Google Tag Manager: como instalar e quais os benefícios para o seu negócio


O Google Tag Manager (GTM) veio para facilitar a vida de quem precisa monitorizar visitas, conversões e outras métricas importantes das páginas do seu site. Saiba mais sobre o tema.

O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é um recurso gratuito do Google, que permite criar e monitorizar etiquetas (tags) de acompanhamento de métricas, num site, de forma simplificada. É uma ferramenta importante para qualquer negócio, pois permite ganhar autonomia, melhorar a produtividade e reduzir custos.

As empresas que trabalham com diferentes tipos de plataformas sabem a dificuldade que é instalar e gerir dezenas de códigos e tags. Antes da existência desta ferramenta, para inserir as tags de acompanhamento, era necessário editar manualmente o código fonte do próprio site. Para cada tag inserida ou removida, era necessária uma nova alteração no site, o que aumentava a probabilidade de erro.

Com o surgimento do Google Tag Manager, passou-se a ter uma única ferramenta para gerir as várias tags. O código principal é inserido uma única vez e funciona como um contentor que “carrega” todos os scripts que venham a ser inseridos. Ou seja, é possível fazer alterações nas diferentes páginas do website, sem mexer diretamente nelas, o que se traduz em maior segurança, organização e rapidez.

Como funciona o Google Tag Manager?

Com o Google Tag Manager pode monitorizar diferentes tipos de comportamento tidos pelos utilizadores quando navegam no seu site, com base nos diferentes componentes da ferramenta:

  • Etiquetas (tags)

Poderia ser resumido como “o quê”. São os segmentos de código que se colocam no site para medição. As tags podem ser nativas ou personalizadas. 

  • Acionadores (triggers)

São o “quando”. As etiquetas são acionadas em resposta a eventos, como envios de formulários, cliques em botões e visualizações de página. São os acionadores que indicam à etiqueta que se ative quando o evento especificado for detetado 

  • Variáveis

As variáveis são como filtros, passíveis de aplicar tanto a acionadores como a tags, que indicam quando uma etiqueta em particular deve ser acionada. Uma variável pode ser utilizada para ativar um acionador de visualização de página apenas quando o URL contiver determinado parâmetro, por exemplo. A data e o preço de um produto também podem ser variáveis. 

Existem já um conjunto de variáveis incorporadas, frequentemente utilizadas, mas é possível criar mais em função dos requisitos específicos do utilizador.

De forma a utilizar o Google Tag Manager eficazmente, primeiro deve decidir-se internamente quais as atividades a rastrear no site, para posteriormente ativar na plataforma. De cada vez que determinado comportamento é ativado, a tag “dispara”.

O Google Tag Manager facilita a tomada de decisões de forma informada e rápida e as possibilidades de monitorização são amplas.

Passo a passo para criar e instalar o Google Tag Manager

  1. Aceda ao Google Tag Manager e faça login na sua conta Gmail. É conveniente que seja o mesmo email que utiliza no Google Analytics. 

  2. Clique em “Criar conta”.

  3. Atribua um nome à conta (nome da empresa, por exemplo) e selecione o país. 

  4. Insira o endereço do site e clique em “Criar”.

O ideal é ter uma conta por empresa e diferentes contentores para diferentes sites, já que é aí que estarão as respetivas tags.

  1. Após ter clicado, surgirá uma janela com os códigos a colocar em todas as páginas do seu website. Um é para aplicar no <head>, o mais acima possível, e o outro logo a seguir à etiqueta de abertura <body>. Se não souber como fazer, peça ajuda ao gestor do seu website.

Assim que aceder ao painel do Google Tag Manager, terá acesso aos separadores:

  • Vista geral

  • Etiquetas (tags)

  • Acionadores (triggers)

  • Variáveis

  • Pastas

Adicionar, atualizar e publicar tags

  1. Selecione o separador "Etiquetas" e clique em “Nova”.

  2. Selecione o tipo de tag e determine quando os acionadores devem “dispará-la”.

  3. Atribua-lhe um nome.

  4. Se pretender editar uma tag, selecione-a e, em seguida, clique em "Editar tag".

Após adicionar ou alterar as tags, será necessário clicar em “Enviar” (botão azul no canto superior direito do painel). Todas as vezes que atualizar as tags, deverá carregar em enviar, para que as alterações sejam efetivas.

Exemplo prático: como instalar o Google Analytics no GTM

O Google Analytics é uma das primeiras ferramentas que qualquer negócio deve instalar, de modo a analisar o tráfego e comportamento dos utilizadores do site. 

  1. Para adicionar a tag respetiva ao Google Tag Manager, siga os passos anteriores. No ponto número dois, selecione o Google Analytics da lista que lhe surge.Tenha em atenção se está a utilizar o GA4 ou a versão universal da ferramenta.

  2. Selecione o tipo de acompanhamento. (por exemplo, “Visualização de página”).

  3. Defina uma nova variável e introduza o ID de acompanhamento, que pode ser encontrado na sua conta do Google Analytics (Administrador > Propriedade > Configurações da propriedade). Clique em “Guardar”. 

A partir deste momento, a variável com o ID do Google Analytics está guardada para utilização noutras tags.

  1. Clique novamente em “Guardar” e escolha o acionador. Este passo é extremamente importante, pois sem triggers definidos, as tags não disparam.

Após tudo isto, pré-visualize, teste e submeta, assim que tiver terminado, para que as alterações sejam efetivas.

Vantagens do Google Tag Manager para o seu negócio

A possibilidade de acompanhar as atividades feitas por um utilizador que visita o site ajudam a conhecer melhor o público-alvo, a entender o perfil de consumo e, assim, a efetuar alterações estratégicas.

O Google Tag Manager facilita consideravelmente todo esse processo através de testes em tempo real, modo de pré-visualização e debug de forma simples e rápida. Descubra outras vantagens:

  • Autonomia

Com o GTM pode adicionar e atualizar as suas tags para acompanhamento de conversões, visitas ao site, remarketing e muito mais sem necessitar de recorrer a programação.

  • Produtividade

A facilidade e rapidez de carregamento das tags garante que os dados essenciais são recolhidos de forma confiável e precisa a partir do momento em que ativa as tags.

  • Trabalho em equipa

Permite que vários elementos da mesma equipa trabalhem em simultâneo na ferramenta e testem as tags de cada elemento antes de serem aplicadas no website. 

  • Data layer

O data layer é o nome dado a uma matriz em JavaScript que contém dados estruturados, naquele que é um formato mais robusto e sustentável para as empresas fazerem o acompanhamento dos atributos e interações com o seu website, tendo como objetivo final melhorar a análise de dados e os relatórios.

  • Multiplataforma

As funcionalidades do Google Tag Manager não são só para websites, também podem ser utilizadas em Accelerated Mobile Pages (AMP) e aplicações para dispositivos móveis.

No caso das apps, é possível fazer a atualização das tags sem ser necessária uma nova versão da aplicação. Isto é uma grande vantagem, já que os utilizadores podem demorar algum tempo a atualizar as aplicações dos seus dispositivos móveis e isso iria dificultar a análise da evolução das diferentes métricas.

  • Estratégia de marketing

O Google Tag Manager ajuda a delinear uma atuação mais estratégica a nível de marketing, através da utilização de tags personalizadas. Os scripts podem ser melhorados de acordo com o desempenho das vendas, com o engagement do visitante e com as necessidades da marca em melhorar os resultados.

Com todas estas vantagens, o Google Tag Manager é, sem dúvida, uma plataforma que tem de fazer parte da sua estratégia de marketing.

 

Outra plataforma essencial na estratégia de qualquer empresa, empresário em nome individual (ENI) ou freelancer e que responda às suas necessidades, como mobilidade, simplicidade, rapidez e eficácia, é o programa de faturação InvoiceXpress. 

O InvoiceXpress é um software de faturação online certificado pela Autoridade Tributária que sobressai pela sua utilização intuitiva e pelo funcionamento exclusivamente online. Não necessita de quaisquer instalações, sendo acessível em qualquer lugar.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!