Guia para ser Freelancer em Portugal em 2022


Começou uma nova aventura profissional como freelancer? Está a pensar iniciar um negócio por conta própria? Ser freelancer não é nada de novo, mas requer atenção a detalhes que não conhecemos quando trabalhamos por conta de outrem, como abrir atividade nas finanças, ou novas obrigações fiscais. Descubra, neste guia, toda a informação de que precisa para ser freelancer em Portugal em 2022.

Os últimos dois trimestres de 2021 foram marcados por um aumento significativo de pessoas que acumulam um segundo emprego, e, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o número de trabalhadores por conta própria, ou seja, os profissionais conhecidos como freelancers ou trabalhadores independente, e os profissionais conhecidos como ENI - Empresário em Nome Individual, chegou aos 733 mil, o maior valor de sempre em Portugal, e que equivale a cerca de 15% da população ativa no nosso país.

A verdade é que este aumento de trabalhadores independentes é uma tendência mundial, incrementada pela pandemia, pelas crescentes preocupações dos trabalhadores pela saúde mental e pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas também, naturalmente, pela evolução das tecnologias de informação, e pelas novas tendências de trabalho, como o teletrabalho.

Como tal, neste início de novo ano, organizámos este guia com diversos conteúdos de extrema importância para ajudar os trabalhadores independentes que recentemente iniciaram o seu negócio, os trabalhadores dependente que já começaram uma segunda atividade a que no futuro gostavam de se dedicar em exclusivo, e para todos aqueles que consideram o trabalho freelancer como uma opção válida para o seu futuro profissional.

Para abrir os conteúdos que lhe parecerem mais pertinentes, só tem de seguir a hiperligação presente em cada título.

Obrigações Fiscais

Estou a iniciar o meu negócio: devo ser ENI ou Trabalhador Independente?

Quer iniciar o seu negócio e está a pensar em criar uma empresa? Antes disso, informe-se bem e veja qual a melhor opção para trabalhar por conta própria. Neste artigo explicamos o que é ser Trabalhador Independente (“recibos verdes”) e ser Empresário em Nome Individual.

As obrigações (fiscais e de Segurança Social) de um freelancer em Portugal

Este conteúdo apresenta toda a informação essencial para um trabalhador independente (trabalhador a recibos verdes, freelancer, prestador de serviços) começar a sua atividade: desde como abrir atividade nas finanças, saber quais as suas obrigações (impostos, segurança social), e qual a diferença entre as mesmas. De consulta obrigatória.

Como submeter a declaração trimestral à Segurança Social

A declaração trimestral de rendimentos à segurança social é de apresentação obrigatória por trabalhadores independentes e empresários em nome individual (ENI). Por isso saiba o que fazer para submeter o documento e quem poderá beneficiar da isenção de pagamento mensal à Segurança Social.

Negócio

Os desafios financeiros de um freelancer

A burocracia que num trabalho por conta de outrem nos passa um pouco ao lado, enquanto freelancers ganha toda uma outra dimensão. Por essa razão, damos-lhe algumas dicas para lidar com os desafios financeiros de um freelancer de uma forma mais calma e saudável. Um excelente artigo de opinião de Krystel Leal, da antiga comunidade Nomadismo Digital.

Erros a evitar quando se cria um negócio próprio

Qualquer empreendedor sabe que começar um negócio próprio não é tarefa fácil. Descubra neste artigo quais são os erros mais comuns que deve evitar cometer e que o ajudarão a construir um negócio bem sucedido.

Como conseguir o seu primeiro cliente como freelancer

Uma das vantagens de ser freelancer é que pode trabalhar para qualquer pessoa e para qualquer empresa. Contudo, conseguir o primeiro cliente será sempre uma tarefa morosa, mas também a mais gratificante, pois servirá de rampa de lançamento para os projetos seguintes. Por isso, partilhamos onze estratégias para conseguir o seu primeiro cliente como freelancer.

Vantagens e desvantagens de oferecer serviços como freelancer

Ser freelancer não é nada de novo. No entanto, este regime de trabalho tem ganho bastante protagonismo nos últimos tempos, à medida que cada vez mais pessoas descobrem o freelancing como uma alternativa ao trabalho por conta de outrém. Mas para saber se é uma opção viável para si, conheça aqui quais são as suas vantagens e desvantagens.

Importâncias de criar parcerias para fazer crescer a faturação

O mercado está cada vez mais competitivo, os clientes cada vez mais proativos e exigentes, e, por esse motivo, as parcerias trazem muitos benefícios, seja para pequenas e médias empresas, freelancers ou ENI. Leia este nosso artigo com atenção e saiba mais sobre a importância de criar parcerias para fazer crescer a faturação do seu negócio.

Como abrir um negócio sendo trabalhador dependente: como fazer, vantagens e desvantagens

À medida que damos cada vez mais importância ao nosso bem-estar e saúde mental, a realização profissional também acaba por ganhar uma nova importância na nossa vida. Assim, há cada vez mais pessoas que querem tirar as suas ideias de negócio “da gaveta” com o objetivo de as porem em prática. Se é o seu caso, saiba como é que o pode fazer enquanto trabalhador dependente.

9 passos para criar um site para o seu negócio

Nos dias que correm, um negócio ou um freelancer que não tenha uma presença online é quase como se não existisse. No entanto, a construção de um site com a ajuda de um profissional pode não ser uma hipótese para a carteira de todos os empreendedores. Se este é o seu caso, saiba que é possível assumir o controlo deste processo e esta checklist irá ajudá-lo a manter-se organizado.

Personal branding: 7 dias para construir a sua marca pessoal

O desenvolvimento de uma marca pessoal está relacionado com o seu valor e o modo como quer que o seu negócio seja reconhecido. As melhores marcas pessoais são únicas, autênticas e confiáveis. Para que a sua também o seja, trazemos-lhe sete dicas que o ajudarão a construir o seu Personal Branding.

Como registar uma marca

Depois de criar o seu negócio, poderá registar uma nova marca. Mas, antes de começar a divulgá-la, é importante que trate de todos os procedimentos legais para a proteger e salvaguardar, evitando que a usem sem sua autorização. Saiba como o fazer.

Ferramentas

Como calcular o valor hora de trabalho freelancer?

Várias questões surgem quando se planeia trabalhar em regime freelancer. Uma delas é saber que valor cobrar por um projecto freelance. Neste artigo, ajudamos com uma ferramenta inovadora - a nossa Calculadora Gratuita de Valor/Hora para Freelancers - e algumas dicas.

Os melhores sites para começar já hoje a trabalhar como freelancer

Ser freelancer é muito mais do que o serviço que oferece. Também precisa de angariar clientes. Mas, para quem começa, encontrar potenciais clientes pode ser um desafio. Por isso é que existem plataformas que funcionam como um departamento de marketing para freelancers. Conheça as 5 plataformas mais comuns nas quais se pode registar gratuitamente.

As melhores Apps para Freelancers e Empreendedores gerirem o seu negócio

Num mundo digital cada vez mais acelerado, a escolha das ferramentas certas pode fazer toda a diferença. No entanto, quanto maior é a necessidade de otimização do tempo dos freelancers e empreendedores, maior é o número de apps disponíveis para o fazer. Para o ajudar nesta escolha, selecionámos 8 apps que o ajudarão a gerir o seu negócio.

Estratégias para otimizar o seu tempo

É completamente dominado pela falta de tempo no seu dia a dia de trabalho? Não se preocupe, veja as nossas dicas e saiba como otimizar a maioria das tarefas do seu dia.

Faturação

10 Razões para utilizar um programa de faturação online

Com a evolução das tecnologias, do trabalho colaborativo e a tendência do teletrabalho, utilizar um programa de faturação online certificado é cada vez mais importante para a produtividade de um negócio. Venha daí conhecer 10 (boas) razões para subscrever um software de faturação online.

Quais os documentos de faturação que existem?

A faturação é um processo comum para qualquer empreendedor ou empresa, seja qual for a sua natureza jurídica. Este processo comprova a relação entre vendedor e comprador, designando todos os valores associados à transação. Para cada transação estão definidos documentos de faturação específicos. Fique a saber quais são e quando devem ser utilizados.

Elementos obrigatórios a constar nas faturas

É possível emitir uma fatura sem contribuinte do cliente? Que tipo de dados são necessários a constar nas faturas? Neste artigo falamos das informações obrigatórias em faturas e outros documentos em 2022.

Se estes conteúdos lhe foram úteis, ou os achou interessantes de recomendar aquele amigo freelancer, não deixe de estar atento ao Blog do InvoiceXpress, onde diariamente partilhamos novidades e informações sobre o mundo dos negócios, sobre contabilidade ou sobre a Autoridade Tributária, e dicas para empreendedores, freelancers ou empresas.

E se está a iniciar o seu negócio, ou a pensar começar uma nova aventura profissional por conta própria, não deixe de experimentar gratuitamente o InvoiceXpress, o software de faturação mais simples e intuitivo do mercado, e que será o parceiro ideal para emitir faturas sem complicações desde o início da sua aventura, sempre de acordo com todos os requisitos legais.


Miguel Coelho

Com formação em Comunicação, o Miguel deixou-se seduzir pelo Digital. Bem-disposto por natureza, livros, séries e desporto são dos seus passatempos favoritos.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!