Guest post: como usar na sua estratégia digital para aumentar a faturação


Os guest posts são um formato de excelência para incluir na sua estratégia de inbound marketing. Descubra como utilizar para aumentar as suas oportunidades de negócio.

Alcançar novas audiências, posicionar-se como autoridade, fortalecer a estratégia de link building e ganhar visibilidade são alguns dos objetivos dos guest posts. Tudo isso, enquanto beneficia os leitores, que passam a ter acesso a mais conteúdos originais, úteis e enriquecedores, relacionados com os seus temas de interesse.

Conheça todas as vantagens dos guest posts e como pode incorporar na sua estratégia de marketing de conteúdo. 

O que é um guest post?

Tal como o próprio nome indica, os guest posts são artigos criados por pessoas externas a uma empresa, com o objetivo de diversificar os conteúdos, dinamizar o blog e atrair os utilizadores à sua leitura. Ou seja, são como que artigos de opinião elaborados por profissionais com grande experiência e know-how na sua área de atuação.

A parceria pode ser firmada de duas formas. Os artigos são escritos por si para publicação num site relevante para a sua marca ou desenvolvidos por um convidado para divulgação nas suas plataformas

Quais as vantagens de produzir e publicar guest posts?

Além de ser excelente para manter os conteúdos em dia, o uso de guest posts também traz consigo uma série de benefícios. São eles:

  • Alcance de novas audiências

Ao escrever para outras plataformas relevantes, aumenta as hipóteses de chegar a pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa.

  • Posicionamento como autoridade na sua área de negócio

Se foi convidado para escrever sobre determinado tema, é porque o domina. Ser visto como uma autoridade no setor leva a que as novas audiências tenham confiança em si e na sua marca na hora de fazer negócio

  • Fortalecimento da estratégia de link building

Em termos de SEO, ter links de qualidade a apontar para as páginas do seu site, é uma estratégia de marketing digital essencial para melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa. 

  • Aumento do tráfego orgânico para o site

Parte-se do pressuposto de que se alcança novos públicos e se disponibiliza backlinks para as suas páginas, então o seu site receberá mais visitas. Isso não só contribui para SEO, como aumenta as hipóteses de angariar novos clientes com baixo custo-benefício e, eventualmente, aumentar as vendas.

  • Criação de novas parcerias

A troca de conteúdos entre marcas que têm objetivos empresariais comuns pode levar ao estabelecimento de parcerias estratégicas, que ajudem a impulsionar o negócio de todos os envolvidos.

  • Melhora o reconhecimento e posicionamento no mercado

Constrói credibilidade, diferencia-o dos concorrentes diretos e mantém a marca na mente do consumidor, o que se traduz em brand awareness e posicionamento no mercado.

  • Aumento da faturação

É o resultado de todas as vantagens mencionadas anteriormente. Novas audiências é sinónimo de novos clientes que, por sua vez, é sinónimo de vendas. 

Como escrever um bom artigo para um parceiro

Para que a sua publicação seja um sucesso, além de entregar conteúdo relevante e valioso, deve ter alguns aspetos em consideração. 

  • Sem perder a sua personalidade, adapte-se à linha editorial do blog. Diferentes públicos requerem diferentes abordagens.

  • O mesmo acontece a nível da formatação do artigo. Tente identificar se a empresa parceira apresenta textos mais curtos ou mais compridos, se utiliza subtítulos, imagens, quebras, etc. Ao estruturar a publicação de acordo com o padrão mantém a familiaridade para os leitores.

  • Não escreva um conteúdo declaradamente publicitário. Crie publicações com temas interessantes, genuínos e que agreguem valor ao leitor. As vendas virão de forma subtil e a probabilidade de ganhar um novo cliente é proporcional à qualidade do seu artigo. 

  • Incluir links na sua publicação é essencial e vantajoso. Coloque textos âncora para páginas do seu site, artigos do blog para onde está a escrever e, até, links para terceiros, já que isso representa imparcialidade. Use os links de forma equilibrada e através do uso de palavras-chave relevantes.

Como conseguir boas parcerias

Após definir os objetivos a alcançar com o guest blogging, é chegada a hora de estabelecer parcerias. Veja como começar.

  1. Selecione os blogs ou plataformas para as quais pretende escrever. Dê prioridade às marcas com temas e/ou público relevantes para si.

  2. Meça a autoridade de domínio, repercussão dos seus conteúdos nas redes sociais, notoriedade e performance de guest posts anteriores. 

  3. Comece a construir um relacionamento com a marca, antes de a abordar. Através de networking, contactos em comum, interação nas redes sociais e emails. Blogs com qualidade têm uma reputação a zelar, por isso, tendem a ser seletivos.

  4. Estude a marca, os temas abordados no blog, o formato em que é apresentado, o público-alvo e linguagem utilizada, de modo a fazer um pitch adequado e irresistível.

  5. Personalize o email de apresentação. Seja cordial, objetivo, mostre os benefícios para ambos e a pertinência dos temas. Apresente-se e inclua links para outros artigos seus ou dados que o façam destacar-se profissionalmente.

  6. Mostre o seu blog ou portfólio de conteúdos, para que o parceiro perceba que só tem a ganhar com a estratégia de guest blogging.

  7. Indique os temas sobre os quais poderia escrever e/ou solicite sugestões de assuntos. 

Link building: o que é a mais-valia dos guest posts

O guest post, também conhecido como guest blogging, é uma prática essencial de link building. O conceito é simples. Ao escrever para um blog obtém backlinks em retorno e ao publicar artigos do seu parceiro, ele passa a ter backlinks para as suas páginas. A vantagem é mútua.

O link building é uma estratégia de marketing digital de off-page SEO, determinante para a classificação das empresas no ranking do Google. Isto porque o Google classifica as páginas de acordo com a qualidade e a quantidade de links que apontam para si, e considera que esses links são uma forma de reconhecimento externo sobre aquele conteúdo específico


Outra mais-valia que não podemos deixar de mencionar, é o software de faturação InvoiceXpress, fundamental para todos os proprietários de negócios que anseiam crescer e vingar.

Voltado tanto para empresas de serviços como para empresários em nome individual e freelancers, o InvoiceXpress responde a necessidades essenciais empresariais, como mobilidade, simplicidade, rapidez e eficácia.

Com o programa de faturação InvoiceXpress, só tem de introduzir os dados do cliente, itens a faturar e condições de pagamento, e está pronto para emitir faturas. São apenas uns minutos ou segundos, se o cliente já estiver registado no sistema. Tudo isso para que poupe tempo na faturação e se dedique às estratégias da sua marca, como o guest post.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!