Leituras de Verão: 10 livros que o ajudarão a fazer crescer o seu negócio


O verão é, para muitos, época de férias, e a oportunidade perfeita para pôr a leitura em dia. Por isso, sugerimos 10 livros que o ajudarão com ferramentas para fazer crescer o seu negócio e aumentar o seu volume de faturação.

Verão é altura de férias, de aproveitar uma ida à praia, e de relaxar. Para muitos, um acessório indispensável que os acompanha para todo o lado é um bom livro (ou vários). Mas com tantos livros incríveis para inspirar, educar e ajudar a criar melhores empreendedores e freelancers, pode ser difícil escolher qual ler a seguir.

Por isso, neste artigo, damos 10 sugestões de livros que estão recheados de conselhos que pode aplicar facilmente no seu negócio. Qualquer um deles merece um lugar na sua prateleira. Escolha o que escolher, não tem como errar.

Leituras de verão: 10 livros que têm de fazer parte da sua lista

​​1. 4 Horas por Semana

No livro “4 Horas por Semana”, o autor Timothy Ferriss partilha a sua história e explica como passou de estar sobrecarregado com trabalho a criar um melhor equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional

É um guia prático sobre como diminuir o número de horas de trabalho para viver uma vida mais livre, através da delegação de tarefas. Para além disso, oferece uma visão muito prática sobre como a vida é e pode ser, explicando como cada pessoa pode mudar o seu estilo de vida sem precisar de atingir o estatuto de “milionário”.

2. O Ano de 12 Semanas

O Ano de 12 Semanasdefende uma abordagem diferente à forma como as empresas fazem o planeamento dos seus objetivos e tarefas. Em vez de considerar que um ano no seu negócio são os tradicionais 12 meses, os autores Brian P. Morgan e Michael Lennington sugerem que o planeamento deve ser feito apenas para 12 semanas (aproximadamente 3 meses).

O seu principal argumento é que, quando pensa num ano tradicional com 12 meses, verá que existem períodos de maior produtividade e outros de menor produtividade. Já em ciclos de 12 semanas, não há muita margem de manobra no que toca a tempo, o que o ajudará a manter-se focado durante todo esse período. Assim, será obrigado a trabalhar a um nível de performance superior, já que o uso do seu tempo será muito mais eficiente e estará alocado a tarefas realmente importantes. 

Isto também poderá implicar a divisão de objetivos maiores em tarefas mais pequenas, de forma a que cada uma seja possível de ser concluída no espaço das 12 semanas. No livro, os autores explicam exatamente como aplicar este modelo de organização ao seu negócio.

3. Hábitos Atómicos

No livro “Hábitos Atómicos”, o autor, empreendedor e fotógrafo James Clear partilha com o mundo, e qualquer um que queira mudar os seus maus hábitos, a estratégia de melhoramento pessoal que ele próprio utilizou.

James Clear defende que os maus hábitos não são o resultado de uma falta de vontade para os mudar, mas sim a falta de uma estratégia eficaz. Por isso, no livro, ele explica a ciência por trás da criação de hábitos, porque é que os maus hábitos persistem e, finalmente, um plano de ação que qualquer um pode aplicar para mudar os seus hábitos.

4. Deep Work

O livro “Deep Work” defende que uma das capacidades mais valiosas e raras nos dias que correm para qualquer trabalhador (seja ele empreendedor, freelancer ou trabalhador por conta de outrem) é a capacidade de se concentrar sem distrações numa tarefa exigente.

O autor Cal Newport explica que o domínio desta capacidade permite processar informações complicadas com mais eficiência e, consequentemente, obter melhores resultados em menos tempo. Isto porque não há espaço para se deixar distrair e perder tempo com tarefas que não o ajudem a atingir objetivos verdadeiramente importantes.

Este livro está dividido em duas partes principais. Na primeira, o autor argumenta que quase todas as profissões podem beneficiar grandemente com a aplicação de um método de trabalho focado, sem distrações. Na segunda parte, ele delineia um plano de treino rigoroso, apresentado como uma série de quatro "regras" para transformar a sua mente e os seus hábitos para que consiga desenvolver esta capacidade.

5. A Estratégia Oceano Azul

A Estratégia Oceano Azul” apresenta um forte argumento sobre a estratégia que facilitará um sucesso duradouro e que este não vem da capacidade de lutar contra a concorrência direta numa “pequena piscina” (nicho de mercado). Este livro defende a criação de “oceanos azuis”, ou seja, áreas do mercado inexploradas, onde há mais espaço para uma empresa crescer.

Os autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne descrevem princípios estratégicos e dão ferramentas que os leitores podem aplicar a qualquer mercado para que possam dominar o seu nicho. Estas conclusões resultam do estudo de 150 movimentos estratégicos (abrangendo mais de 100 anos e 30 setores diferentes).

6. De Bom a Excelente

Apesar de ter sido originalmente publicado em 2001, “De Bom a Excelente” é um livro de gestão de negócios cuja aplicação e pertinência continua a resistir ao passar do tempo. 

Neste livro, o autor Jim Collins explica como algumas boas empresas passaram a ser realmente excelentes, chegando até a transformar a sua indústria para melhor, bem como as razões pelas quais a maioria das empresas não consegue fazer esta transição.

O autor defende que muitas pessoas e empresas se contentam em serem apenas “boas” por ser mais fácil. Por isso, nem tentam ser excelentes, o que cria uma oportunidade para a sua concorrência. No entanto, para uma empresa passar de “boa” a “excelente” precisa de pessoas disciplinadas, pensamentos disciplinados e ações disciplinadas.

7. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

O livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” é de leitura obrigatória para qualquer profissional que tenha de lidar com pessoas no seu dia a dia. Dar-lhe-á as ferramentas de que precisa para ser um melhor líder, ouvinte e construir melhores relações.

Foi escrito nos anos 30, mas os conceitos que descreve são intemporais. Desde “dar reconhecimento honesto e sincero” a “fazer perguntas em vez de dar ordens diretas”. Ele contém muitas pérolas, tais como “pode fazer mais amigos em dois meses mostrando-se interessado nas outras pessoas do que em dois anos a tentar fazer com que as pessoas se interessem em si”. 

Neste livro, o autor Dale Carnegie abrange muito mais do que apenas tentar convencer as pessoas a concordar consigo. Este é um guia sobre como se dar bem com as pessoas. Ele também mostra que, se se quer dar bem com as pessoas, apenas precisa de ser genuinamente simpático com elas e mostrar interesse nas suas vidas.

8. Marketing Digital para Empresas

O livro “Marketing Digital para Empresas” foi lançado em 2018 e escrito por 6 dos maiores especialistas de diferentes áreas do marketing digital em Portugal: André Novais de Paula, André Zeferino, Frederico Carvalho, Marco Gouveia, Paulo Faustino e Virgínia Coutinho.

O objetivo deste livro é o de partilhar ensinamentos práticos, conselhos, dicas e ferramentas com pequenas e médias empresas que queiram aprender a usar estratégias de Marketing Digital na promoção dos seus negócios.

Este livro aborda 6 secções diferentes, cuja aplicação irá ajudá-lo a aumentar a sua faturação online: Sites e Landing Pages, Search Engine Optimization (SEO), Google Ads, Redes Sociais, Email Marketing, Medição e Performance.

9. Primeiro Pergunte Porquê

O livro “Primeiro Pergunte Porquê” teve origem numa TED talk do autor Simon Sinek que é, hoje em dia, um dos oradores mais populares.

O seu objetivo é o de explicar porque é que algumas pessoas e empresas são mais inovadoras, influentes e lucrativas do que outras. O seu principal argumento é que os líderes que tiveram maior influência, agem e comunicam da mesma forma, e esta é o oposto da forma como a maioria das pessoas funciona.​

Neste livro, Simon Sinek introduz a ideia do “Círculo Dourado”, onde tudo começa com a pergunta: “Porquê?”. Ele também faz um ótimo trabalho ao usar citações motivacionais na sua escrita, portanto este é um livro muito inspirador.

10. Pensar, Depressa e Devagar

O livro “Pensar, Depressa e Devagarexplica que existem dois sistemas que conduzem a forma como pensamos e tomamos decisões. Um destes sistemas é rápido, intuitivo e emocional. O outro é mais lento, deliberado e lógico.

O autor Daniel Kahneman é economista e psicólogo, reconhecido pela sua experiência na psicologia do pensamento e da tomada de decisões. Neste livro, ele explora como estes dois sistemas⁠ trabalham em conjunto para moldar o nosso pensamento e nos ajudam a tomar decisões. Também explica quando podemos confiar na nossa intuição e como podemos aproveitar os benefícios do pensamento lógico.

Este livro, não só é importante para os empreendedores que querem melhorar a sua capacidade de tomada de decisão, como também é uma excelente leitura para profissionais de marketing que procuram perceber melhor como os seus consumidores tomam decisões.

Ler e aprender para faturar mais

Independentemente do livro que escolher desta lista, temos a certeza de que irá aprender algo de muito valioso para o seu negócio. Todos estes livros são pérolas que merecem ser lidas não apenas este verão, como ao longo de todo o ano.

A aprendizagem e aplicação de novas estratégias são imprescindíveis para qualquer negócio que queira ser uma referência no seu mercado. Muito disso pode ser conseguido através da leitura de livros como os descritos neste artigo.

E à medida que a sua faturação aumenta, o InvoiceXpress, programa de faturação certificado, estará sempre consigo, disponível para se adaptar ao crescimento do seu negócio, e proporcionado-lhe sempre a emissão de faturas mais simples, rápida e eficaz do mercado.


Beatriz Abreu Peixoto

A Beatriz ajuda empresas e pequenos negócios através da criação de conteúdo escrito informativo e otimizado para os motores de busca. Quando não está a escrever, adora passar tempo com a sua filha de quatro patas, a Phoebe.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!