Instagram shopping: aprenda a vender pela sua loja no Instagram


Através do Instagram Shopping é possível que as marcas criem montras virtuais com redirecionamento direto para a página de venda, de forma totalmente gratuita. Conheça todo o potencial desta ferramenta e como pode ativá-la.

O Instagram serve para os utilizadores se conectarem com as marcas, encontrarem respostas a dúvidas comuns e, até mesmo, para descobrirem negócios novos. E para além de ser uma excelente plataforma para estabelecer uma relação mais próxima com o público-alvo e criar brand awareness, o Instagram também é um ótimo lugar de vendas.

Através do Instagram Shopping, reduz-se o número de etapas necessárias para que o processo de conversão ocorra. Isto porque, com apenas um clique, o utilizador consegue saber o preço e o nome do produto, com dois cliques, descobre os detalhes do artigo e, com três, alcança o local de compra do mesmo. Para saber mais sobre esta preciosa ferramenta e aumentar as suas vendas, leia este artigo até ao fim.

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é um recurso que permite que as marcas criem, de forma gratuita, uma vitrine virtual na própria rede social, tornando mais fácil, para os clientes, encontrar e comprar os seus produtos.

Para além de ser possível identificar os artigos em fotografias e nos vários tipos de conteúdos disponíveis no Instagram, permite ao utilizador uma experiência imersiva, pois os seguidores conseguem analisar o produto, especificações e preço diretamente na plataforma, podendo concluir a compra no website do negócio.

Como funciona o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping funciona de uma forma bastante simples na ótica do utilizador. No ecrã principal do Instagram, ou seja, quando abre a aplicação, encontra o separador de “Loja” na barra inferior, lado a lado com os botões de pesquisa e de acesso ao feed de Reels. Aqui é possível fazer pesquisa de marcas, produtos e coleções, lista de desejos e guias.

Se estiver no perfil de um negócio específico que detenha uma loja, logo abaixo da biografia tem o botão “Ver Loja”, que redireciona para a página de produtos dessa marca. 

Na ótica do vendedor, as funcionalidades disponíveis são as seguintes:

  • Loja

Espaço para expor os artigos para venda, onde as pessoas podem procurar produtos e explorar coleções.

  • Coleções

É possível personalizar a sua loja ao organizar os produtos por tema, como uma coleção específica de inverno, ofertas e promoções, novidades, entre outros.

  • Página de detalhe dos produtos

Ao clicar num produto específico, o utilizador é direcionado para uma página de produto que contém informações relevantes sobre o artigo, como preço, descrição e link de acesso à página do website onde pode adquirir o mesmo. (A funcionalidade de compra direta no Instagram apenas está disponível para negócios nos Estados Unidos).

  • Identificação dos Produtos

Depois de ter a loja criada, é possível destacar artigos do catálogo diretamente nos conteúdos da plataforma, como imagens e vídeos, permitindo que as pessoas saibam mais sobre o produto com apenas um clique sobre o mesmo.

Quando algum produto é marcado numa fotografia, o Instagram identifica automaticamente essa fotografia com um saco de compras no canto superior direito, tornando facilmente percetível que conteúdos têm produtos identificados.

Se o utilizador abrir a publicação com artigos identificados, existem três formas de aceder à sua loja. Clicando na(s) etiqueta(s) com o nome do produto e o preço que surge na imagem, carregando no botão do saco de compras no canto inferior esquerdo ou na barra inferior, que diz “Ver Loja”.  

  • Anúncios com Identificação dos Produtos

De igual forma, é possível identificar os produtos da loja em anúncios feitos na plataforma, impulsionando as conversões, os cliques na ligação e a interação com a publicação, com o objetivo final de aumentar as vendas e, consequentemente, aumentar a faturação.

O passo a passo de como criar a loja no Instagram Shopping

  1. Verificar a elegibilidade para ter uma loja no Instagram

Para poder ativar o Instagram Shopping é necessário seguir alguns critérios da plataforma:

  • A sua conta do Instagram tem de estar na lista de mercados suportados, para que possa identificar produtos;

  • A conta no Instagram tem de ser comercial ou de criador de conteúdo e estar associada à Página do Facebook da sua loja. A funcionalidade do Instagram Shopping não está disponível para contas pessoais; 

  • A loja do Instagram deve conter produtos que estão disponíveis para compra direta no site da sua marca, pelo que deve ter o seu próprio domínio;

  • Só podem ser vendidos produtos físicos. Quer isso dizer que produtos digitais ou serviços não podem ser expostos no Instagram Shopping;

  • É necessário garantir que os produtos comercializados estão de acordo com as Políticas de Comércio da Meta. Artigos para adultos, álcool, materiais perigosos, animais, produtos médicos, entre outros, não podem ser vendidos na plataforma;

  • Caso ainda não tenha, necessita configurar uma conta do Gestor de Negócios (Facebook Business Suite);

  • Verifique se a marca cumpre os Requisitos de Elegibilidade de Comércio.

  1. Criar a loja

  • Na página inicial do Gestor de Negócios, na coluna do lado esquerdo (em desktop), encontrará a aba “Comércio”. Ao clicar sobre a mesma, será redirecionado para o Gestor de Comércio.

  • Clique no botão “Adicionar Loja”, no canto superior direito.

Nota: A sincronização com plataformas de parceiros, como Shopify e BigCommerce está apenas disponível para clientes nos EUA e para um determinado número de negócios, pelo que pode ignorar esta funcionalidade.

  • Clique em “Seguinte” e selecione os “Canais de Venda” (escolha se pretende apenas ter loja no Instagram ou também no Facebook) e o “Método de Pagamento”. Para os mercados suportados, excetuando os EUA, apenas poderá optar pelo pagamento noutro site ou por mensagem privada (Messenger e WhatsApp).

  • Insira o e-mail preferencial para comunicação.

  • Clique em “Terminar Configuração”.

  • Após a revisão padrão estar concluída, poderá publicar a sua loja, mas esta apenas ficará visível após adicionar produtos. 

  1. Criar um catálogo de produtos

O catálogo de produtos tem informações sobre todos os artigos que pretende publicitar ou vender no Facebook e no Instagram. O catálogo serve para gerir todos os seus produtos e deve atualizá-los à medida que o inventário muda.

  • Na página inicial do Gestor de Comércio, selecione a loja em questão.

  • Clique no botão “Adicionar artigos” ou selecione, na coluna da esquerda, “Catálogo” > “Artigos” > “Adicionar artigos”.

  • Existem 3 formas de carregar os produtos:

    • Manual: adiciona os artigos através de um formulário próprio da plataforma. Adequado a negócios com poucos produtos (menos de 50) e sem atualizações frequentes.

    • Feed de dados: carrega múltiplos produtos através de uma folha de cálculo. O ficheiro pode ser carregado uma vez ou agendado para atualizações regulares. São suportados ficheiros CSV, TSV, XML e Google Sheets. Apropriado para inventários médios a grandes e com atualizações frequentes.

    • Píxel do Facebook: importa e atualiza os artigos automaticamente a partir do site. A configuração é mais complexa e, à semelhança do anterior, é adequado para inventários médios a grandes.

Selecione aquela que for mais adequada ao seu caso e carregue os produtos. É recomendado que carregue pelo menos 4 artigos para começar, de forma a poder personalizar a sua loja e criar anúncios.

  • Depois de ter carregado todos os seus produtos, submeta para revisão.

  1. Ativar a loja no Instagram

Após configurar os passos anteriormente descritos, precisa ativar as compras no Instagram. 

  • Abra a app, aceda ao seu perfil e clique no ícone no canto superior direito.

  • Selecione “Definições” > “Negócio” > “Configurar Compras no Instagram”. 

  • Clique em “Começar”, associe o catálogo anteriormente criado, insira o seu website e submeta para revisão. 

 

  1. Personalizar a loja

Após configurar a sua loja do Instagram, poderá personalizar a sua disposição e estilo, para que reflita melhor a personalidade do seu negócio, no separador “Lojas”. É possível editar a página inicial da loja, de modo a proporcionar aos seus clientes uma experiência de compras otimizada, e adicionar, remover e organizar coleções.

  1. Como aplicar na prática?

A identificação de produtos no Instagram é bastante simples.

Adicione uma fotografia ou um carrossel de fotografias ao seu feed. No último passo, onde tem de inserir a descrição, localização, entre outros, aparecerá a opção “Identificar Produtos”.

Ao clicar nesse botão, abrirá o catálogo de produtos, onde poderá pesquisar pelo nome e selecionar aquele que pretende identificar na foto. Depois, é só clicar sobre o item que pretende que tenha a etiqueta e publicar. É possível identificar até 5 produtos por publicação única no feed.

No caso das Stories, à semelhança do botão “Ligação”, “Localização”, etc., passa a ser exibido o botão “Produtos”. É só clicar e colocar na story partilhada.

Os benefícios do Instagram Shopping

  • A sua empresa pode ser descoberta por utilizadores que não seguem o seu perfil.

  • Permite destacar os produtos de forma simplificada, enquanto cria uma experiência de compras interativa e visual.

  • A facilidade e conveniência em encontrar as informações sobre o produto, bem como o local de aquisição, podem ser fatores decisivos para gerar mais conversões, aumentando, assim, as vendas.

  • Gera tráfego qualificado para o site. Quer isto dizer que os potenciais compradores que chegam ao seu site têm maior probabilidade de efetuarem a compra, porque já viram os detalhes sobre o produto no Instagram. 

  • Indiretamente, serve como ferramenta de SEO, pois o volume de visitas é um dos fatores que contribui para um melhor posicionamento nos motores de busca.

  • É uma montra gratuita, instalada numa plataforma que, diariamente, recebe milhões de visitantes

  • Contribui para o posicionamento e brand awareness da marca, pela sua presença em mais uma plataforma social.

À semelhança de qualquer plataforma social, não basta adicionar os produtos ao Instagram Shopping e esperar que as vendas simplesmente ocorram. É necessário trabalhar o seu conteúdo de modo a impactar o público e destacar-se da concorrência, com o objetivo final de aumentar a faturação.

Depois de aumentar a faturação, sentirá a necessidade de tornar todos os processos mais profissionais e céleres e isso inclui a emissão de faturas. Um software de faturação certificado como o InvoiceXpress permite a integração direta do programa de faturação com a sua loja online, tornando tudo muito mais simples, automático e prático para si.


Magda Santos

Profissional de Marketing Digital com foco em SEO, apaixonada por viagens, escrita, livros e fotografia. Navega pelo universo digital, enquanto explora diferentes lugares do mundo. O melhor capítulo da sua jornada de vida é o que se vai desenrolando ao lado da filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!