da persona do seu negócio. 

  • Quais os problemas que o público-alvo está interessado ​​em resolver?

  • Que tipo de solução este conteúdo vai oferecer para resolver esses problemas? 

  • Qual a maneira mais eficaz e popular de transmitir a mensagem?

Interesse

Após ter atraído a atenção do seu cliente, o objetivo é manter o interesse dele. Uma das melhores maneiras de o fazer, é demonstrar que detém um conhecimento profundo dos problemas que o consternam. 

Uma vez que já criou uma conexão com a audiência, foque-se na resolução do problema apresentado no título. Utilize argumentos de persuasão, informe e eduque e, sobretudo, seja extremamente relevante. 

Faça o leitor sentir que aquele conteúdo foi criado especialmente a pensar nele.

Cada parágrafo deve incluir informações detalhadas sobre o tópico do artigo e, preferencialmente, ser precedido por um subtítulo que resuma exatamente o que vai ser falado ali, para que o leitor facilmente, encontre aquilo que procura. Faça pesquisas sobre o assunto em fontes credíveis e cite-as sempre que for pertinente, especialmente, no caso de assuntos que requeiram bases científicas, jurídicas, relatórios ou explicações complementares.

Desejo

Nesta etapa, já superou alguns desafios com êxito. Conseguiu atrair a atenção do consumidor, o mesmo já conhece a marca, já identificou também os seus problemas e necessidades, e sabe que a sua empresa tem a solução. Só falta convencê-lo de que é o negócio certo.

Para o conquistar, deve destacar as qualidades da sua marca e criar o desejo na mente do consumidor. Fale sobre as vantagens e os benefícios de seu produto ou serviço para a resolução dos problemas dos seus clientes e instigue à compra.

Ação

Cada conteúdo publicado deve incluir um apelo à ação (call-to-action), que direcione o leitor para a conversão, seja ela uma venda, inscrição ou outra ação. Crie o senso de urgência e incentive-o a tomar uma atitude. Utilize gatilhos mentais como arma de persuasão e simplifique o caminho do consumidor ao incluir o link no conteúdo e todas as informações que eliminem objeções à tomada de decisão.

Posicione botões call-to-action (CTAs) no site, e-mail ou e-books, destacando-os dos demais conteúdos através das cores, posicionamento, tamanho e texto.

Em suma, o modelo AIDA é uma fórmula prática e eficiente de estruturar os conteúdos, tornando-os mais interessantes e altamente direcionados para a conversão, e é uma das iniciativas mais eficazes que uma empresa pode aplicar à sua estratégia de marketing de conteúdo para a ajudar a crescer.

Outra estratégia igualmente poderosa para aplicar num negócio é a utilização de um programa de faturação de fácil utilização, sem contratos de fidelização e sem necessidade de instalação de qualquer software, com possibilidade de acesso aos dados em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

Para além da simplicidade de utilização, com o InvoiceXpress, software de faturação certificado, passa a ter uma visão global do seu negócio que lhe permite acompanhar a evolução mensal da sua faturação, bem como o estado de cobrança das suas faturas.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!