Google Search Console: como usar em benefício do seu negócio


O Google Search Console é uma ferramenta gratuita com a qual fica a par de todos os detalhes que o poderão ajudar a aumentar o seu tráfego online, ajudando o negócio a crescer.

É certo e sabido que acompanhar o desempenho do seu site é fundamental, pois ajuda a identificar erros e problemas técnicos do site e a descobrir quais as práticas de SEO que melhor funcionam para o seu negócio.

Existem diversas ferramentas disponíveis para executar esta tarefa, sendo o Google Search Console a mais consensual. O Search Console ajuda a garantir que o seu site é encontrado e indexado corretamente, com o objetivo primordial de o fazer aparecer nas pesquisas dos potenciais clientes.

Apesar de parecer uma ferramenta complexa, na verdade, o Google Search Console é muito intuitivo e fácil de usar. Acompanhe-nos, neste artigo, e fique a saber mais sobre a plataforma.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é um serviço gratuito do Google que ajuda a compreender o desempenho de um site nos resultados de pesquisa. Com o Search Console consegue avaliar o tráfego das suas páginas, corrigir problemas e, consequentemente, fazer com que o seu site sobressaia nos resultados.

Apesar de não precisar de se inscrever na plataforma para aparecer nos resultados de pesquisa, este é um bom ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias de SEO.

As ferramentas e relatórios do Google Search Console permitem:

  • Confirmar se o Google consegue encontrar e analisar o seu site;

  • Corrigir problemas de indexação e solicitar a indexação de conteúdo novo;

  • Visualizar os dados de tráfego da Pesquisa Google para o seu site, nomeadamente, com que frequência aparece nos resultados de pesquisa e para que consultas;

  • Receber alertas quando o Google encontrar problemas ao nível da indexação, spam, entre outros;

  • Mostrar os backlinks que apontam para o seu site;

  • Identificar a velocidade de carregamento e usabilidade das páginas em mobile.

No Google Search Console não é possível fazer alterações diretamente no site, apenas é possível monitorizar quesitos e entender o modo como o Google o vê.

Como configurar o Google Search Console

Configurar a ferramenta é bastante simples e requer pouco tempo:

  1. Aceda ao site do Google Search Console e clique em "Iniciar agora". Em seguida, faça login na sua conta Gmail.

  2. Adicione a propriedade a analisar. Pode adicionar um domínio ou URL específicos. Se optar pelo domínio ou subdomínio, terá que validar a propriedade deste através do registo de DNS. Se escolher a segunda opção, terá acesso a um maior número de formas de validação, como “Tag de HTML” ou “Código de acompanhamento do Google Analytics”.

  3. Após verificação de propriedade, terá acesso ao painel do Google Search Console, onde poderá analisar o desempenho do site.

Note que, após verificação, o Google indexará as páginas do domínio gradualmente. Poderá acelerar o processo, ao enviar o sitemap para a plataforma.

Como funciona o Google Search Console?

Quando abre a página principal do Search Console, na coluna da esquerda, poderá encontrar diversas ferramentas e relatórios, que podem ser utilizados conforme as necessidades do utilizador.

Embora possa parecer a parte mais complicada deste artigo, simplificamos a linguagem, para que consiga compreender e apreender as funcionalidades disponíveis, de forma intuitiva:

  • Vista Geral - tem acesso a um resumo das métricas mais importantes, tais como, o desempenho da pesquisa, cobertura do índice, usabilidade em dispositivos móveis e erros encontrados na página. 

  • Desempenho - onde pode visualizar as métricas sobre os resultados das suas páginas, bem como as palavras-chave com melhor performance.

  • Inspeção de URL - serve para verificar informações de indexação e possíveis erros nos URL.

Índice

  • Cobertura - neste separador consegue identificar quantas e quais as páginas que aparecem nos resultados das pesquisas dos utilizadores. 

  • Sitemaps - espaço para submissão do sitemap do seu website, de forma a acelerar a indexação das páginas.

  • Remoções - ferramenta para bloquear os URL dos resultados da Pesquisa Google por cerca de seis meses. Para remoção permanente, deve bloquear a indexação das páginas ou removê-las do site.

Experiências

  • Experiência da Página - este relatório fornece um resumo da experiência global do utilizador no site.

  • Métricas essenciais da Web - serve para corrigir experiências negativas do utilizador no site, com base em dados de uso reais, como a velocidade do carregamento de página e a compatibilidade com dispositivos móveis.

Segurança e ações manuais

  • Ações manuais - o Google emite uma ação manual para um site, quando deteta que as suas páginas não estão em conformidade com as diretrizes de qualidade do Google. Este separador é de extrema importância, já que os problemas, aqui listados conferem uma classificação mais baixa às páginas do site, podendo levar à sua omissão nos resultados de pesquisa.

  • Problemas de segurança - relatório que indica se o seu site tem algum tipo de problema de segurança, como conteúdo inválido e de phishing, que induza o utilizador a revelar informações confidenciais, ou malware e software indesejado, numa tentativa de prejudicar os dispositivos utilizados.

Ferramentas e relatórios antigos

  • Segmentação internacional - quando tem várias versões de uma página para idiomas ou regiões diferentes, deve informar o Google, através do hreflang, para que este direcione os utilizadores para a versão correta, de acordo com o idioma ou a região. Este relatório serve para monitorizar os erros de hreflang ou para definir uma segmentação por país.

  • Mensagens - onde pode encontrar as notificações do Search Console a respeito da propriedade em questão. 

  • Webtools - concebido para identificar experiências de anúncios que violam as Better Ads Standards, um conjunto de experiências de anúncios identificados como extremamente incómodos para os utilizadores.

(À data de redação deste artigo, estes relatórios e ferramentas não estavam, ainda, disponíveis na nova interface do Google Search Console.)

Como é que o Google Search Console beneficia o seu negócio?

Tendo em conta todas as funcionalidades apresentadas, que analisam o tráfego do site, identificam erros de indexação, problemas de segurança e a experiência global do utilizador, entre muitas outras, podemos concluir que o Google Search Console é um forte aliado na melhoria das estratégias de SEO.

As informações valiosas, que esta plataforma entrega, contribuem para a implementação de boas práticas de otimização para motores de pesquisa. Com isso, os negócios estabelecem os seus domínios como relevantes e, consequentemente, aumentam a visibilidade e o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Dado que o Google procura sempre entregar a melhor experiência de utilização aos internautas, a utilização desta ferramenta serve como orientação para o desenvolvimento de páginas relevantes e de qualidade superior. 

A melhoria da usabilidade, relevância, arquitetura do conteúdo, entre outras táticas que satisfaçam as regras do Google, requerem um trabalho constante por parte das empresas. Portanto, acompanhe regularmente as informações que o Google Search Console disponibiliza e seja rápido a agir. Isso trar-lhe-á clareza sobre os esforços de marketing aplicados.

Posteriormente, adira ao InvoiceXpress e comece a emitir faturas sem perder tempo com a configuração inicial. Só precisa dos dados do cliente, dos itens a faturar e das condições de pagamento. Se o cliente já estiver registado no programa, o preenchimento é automático e mais célere. Imprima a sua marca em cada fatura, adicione uma mensagem personalizada de rodapé, e os seus dados bancários.

Poupe tempo nas burocracias financeiras e dedique-se a aprimorar as suas estratégias de SEO através das dicas do Google Search Console.


Magda Santos

Entusiasta do Marketing Digital e apaixonada pela escrita, por livros e viagens. A Magda espera um dia dar a volta ao mundo com a sua filha.

blog comments powered by Disqus




Fale connosco!

Somos uma equipa dedicada a responder a todas as suas questões de forma rápida e eficaz.

Acreditamos que o suporte é a nossa melhor funcionalidade.

Ponha-nos à prova!