Livros de Empreendedorismo: as 20 melhores leituras para quem quer iniciar um negócio


Adquirir conhecimento é a chave para criar e gerir uma empresa de sucesso. Conheça 20 livros essenciais que preparam os empreendedores para os desafios de iniciar um negócio.

Leia antes de empreender e de criar a sua empresa

Antes de mergulhar de cabeça na sua jornada empreendedora, melhorar o seu conhecimento é fundamental. Os novos conhecimentos poderão ser obtidos através de cursos ou podcasts e também através da leitura.

Os livros de empreendedorismo que sugerimos neste artigo abordam uma variedade de tópicos, desde estratégia e finanças até à liderança. Estes conteúdos serão valiosos para qualquer empreendedor, pois terá a oportunidade de aprender com as experiências de outros empreendedores e melhor se preparar para as complexidades do mundo dos negócios. 

Após as boas leituras de alguns dos melhores livros, o aspirante ganhará uma mentalidade empreendedora e ficará mais bem preparado para criar um plano de negócios abrangente, identificando mais facilmente os seus pontos fracos, assim como as habilidades que necessita melhorar para criar a sua empresa.

Ler estimula o cérebro e a criatividade

É sabido que ler estimula o cérebro e a criatividade, no entanto, em Portugal ainda se lê pouco, conforme indica o inquérito às práticas culturais dos portugueses, promovido pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e financiado pela Fundação Gulbenkian.

Resumindo a parte do estudo que nos interessa neste caso: 61% dos portugueses não leram um único livro em papel em 2020, e, dos 39% que afirmavam ter lido, a maioria leu pouco.

Deixamos, por isso, o nosso contributo, dando um empurrão para melhorar um pouco os dados do estudo com as leituras recomendadas. Difícil vai ser escolher os melhores livros.

20 sugestões de livros para ler antes de empreender:

  1. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen R. Covey

Descubra hábitos fundamentais para se tornar mais proativo e alcançar melhores resultados na sua vida profissional e ao iniciar negócio. Este livro pretende ser um guia rumo à transformação pessoal. O norte-americano Stephen Covey é professor, autor e consultor com mais de 40 milhões de livros vendidos em todo o mundo. Procure por outros livros da sua autoria.

  1. Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki

Ter notas altas e um bom curso é sinónimo de sucesso? Se não souber gerir o dinheiro, talvez não. É no que acredita Robert Kiyosaki. O autor norte-americano aborda o tema das finanças pessoais, usando os exemplos de um pai pobre, o seu, e um pai rico, de um amigo seu, para explorar as diferenças entre ambas as mentalidades e de que forma contribuem para o empreendedorismo.

  1. Building a StoryBrand, Donald Miller

O autor aborda o poder das narrativas ou do conto de estórias na atração e envolvimento dos clientes com uma marca. No seu livro, oferece dicas de como criar mensagens eficazes, claras, atraentes e memoráveis. Donald Miller é autor, palestrante e empresário norte-americano ligado ao storytelling e ao branding.

  1. Good to Great, Jim Collins

O autor norte-americano Jim Collins escreve sobre como algumas empresas podem ser produtivas e ter resultados sustentáveis e outras empresas não. Este formador de líderes empresariais, professor e autor de artigos e livros sobre negócios partilha neste livro o resultado de pesquisas intensivas sobre gestão e liderança que serão fundamentais para iniciar negócio.

  1. Measure What Matters, John Doerr

O norte-americano John Doerr explica a metodologia OKR (Objectives and Key Results), ou seja, como definir objetivos claros e mensuráveis para perceber o sucesso dos seus empreendimentos. Enquanto investidor de capital de risco ligado à tecnologia como a Intel, Google ou Amazon é bastante respeitado no mundo empresarial e tecnológico. Medir, um dos verbos do sucesso do empreendedorismo.

  1. Startup, comece a sua empresa por 100€, Chris Guillebeau

Descubra dicas práticas e fáceis para implementar ideias de negócio com recursos limitados. Nas suas viagens pelo mundo, o norte-americano Chris Guillebeau conheceu vários negócios que começaram com 100 euros ou menos, mas que acabaram por render milhares anualmente. Neste livro, aborda os 50 casos que considera mais representativos para inspirar os empreendedores a dar o primeiro passo e criar uma empresa.

  1. Na dúvida, não empreenda, Fabio Rodrigues

Fabio Rodrigues fez parte das equipas de marketing e vendas de multinacionais, como a Nokia ou a Microsoft, sendo atualmente empreendedor e palestrante, atuando na criação de novos negócios. Neste livro, o autor brasileiro aborda a rotina empreendedora e apresenta informações preciosas para ajudá-lo a tomar as melhores decisões ao iniciar um negócio.

  1. Ser digital - como criar uma presença online marcante, Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Aprenda a construir uma identidade digital forte para a sua empresa. Carolina Afonso, antiga diretora de marketing da Konica Minolta e atual CEO da Gato Preto, e Sandra Alvarez, diretora-geral da PHD Media, explicam de forma simples como construir uma identidade digital. Neste livro, partilham testemunhos na primeira pessoa de personalidades relevantes em várias áreas. As autoras portuguesas têm outras obras publicadas na área do marketing.

  1. Parar, Pensar, Agir, Juliet Funt 

Por vezes, parar é a melhor solução para redefinir estratégias e procurar uma nova direção quando se gere uma empresa. Esta é a mensagem central do livro de Juliet Funt. A autora norte-americana partilha ferramentas fáceis e dicas pertinentes que ajudam a controlar o dia a dia. Juliet Funt ajuda a recuperar tempo para o que é verdadeiramente importante, evitando o caos de e-mails, reuniões, apresentações e relatórios.

  1. Pense como um empreendedor, Daniel Smith 

O autor de outros livros interessantes, como “Pensar como Steve Jobs”, entre outras personalidades, apresenta ideias e métodos para negócios de sucesso, baseados nas histórias de empresários icónicos de todo o mundo. O livro do autor a viver em Londres, Daniel Smith, é ideal para começar a entrar no espírito empreendedor e iniciar um negócio.

  1. A estratégia do oceano azul, W.Chan Kim e Renée Mauborgne

Descubra como se destacar num mercado competitivo. Os autores defendem que criar novos oceanos ou áreas de mercado para explorar e crescer é um requisito para o êxito estratégico. Inclui casos de estudo e exemplos de empreendedorismo. Estes são os mesmos autores do livro “Liderança Oceano Azul”. W. Chan Kim, natural da Coreia do Sul, e Renée Mauborgne, natural de França, são conhecidos pelo seu trabalho em estratégia e inovação.

  1. O hábito de fazer agora, Dr. Neil Fiore

O autor, tenente, analista e psicólogo partilha ferramentas para lidar com a procrastinação, para vencer as longas listas de coisas para fazer. O autor norte-americano partilha conselhos práticos, sábios e úteis que podem fazer a diferença na vida de qualquer empreendedor que esteja a iniciar um negócio.

  1. Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker

Aprender a vencer, transformando os seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas, é o mote do livro do palestrante e empreendedor norte-americano, T. Harv Eker. No seu livro, o autor especialista em desenvolvimento pessoal, finanças e psicologia da riqueza explora as crenças e os hábitos que podem influenciar o modo como se lida com dinheiro e riqueza, e que podem determinar – ou não – o sucesso financeiro. Esta é uma das leituras recomendadas para ajudar a criar uma mente milionária.

  1. Criar Modelos de Negócio, Alexander Osterwalder & Yves Pigneur 

Este livro, assim como um outro editado pelos mesmos autores, “Criar propostas de valor”, indicam sugestões práticas e inspiradoras para mudar a forma como se pensam os modelos de negócio. Alexander Osterwalder, suíço, e Yves Pigneur, belga, apresentam técnicas inovadoras e poderosas colocadas em prática por várias empresas. Os ensinamentos serão úteis seja para iniciar negócio, seja para reorientar o seu rumo depois de criar a empresa.

  1. De zero a um – o negócio do futuro só acontece uma vez, Peter Thiel com Blake Masters

O fundador da PayPal, Peter Thiel, aborda a ameaça da concorrência para qualquer negócio. Ao iniciar negócio, o segredo está em criar algo novo, em vez de copiar. Ele tem participado em empresas desde a sua fundação que, de zero concorrência, passaram a número um no mercado. Falamos de empresas como o Facebook (atual Meta), Linkedin, Airbnb, entre outras. O seu aluno, Blake Masters, começou do zero a publicar as notas das aulas de Thiel para chegar a uma versão melhorada através da publicação deste livro, que é um autêntico curso.

  1. Gerir para Vencer - como definir uma estratégia de sucesso para a sua empresa, A. G. Lafley e Roger L. Martin

Os autores apresentam um guia de estratégia empresarial com ferramentas práticas comprovadas para vencer no mundo dos negócios. Lafley, presidente de Procter & Gamble, e Martin, reitor da Rotman School of Management, garantem que as 5 estratégias essenciais que explicam colocá-lo-ão em vantagem competitiva. Este é considerado pela revista TIME “um dos melhores livros de sempre de estratégia”.

  1. 4 Horas por Semana, Timothy Ferriss

O livro pode ser polémico e ousado, mas dele retira ensinamentos que poderá aplicar à sua vida na altura de iniciar negócio. Com esta leitura ficará a saber qual a sugestão de Timothy Ferriss para conseguir trabalhar apenas 4 horas por semana. O mesmo autor norte-americano tem um podcast “The Tim Ferriss Show”.

  1. Ponha o seu dinheiro a trabalhar para si, Bárbara Barroso

A autora portuguesa Bárbara Barroso, também criadora do podcast MoneyBar, aconselha a pensar como um rico, mas também a fazer o planeamento financeiro. O livro inclui dicas úteis para aprender a investir e atingir a liberdade financeira de forma inteligente.

  1. Para Liderar Não Basta Mandar, Les McKeown

Les McKeown apresenta uma visão interessante sobre a liderança. Ao longo do livro enuncia ideias claras sobre como pode mudar a sua mentalidade e atingir o perfil de líder de sucesso. O autor norte-americano fundou mais de 40 empresas e considera que ser bom líder motiva as equipas, leva-as a produzir mais e melhor, num percurso que também tem falhas. No livro, apresenta também técnicas para lidar com o que corre menos bem, o que é natural em qualquer percurso de empreendedorismo

  1. A Contabilista - Descomplica o teu negócio, Bruna Fernandes

É o último, mas nem por isso menos importante. A autora, Bruna Fernandes, formada em contabilidade, ajuda centenas de empreendedores através da publicação de informações úteis na sua conta de instagram A Contabilista. Neste livro, a autora pretende descomplicar a contabilidade e outros assuntos relacionados com o IVA, IRS, Segurança Social e faturas, atenuando os altos e baixos próprios do empreendedorismo.


Ler é um catalisador para o sucesso no empreendedorismo. Ao mergulhar nestas leituras recomendadas e numa variedade de tópicos, desde a estratégia, até às finanças e à liderança, estará mais bem preparado para enfrentar os desafios da criação e gestão de uma empresa.

Explore os melhores livros , aproveite as dicas dos seus autores experientes e transforme o conhecimento em ação. Mas não pare por aqui!

Continue a absorver conhecimento digital das ferramentas do InvoiceXpress, programa de faturação online, como por exemplo o fantástico guia de sobrevivência para trabalhar e faturar a partir de casa, entre outros recursos gratuitos do InvoiceXpress e leituras recomendadas igualmente úteis, como por exemplo os nossos e-books.

Vale a pena recordar, por exemplo, os livros recheados de bons conselhos que pode aplicar facilmente no seu negócio, publicado recentemente. 

Quanto ao software de faturação a usar no seu negócio, confie no InvoiceXpress, para faturar mais de uma forma simples e rápida! Deixe de se preocupar com esta tarefa tão importante da sua futura empresa. Estamos cá para ajudar. E o melhor: pode experimentar o nosso programa durante 30 dias grátis!

Desejamos boas leituras e sucesso na criação do negócio!


Sandra M. Gomes

A Sandra é entusiasta de comunicação, com formação em diversas áreas. Depois do jornalismo dedicou-se à produção de conteúdo digital e no papel. É dedicada ao trabalho, preocupada com o ambiente e apaixonada por gatos.

blog comments powered by Disqus



Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!