Alcançar novas audiências, posicionar-se como autoridade, fortalecer a estratégia de link building e ganhar visibilidade são alguns dos objetivos dos guest posts. Tudo isso, enquanto beneficia os leitores, que passam a ter acesso a mais conteúdos originais, úteis e enriquecedores, relacionados com os seus temas de interesse.
Conheça todas as vantagens dos guest posts e como pode incorporar na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Tal como o próprio nome indica, os guest posts são artigos criados por pessoas externas a uma empresa, com o objetivo de diversificar os conteúdos, dinamizar o blog e atrair os utilizadores à sua leitura. Ou seja, são como que artigos de opinião elaborados por profissionais com grande experiência e know-how na sua área de atuação.
A parceria pode ser firmada de duas formas. Os artigos são escritos por si para publicação num site relevante para a sua marca ou desenvolvidos por um convidado para divulgação nas suas plataformas.
Além de ser excelente para manter os conteúdos em dia, o uso de guest posts também traz consigo uma série de benefícios. São eles:
Alcance de novas audiências
Ao escrever para outras plataformas relevantes, aumenta as hipóteses de chegar a pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa.
Posicionamento como autoridade na sua área de negócio
Se foi convidado para escrever sobre determinado tema, é porque o domina. Ser visto como uma autoridade no setor leva a que as novas audiências tenham confiança em si e na sua marca na hora de fazer negócio.
Fortalecimento da estratégia de link building
Em termos de SEO, ter links de qualidade a apontar para as páginas do seu site, é uma estratégia de marketing digital essencial para melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa.
Aumento do tráfego orgânico para o site
Parte-se do pressuposto de que se alcança novos públicos e se disponibiliza backlinks para as suas páginas, então o seu site receberá mais visitas. Isso não só contribui para SEO, como aumenta as hipóteses de angariar novos clientes com baixo custo-benefício e, eventualmente, aumentar as vendas.
Criação de novas parcerias
A troca de conteúdos entre marcas que têm objetivos empresariais comuns pode levar ao estabelecimento de parcerias estratégicas, que ajudem a impulsionar o negócio de todos os envolvidos.
Melhora o reconhecimento e posicionamento no mercado
Constrói credibilidade, diferencia-o dos concorrentes diretos e mantém a marca na mente do consumidor, o que se traduz em brand awareness e posicionamento no mercado.
Aumento da faturação
É o resultado de todas as vantagens mencionadas anteriormente. Novas audiências é sinónimo de novos clientes que, por sua vez, é sinónimo de vendas.
Para que a sua publicação seja um sucesso, além de entregar conteúdo relevante e valioso, deve ter alguns aspetos em consideração.
Sem perder a sua personalidade, adapte-se à linha editorial do blog. Diferentes públicos requerem diferentes abordagens.
O mesmo acontece a nível da formatação do artigo. Tente identificar se a empresa parceira apresenta textos mais curtos ou mais compridos, se utiliza subtítulos, imagens, quebras, etc. Ao estruturar a publicação de acordo com o padrão mantém a familiaridade para os leitores.
Não escreva um conteúdo declaradamente publicitário. Crie publicações com temas interessantes, genuínos e que agreguem valor ao leitor. As vendas virão de forma subtil e a probabilidade de ganhar um novo cliente é proporcional à qualidade do seu artigo.
Incluir links na sua publicação é essencial e vantajoso. Coloque textos âncora para páginas do seu site, artigos do blog para onde está a escrever e, até, links para terceiros, já que isso representa imparcialidade. Use os links de forma equilibrada e através do uso de palavras-chave relevantes.
Após definir os objetivos a alcançar com o guest blogging, é chegada a hora de estabelecer parcerias. Veja como começar.
Selecione os blogs ou plataformas para as quais pretende escrever. Dê prioridade às marcas com temas e/ou público relevantes para si.
Meça a autoridade de domínio, repercussão dos seus conteúdos nas redes sociais, notoriedade e performance de guest posts anteriores.
Comece a construir um relacionamento com a marca, antes de a abordar. Através de networking, contactos em comum, interação nas redes sociais e emails. Blogs com qualidade têm uma reputação a zelar, por isso, tendem a ser seletivos.
Estude a marca, os temas abordados no blog, o formato em que é apresentado, o público-alvo e linguagem utilizada, de modo a fazer um pitch adequado e irresistível.
Personalize o email de apresentação. Seja cordial, objetivo, mostre os benefícios para ambos e a pertinência dos temas. Apresente-se e inclua links para outros artigos seus ou dados que o façam destacar-se profissionalmente.
Mostre o seu blog ou portfólio de conteúdos, para que o parceiro perceba que só tem a ganhar com a estratégia de guest blogging.
Indique os temas sobre os quais poderia escrever e/ou solicite sugestões de assuntos.
O guest post, também conhecido como guest blogging, é uma prática essencial de link building. O conceito é simples. Ao escrever para um blog obtém backlinks em retorno e ao publicar artigos do seu parceiro, ele passa a ter backlinks para as suas páginas. A vantagem é mútua.
O link building é uma estratégia de marketing digital de off-page SEO, determinante para a classificação das empresas no ranking do Google. Isto porque o Google classifica as páginas de acordo com a qualidade e a quantidade de links que apontam para si, e considera que esses links são uma forma de reconhecimento externo sobre aquele conteúdo específico.
Outra mais-valia que não podemos deixar de mencionar, é o software de faturação InvoiceXpress, fundamental para todos os proprietários de negócios que anseiam crescer e vingar.
Voltado tanto para empresas de serviços como para empresários em nome individual e freelancers, o InvoiceXpress responde a necessidades essenciais empresariais, como mobilidade, simplicidade, rapidez e eficácia.
Com o programa de faturação InvoiceXpress, só tem de introduzir os dados do cliente, itens a faturar e condições de pagamento, e está pronto para emitir faturas. São apenas uns minutos ou segundos, se o cliente já estiver registado no sistema. Tudo isso para que poupe tempo na faturação e se dedique às estratégias da sua marca, como o guest post.
< Artigo anterior
Como evitar que a sazonalidade do negócio tenha impacto na faturaçãoPróximo artigo >
5G - Que novidades esta tecnologia pode trazer para o seu negócio?Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.
Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.
Ponha-nos à prova!© 2010-2023 RUPEAL | Crafted by SWAT in Lisbon.