Apoio às Empresas: O que é e qual o papel do IAPMEI?


Sabe o que é o IAPMEI? A Agência para a Competitividade e Inovação é um parceiro estratégico no desenvolvimento da economia nacional e no apoio a empresas, empresários e empreendedores. Conheça as suas áreas de intervenção e descubra como pode ajudar o seu negócio.


Apoio às Empresas: O que é e qual o papel do IAPMEI?

As pequenas e médias empresas dominam o tecido empresarial português. Segundo dados da PORDATA, 99,9% das empresas em Portugal eram de micro, pequena ou média dimensão em 2018, e, por estes valores quase absolutos, se percebe a importância das PME na economia nacional (exportações e emprego, desde logo).

Se é verdade que as PME portuguesas estão, hoje em dia, mais fortes - tiveram de se modernizar e adaptar aos tempos de incerteza financeira, e que possuem algumas vantagens competitivas, como uma estrutura organizacional mais ágil, também é verdade que, por norma, em situações de crise, como a que vivemos consequência da pandemia, as PME são das empresas mais afectadas.

É neste contexto que a actuação de uma entidade como o IAPMEI é fundamental para a manutenção da actividade de muitas entidades, bem como no apoio à criação de novos negócios e postos de trabalho.

O que é o IAPMEI?

O IAPMEI, I.P., antigamente designado de Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, e actualmente com a designação de Agência para a Competitividade e Inovação, é um instituto público dotado de autonomia administrativa e financeira, que possui património próprio mas que se encontra integrado na administração indirecta do Estado, mais concretamente sob tutela do Ministério da Economia.

O IAPMEI foi criado no ano de 1975, através do Decreto-Lei nº 51/75, num contexto de instabilidade política pós-revolução de Abril, e de inúmeras políticas económicas infrutíferas, que originaram um aumento da inflação, do desemprego, e um decréscimo do PIB real.

Para ficarmos com uma ideia clara da dimensão actual deste organismo, e da sua importância na economia nacional, atentemos nos seguintes indicadores de actividade empresarial:
Dimensão e importância do IAPMEI em números

Qual é a missão do IAPMEI?

Como a própria organização reconhece, “A proximidade às empresas é a razão de ser do IAPMEI”.

Segundo o Decreto-Lei n.º 266/2012, que a 28 de Dezembro de 2012 reestruturou este organismo público, o IAPMEI tem por missão “promover a competitividade e o crescimento empresarial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial, nas empresas que exerçam a sua actividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia, com excepção do sector do turismo, designadamente das empresas de pequena e média dimensão”.

De uma forma resumida, o IAPMEI tem a ambição de ser um parceiro estratégico no desenvolvimento e inovação da economia nacional, apoiando o crescimento das empresas, empresários e empreendedores, e rege a sua actuação pelos seguintes valores:

  • Objectividade - Actua de modo parcial e isento
  • Confidencialidade - Discrição sobre as informações recebidas no âmbito da sua actividade
  • Independência - Equidistância com todas as entidades/pessoas com quem trabalha
  • Integridade - Honestidade e lealdade pessoal e do interesse público representado
  • Competência e rigor - Profissionalismo e empenho no cumprimento das tarefas
  • Proporcionalidade - Adequação de procedimentos aos objectivos da actividade

Quais as áreas de intervenção do IAPMEI?

São seis as principais áreas de intervenção da Agência para a Competitividade e Inovação no apoio a empresas, empresários e empreendedores:

  • Empreendedorismo e Inovação (programas de empreendedorismo qualificado e inovador)
  • Incentivos e Financiamento (soluções de financiamento às empresas)
  • Apoio Empresarial e Formação (ferramentas para apoiar o seu negócio)
  • Indústria e Sustentabilidade (licenciamento industrial e sustentabilidade das empresas nacionais)
  • Qualificação e Certificação (certificação PME e distinção PME Líder e Excelência)
  • Revitalização e Transmissão (apoio a reestruturações e revitalizações de negócios)

Ou seja, o IAPMEI pode auxiliar as pequenas e médias empresas nacionais de vários formas e através de diferentes ferramentas, dependendo sempre, claro, do estágio em que a PME se encontra, das suas necessidades, e, claro, da sua dimensão e do sector em que actua.

Certificação PME

De certeza que em determinado momento da sua vida pessoal ou profissional já se deparou com a expressão “PME Líder” ou “PME Excelência”. Mais que não seja, já todos nos cruzamos com esses selos numa qualquer publicidade de um produto ou serviço que consumimos. Mas sabia que estas distinções são da responsabilidade do IAPMEI?

Comecemos pelo serviço: a Certificação PME é um serviço online da Agência para a Competitividade e Inovação, que “atesta o cumprimento dos critérios de micro, pequena e média empresa por parte das empresas nacionais”. Ou seja, destina-se a micro, pequenas e médias empresas que pretendam comprovar esse seu estatuto para fins de procedimentos administrativos (“atribuição de apoios ou outras formas de discriminação positiva de micro, pequenas ou médias empresas”).

Em relação aos selos “PME Líder” e “PME Excelência”: tratam-se de reconhecimentos qualitativos deste organismo público para distinguir os bons desempenhos das PME nacionais. Como tal, a atribuição destes selos atesta não só a solidez financeira de determinada empresa, como também a qualidade da sua gestão, o que, naturalmente, acaba por ter consequências positivas no acesso a instrumentos financeiros, e de imagem e publicidade junto de parceiros, clientes, stakeholders ou até da própria comunicação social.

Que soluções de financiamento estão disponíveis?

São várias as soluções de financiamento com apoio público que o IAPMEI tem disponíveis.

Olhemos para o financiamento do IAPMEI em números:
Financiamento do IAPMEI em números

Nestes tempos de Covid-19 é impossível fugirmos aos efeitos negativos desta pandemia na economia e nas empresas. Por isso, destacamos desde logo a Linha Covid - Apoio à Economia para Micro e Pequenas Empresas, uma solução que visa apoiar a recuperação das empresas afectadas por este novo coronavírus. O próprio programa ADAPTAR, que no passado analisámos no nosso blog, também teve intervenção do IAPMEI.

Mas o financiamento da Agência para a Competitividade e Inovação não se fica apenas pelo apoio em situações financeiras difíceis. O IAPMEI disponibiliza apoios monetários para situações de exportação, para planos de investimento, para criar novos negócios, etc., sendo assim um instituto com grande impacto na sustentabilidade do tecido empresarial português, mas também no desenvolvimento do empreendedorismo no nosso país.

O melhor mesmo, e o que lhe aconselhamos, é descobrir o financiamento mais adequado à sua empresa, negócio ou projecto, simulando o que deseja, e caracterizando o investimento pretendido, no Portal do Financiamento do IAPMEI.

Agenda do IAPMEI

Como percebemos ao longo deste artigo, o IAPMEI não se cinge somente a uma papel de financiamento e certificação, mas assume também um papel de formação e sensibilização, com o objectivo de desenvolver competências de gestão e partilhar boas práticas empresariais junto das organizações (em particular, claro, junto das pequenas e médias empresas).

Neste contexto, destacamos a Academia de PME do IAPMEI, uma iniciativa da Agência para a Competitividade e Inovação que desenvolve acções educativas sobre vários temas basilares para o universo das PME, como a transição digital, ou a economia circular. A participação nestas acções é gratuita, embora sempre sujeita a inscrição prévia.

Para além da Academia, recomendamos que também se mantenha atento à Agenda do IAPMEI. Este organismo também vai divulgando outras iniciativas formativas de outras entidades públicas, sobre temas relevantes para as PME. Pode consultar a Agenda aqui.

Contactos do IAPMEI

Como organismo público que é, o IAPMEI desenvolve a sua actividade de uma forma próxima da realidade das empresas, e em conjunto com uma vasta rede de parceiros (bancos, instituições financeiras, associações empresariais, etc.).

É, assim, fácil percebermos o porquê desta Agência se encontrar representada e distribuída pelo território de Portugal continental. Sendo a sua sede no Porto, o IAPMEI também conta com balcões em Braga, Aveiro, Viseu, Guarda, Covilhã, Coimbra, Leiria, Lisboa, Évora e Faro. Para qualquer questão pode sempre entrar em contacto com a Agência para a Competitividade e Inovação através do seu endereço de email geral.

Apoiar empresas e a economia Simplificando a facturação

Como vimos ao longo deste artigo, o IAPMEI é um organismo fundamental no desenvolvimento da nossa economia, e um parceiro estratégico com inúmeras soluções com o qual todas as pequenas e médias empresas devem contar para desenvolver o seu negócio e garantir a sua sustentabilidade.

A Agência para a Competitividade e Inovação até possui uma App própria, para facilitar a gestão dos seus investimentos, agilizar processos, e ajudar na comunicação com o seu gestor de projecto no IAPMEI: disponível no Google Play e na App Store.

É essa também a missão do InvoiceXpress: simplificar o seu processo de facturação, sem contratos de fidelização, para que nunca perca o foco no mais importante - o seu negócio!

Por último, e para ajudar todas as PME a pensar estrategicamente o seu negócio nestes tempos atribulados, recomendamos que consulte este artigo sobre as fontes de dinheiro que as empresas têm disponíveis para vencer a crise, ou, se a sua facturação está a ser afectada neste período de pandemia, descubra como o Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva o pode ajudar.


Miguel Coelho

Com formação em Comunicação, o Miguel deixou-se seduzir pelo Digital. Bem-disposto por natureza, livros, séries e desporto são dos seus passatempos favoritos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!
Livro de Reclamação