Kit de sobrevivência para o Web Summit 2018


Robots, unicórnios, moedas virtuais, milhões de investimento, big data e estrangeiros que nunca mais acabam… a loucura do Web Summit está aí mais uma vez. Tem tudo o que é preciso para sobreviver aos dias todos do evento? Pelo sim, pelo não, é melhor conferir o que reunimos para si.

Kit Web Summmit

A meca da tecnologia e do empreendedorismo fica em Lisboa até 2028. São largos anos de excelentes oportunidades de networking e investimento para as startups e empresários portugueses. Com o crescimento do conceito Web Summit, juntaram-se ao evento principal mil e uma actividades de segundo plano, umas oficiais, outras a reboque, que decorrem pela cidade das 7 colinas. O que significa dias muito mais longos para todos os que desejam tirar o máximo proveito deste festim de oportunidades para os seus negócios.

Para que tudo lhe corra às mil maravilhas há que fazer mais do que simplesmente improvisar. Por isso, reunimos algumas ferramentas que o vão ajudar não só a sobreviver ao Web Summit como também a vivê-lo e a aproveitá-lo com sucesso.

Inicie o ritual

A aventura começa na instalação da app da Web Summit, só assim conseguirá fazer o registo de acesso. A app serve também como guia para o evento. Com ela pode escolher as conferências mais adequadas para si e, assim, planear melhor o seu tempo. Explore a app e leia sobre as conferências, os convidados e todos os eventos fora do programa oficial Web Summit. Estude o evento e vá preparado de antemão.

Mexa-se!

O local do Web Summit é o Parque das Nações. Muito bem, e então os outros mini-eventos que se espalham por vários pontos de Lisboa? Pois, vai ter de se pôr a mexer. E não está sozinho: está acompanhado por 70 mil visitantes. Portanto, não se admire se o Metro entupir de gente, tal como as aplicações mais conhecidas de transporte de passageiros. Há outras apps de mobilidade que lhe vão facilitar a vida na hora de se deslocar rapidamente pela cidade. Experimente a Cabify ou, se for mais fã do carsharing, pode conduzir um carro da DriveNow ou da emov.

Hey Google, traduz!

Somos portugueses, nascemos com um chip especial para línguas… Contudo, mais vale prevenir e instalar a app Google Translate. Nunca se sabe com que nacionalidades se vai cruzar nos seus momentos de networking, e mesmo que o inglês seja um terreno comum, pode sempre escapar um termo ou outro mais técnico. Nesses casos, não deixe nada por dizer: ó Google, traduz!

Desbloqueadores de conversa

A arte de socializar é um activo valioso em eventos de empreendedorismo como a Web Summit, já que uma grande parte dos negócios nasce de conversas informais em eventos paralelos. Intervir no momento-chave, dizer algo pertinente na hora H ou comentar um tema de agenda são alguns pontos que dão um empurrãozinho à empatia. Para isso, deve estar a par de temas da actualidade e de tendências em inovação e tecnologia. Apps de publicações como a TechCrunch ou a Wired vão ajudá-lo nesse sentido.

Papel? Qual papel?!

Os cartões de visita tradicionais têm resistido heroicamente aos avanços do digital. Mas ter uma app para geri-los ou mesmo substitui-los pode salvá-lo em certas situações. E se os seus cartões acabarem? Ou desaparecerem… Além disso, ter uma app destas como alternativa dá-lhe um ar sofisticado e a condizer com o evento. A app Ping é uma excelente opção para quem tem iOS. Para quem possuir smartphone Android, a Wantedly People é uma app bastante completa que inclui um bom scanner de cartões.

Comes e bebes

Estar em cima de todos os acontecimentos do Web Summit significa consequentemente pouco tempo para as outras coisas. E já sabemos o quão complicado é acertar o passo às refeições nestas alturas. Portanto, evite perder tempo à procura de um bom vegetariano ou de um bar na zona em que se encontra e instale a app da Zomato se ainda não a tiver. Se a noite foi longa, ou até mais “regada” do que previa, talvez precise de um pequeno-almoço reforçado para o puxar da cama: experimente os menus ao domicílio da Breadfast.

Como vê, todas as ferramentas de sobrevivência ao Web Summit que sugerimos são apps para o seu smartphone. Logo, lembre-se de levar uma power bank com boa capacidade, ou arrisca-se a ficar à deriva no meio daquele mar digital. É a lei do mais “appto”!

Se já tiver uma boa história do evento para partilhar, conte-nos nos comentários! Bom WebSummit, bom networking, bom trabalho.


Ivo Anjos

Ivo Anjos é licenciado em Comunicação Empresarial com um percurso vincado em Marketing. Os seus interesses dividem-se entre o digital, o desporto e o sofá.

blog comments powered by Disqus




Ainda tem dúvidas?

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!